Espa?o p?blico e sustentabilidade: uma avalia??o ambiental nas principais vias centrais asfaltadas no Munic?pio de Monteiro - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, SABRINA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1314
Resumo: Mudan?as importantes est?o sendo observadas no clima das urbes, onde as regi?es densamente constru?das apresentam eleva??es de temperatura em compara??o com seu entorno, fen?meno este cognominado como ilhas de calor urbanas. A cidade de Monteiro, na regi?o do cariri ocidental da Para?ba, apresenta alguns problemas decorrentes da urbaniza??o: uma ?rea que antes era coberta por paralelep?pedos e com v?rios canteiros centrais foi transformada em pavimento asf?ltico e um imenso canteiro central, com espa?os ociosos e sem arboriza??o. Portanto, busca-se resolver e entender quais s?o os principais problemas ocasionados ao espa?o urbano e aos pedestres, diante da implanta??o do pavimento asf?ltico, visto que o asfalto tem menor capacidade de absor??o de calor e impermeabiliza a superf?cie do solo. O objetivo geral ? realizar uma avalia??o ambiental nas principais avenidas centrais asfaltadas de Monteiro - PB, acerca da influ?ncia dos diferentes tipos de pavimentos em fun??o da temperatura. Nessa perspectiva, objetiva-se ainda, de forma mais espec?fica, mapear as principais vias, diagnosticando sua organiza??o e pavimenta??o urbana; e investigar as mudan?as provocadas pela pavimenta??o; medir a temperatura ambiente nas ruas de Monteiro; e analisar comparativamente os valores de temperaturas obtidos para promover t?cnicas e subterf?gios para amenizar a problem?tica estudada. A proposta, por sua natureza, ? classificada como pesquisa aplicada, quando a abordagem anal?tica do problema ? selecionada como um aspecto quantitativo-qualitativo e, quanto aos objetivos, ? considerada explorat?ria e descritiva. Para alcan?ar os objetivos do estudo foi realizada uma an?lise bibliogr?fica, documental e de pesquisa de campo. A pesquisa demonstra os pontos de ac?mulo de ?gua causados pela impermeabiliza??o do solo e a compara??o da temperatura em diferentes tipos de pavimenta??o, concluindo-se que a pavimenta??o asf?ltica n?o ? a melhor escolha para os espa?os p?blicos devido ?s altera??es de temperatura e gera??o de desconforto t?rmico aos pedestres que usam os ambientes para seu lazer e conviv?ncia. Os espa?os m?dios com maior temperatura referem-se a locais totalmente pavimentados e sem arboriza??o. Portanto, os resultados e discuss?es deste trabalho mostram a influ?ncia de como a cobertura do solo contribui para o clima local e a gera??o de ilhas de calor.
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