CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2624 |
Resumo: | A pandemia pelo novo coronav?rus causou grande impacto na vida cotidiana das pessoas, restringiu as idas e vindas da popula??o e mudou a maneira de se viver. Na ?rea da educa??o, foi necess?ria uma readapta??o, reinventando os modos de absorver as aulas e dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem de forma segura. Nesse cen?rio, ressalta-se que os profissionais da sa?de s?o de suma import?ncia para que os cuidados sanit?rios fossem cumpridos, sendo, ent?o, o objetivo deste trabalho apresentar uma interven??o pedag?gica, voltada para que para preparar os profissionais em forma??o no curso de t?cnico de enfermagem para que eles atuem, de maneira efetiva, auxiliando na manuten??o das medidas sanit?rias de seguran?a no contexto escolar. Para tanto, utiliza-se uma metodologia ativa de ensino, o Arco de Maguerez, a qual se dividir? em tr?s momentos: o primeiro momento, ser? norteado pelo Arco de Maguerez, cuja proposta ? trabalhar o ensino promovendo a aprendizagem a partir da realidade enfrentada pelos profissionais; no o segundo momento, diante do que foi vivenciado, haver? uma discuss?o mediada pelo professor a partir da observa??o dos profissionais; e, por fim, no terceiro momento, os discentes preparam a??es para intervir no espa?o observado. Nos tr?s momentos se faz necess?rio e importante a media??o do professor que acompanhar? todo o processo do plano de interven??o. Espera-se, com esse trabalho, contribuir no processo de qualifica??o dos profissionais t?cnicos de enfermagem a partir do desenvolvimento de a??es desempenhadas pelos mesmos. |
id |
IFPB_bb8e7e141d9479579617f282a80bdd8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2624 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA, GILV?NIA DIAS DE2022-12-14T18:20:44Z2022-12-14T18:20:44Z2022-06-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2624A pandemia pelo novo coronav?rus causou grande impacto na vida cotidiana das pessoas, restringiu as idas e vindas da popula??o e mudou a maneira de se viver. Na ?rea da educa??o, foi necess?ria uma readapta??o, reinventando os modos de absorver as aulas e dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem de forma segura. Nesse cen?rio, ressalta-se que os profissionais da sa?de s?o de suma import?ncia para que os cuidados sanit?rios fossem cumpridos, sendo, ent?o, o objetivo deste trabalho apresentar uma interven??o pedag?gica, voltada para que para preparar os profissionais em forma??o no curso de t?cnico de enfermagem para que eles atuem, de maneira efetiva, auxiliando na manuten??o das medidas sanit?rias de seguran?a no contexto escolar. Para tanto, utiliza-se uma metodologia ativa de ensino, o Arco de Maguerez, a qual se dividir? em tr?s momentos: o primeiro momento, ser? norteado pelo Arco de Maguerez, cuja proposta ? trabalhar o ensino promovendo a aprendizagem a partir da realidade enfrentada pelos profissionais; no o segundo momento, diante do que foi vivenciado, haver? uma discuss?o mediada pelo professor a partir da observa??o dos profissionais; e, por fim, no terceiro momento, os discentes preparam a??es para intervir no espa?o observado. Nos tr?s momentos se faz necess?rio e importante a media??o do professor que acompanhar? todo o processo do plano de interven??o. Espera-se, com esse trabalho, contribuir no processo de qualifica??o dos profissionais t?cnicos de enfermagem a partir do desenvolvimento de a??es desempenhadas pelos mesmos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-12-14T14:26:19Z No. of bitstreams: 2 RI Gilvania.pdf: 115491 bytes, checksum: bbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67 (MD5) TCC Gilvania.pdf: 377336 bytes, checksum: a35152234704d50c9b96b567e1afc231 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-12-14T18:20:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Gilvania.pdf: 115491 bytes, checksum: bbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67 (MD5) TCC Gilvania.pdf: 377336 bytes, checksum: a35152234704d50c9b96b567e1afc231 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-14T18:20:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Gilvania.pdf: 115491 bytes, checksum: bbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67 (MD5) TCC Gilvania.pdf: 377336 bytes, checksum: a35152234704d50c9b96b567e1afc231 (MD5) Previous issue date: 2022-06-14educa??o em sa?de; t?cnicos de enfermagem; escola; covid-19.CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografia de Especializa??oIFPBORIGINALTCC Gilvania.pdfTCC Gilvania.pdfapplication/pdf377336http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2624/2/TCC+Gilvania.pdfa35152234704d50c9b96b567e1afc231MD52RI Gilvania.pdfRI Gilvania.pdfapplication/pdf115491http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2624/1/RI+Gilvania.pdfbbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67MD51177683/26242023-04-18 13:40:57.488oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:40:57Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO |
title |
CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO |
spellingShingle |
CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO LIMA, GILV?NIA DIAS DE educa??o em sa?de; t?cnicos de enfermagem; escola; covid-19. |
title_short |
CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO |
title_full |
CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO |
title_fullStr |
CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO |
title_full_unstemmed |
CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO |
title_sort |
CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO |
author |
LIMA, GILV?NIA DIAS DE |
author_facet |
LIMA, GILV?NIA DIAS DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, GILV?NIA DIAS DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o em sa?de; t?cnicos de enfermagem; escola; covid-19. |
topic |
educa??o em sa?de; t?cnicos de enfermagem; escola; covid-19. |
description |
A pandemia pelo novo coronav?rus causou grande impacto na vida cotidiana das pessoas, restringiu as idas e vindas da popula??o e mudou a maneira de se viver. Na ?rea da educa??o, foi necess?ria uma readapta??o, reinventando os modos de absorver as aulas e dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem de forma segura. Nesse cen?rio, ressalta-se que os profissionais da sa?de s?o de suma import?ncia para que os cuidados sanit?rios fossem cumpridos, sendo, ent?o, o objetivo deste trabalho apresentar uma interven??o pedag?gica, voltada para que para preparar os profissionais em forma??o no curso de t?cnico de enfermagem para que eles atuem, de maneira efetiva, auxiliando na manuten??o das medidas sanit?rias de seguran?a no contexto escolar. Para tanto, utiliza-se uma metodologia ativa de ensino, o Arco de Maguerez, a qual se dividir? em tr?s momentos: o primeiro momento, ser? norteado pelo Arco de Maguerez, cuja proposta ? trabalhar o ensino promovendo a aprendizagem a partir da realidade enfrentada pelos profissionais; no o segundo momento, diante do que foi vivenciado, haver? uma discuss?o mediada pelo professor a partir da observa??o dos profissionais; e, por fim, no terceiro momento, os discentes preparam a??es para intervir no espa?o observado. Nos tr?s momentos se faz necess?rio e importante a media??o do professor que acompanhar? todo o processo do plano de interven??o. Espera-se, com esse trabalho, contribuir no processo de qualifica??o dos profissionais t?cnicos de enfermagem a partir do desenvolvimento de a??es desempenhadas pelos mesmos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-14T18:20:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-14T18:20:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2624 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2624/2/TCC+Gilvania.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2624/1/RI+Gilvania.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a35152234704d50c9b96b567e1afc231 bbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446388781056 |