CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, GILV?NIA DIAS DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2624
Resumo: A pandemia pelo novo coronav?rus causou grande impacto na vida cotidiana das pessoas, restringiu as idas e vindas da popula??o e mudou a maneira de se viver. Na ?rea da educa??o, foi necess?ria uma readapta??o, reinventando os modos de absorver as aulas e dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem de forma segura. Nesse cen?rio, ressalta-se que os profissionais da sa?de s?o de suma import?ncia para que os cuidados sanit?rios fossem cumpridos, sendo, ent?o, o objetivo deste trabalho apresentar uma interven??o pedag?gica, voltada para que para preparar os profissionais em forma??o no curso de t?cnico de enfermagem para que eles atuem, de maneira efetiva, auxiliando na manuten??o das medidas sanit?rias de seguran?a no contexto escolar. Para tanto, utiliza-se uma metodologia ativa de ensino, o Arco de Maguerez, a qual se dividir? em tr?s momentos: o primeiro momento, ser? norteado pelo Arco de Maguerez, cuja proposta ? trabalhar o ensino promovendo a aprendizagem a partir da realidade enfrentada pelos profissionais; no o segundo momento, diante do que foi vivenciado, haver? uma discuss?o mediada pelo professor a partir da observa??o dos profissionais; e, por fim, no terceiro momento, os discentes preparam a??es para intervir no espa?o observado. Nos tr?s momentos se faz necess?rio e importante a media??o do professor que acompanhar? todo o processo do plano de interven??o. Espera-se, com esse trabalho, contribuir no processo de qualifica??o dos profissionais t?cnicos de enfermagem a partir do desenvolvimento de a??es desempenhadas pelos mesmos.
id IFPB_bb8e7e141d9479579617f282a80bdd8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2624
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling LIMA, GILV?NIA DIAS DE2022-12-14T18:20:44Z2022-12-14T18:20:44Z2022-06-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2624A pandemia pelo novo coronav?rus causou grande impacto na vida cotidiana das pessoas, restringiu as idas e vindas da popula??o e mudou a maneira de se viver. Na ?rea da educa??o, foi necess?ria uma readapta??o, reinventando os modos de absorver as aulas e dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem de forma segura. Nesse cen?rio, ressalta-se que os profissionais da sa?de s?o de suma import?ncia para que os cuidados sanit?rios fossem cumpridos, sendo, ent?o, o objetivo deste trabalho apresentar uma interven??o pedag?gica, voltada para que para preparar os profissionais em forma??o no curso de t?cnico de enfermagem para que eles atuem, de maneira efetiva, auxiliando na manuten??o das medidas sanit?rias de seguran?a no contexto escolar. Para tanto, utiliza-se uma metodologia ativa de ensino, o Arco de Maguerez, a qual se dividir? em tr?s momentos: o primeiro momento, ser? norteado pelo Arco de Maguerez, cuja proposta ? trabalhar o ensino promovendo a aprendizagem a partir da realidade enfrentada pelos profissionais; no o segundo momento, diante do que foi vivenciado, haver? uma discuss?o mediada pelo professor a partir da observa??o dos profissionais; e, por fim, no terceiro momento, os discentes preparam a??es para intervir no espa?o observado. Nos tr?s momentos se faz necess?rio e importante a media??o do professor que acompanhar? todo o processo do plano de interven??o. Espera-se, com esse trabalho, contribuir no processo de qualifica??o dos profissionais t?cnicos de enfermagem a partir do desenvolvimento de a??es desempenhadas pelos mesmos.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-12-14T14:26:19Z No. of bitstreams: 2 RI Gilvania.pdf: 115491 bytes, checksum: bbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67 (MD5) TCC Gilvania.pdf: 377336 bytes, checksum: a35152234704d50c9b96b567e1afc231 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-12-14T18:20:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Gilvania.pdf: 115491 bytes, checksum: bbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67 (MD5) TCC Gilvania.pdf: 377336 bytes, checksum: a35152234704d50c9b96b567e1afc231 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-14T18:20:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Gilvania.pdf: 115491 bytes, checksum: bbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67 (MD5) TCC Gilvania.pdf: 377336 bytes, checksum: a35152234704d50c9b96b567e1afc231 (MD5) Previous issue date: 2022-06-14educa??o em sa?de; t?cnicos de enfermagem; escola; covid-19.CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografia de Especializa??oIFPBORIGINALTCC Gilvania.pdfTCC Gilvania.pdfapplication/pdf377336http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2624/2/TCC+Gilvania.pdfa35152234704d50c9b96b567e1afc231MD52RI Gilvania.pdfRI Gilvania.pdfapplication/pdf115491http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2624/1/RI+Gilvania.pdfbbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67MD51177683/26242023-04-18 13:40:57.488oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:40:57Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
title CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
spellingShingle CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
LIMA, GILV?NIA DIAS DE
educa??o em sa?de; t?cnicos de enfermagem; escola; covid-19.
title_short CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
title_full CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
title_fullStr CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
title_full_unstemmed CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
title_sort CAPACITA??O DOS T?CNICOS DE ENFERMAGEM EM EDUCA??O EM SA?DE PARA ATUA??O NO ESPA?O ESCOLAR NO CONTEXTO PAND?MICO
author LIMA, GILV?NIA DIAS DE
author_facet LIMA, GILV?NIA DIAS DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, GILV?NIA DIAS DE
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o em sa?de; t?cnicos de enfermagem; escola; covid-19.
topic educa??o em sa?de; t?cnicos de enfermagem; escola; covid-19.
description A pandemia pelo novo coronav?rus causou grande impacto na vida cotidiana das pessoas, restringiu as idas e vindas da popula??o e mudou a maneira de se viver. Na ?rea da educa??o, foi necess?ria uma readapta??o, reinventando os modos de absorver as aulas e dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem de forma segura. Nesse cen?rio, ressalta-se que os profissionais da sa?de s?o de suma import?ncia para que os cuidados sanit?rios fossem cumpridos, sendo, ent?o, o objetivo deste trabalho apresentar uma interven??o pedag?gica, voltada para que para preparar os profissionais em forma??o no curso de t?cnico de enfermagem para que eles atuem, de maneira efetiva, auxiliando na manuten??o das medidas sanit?rias de seguran?a no contexto escolar. Para tanto, utiliza-se uma metodologia ativa de ensino, o Arco de Maguerez, a qual se dividir? em tr?s momentos: o primeiro momento, ser? norteado pelo Arco de Maguerez, cuja proposta ? trabalhar o ensino promovendo a aprendizagem a partir da realidade enfrentada pelos profissionais; no o segundo momento, diante do que foi vivenciado, haver? uma discuss?o mediada pelo professor a partir da observa??o dos profissionais; e, por fim, no terceiro momento, os discentes preparam a??es para intervir no espa?o observado. Nos tr?s momentos se faz necess?rio e importante a media??o do professor que acompanhar? todo o processo do plano de interven??o. Espera-se, com esse trabalho, contribuir no processo de qualifica??o dos profissionais t?cnicos de enfermagem a partir do desenvolvimento de a??es desempenhadas pelos mesmos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T18:20:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T18:20:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2624
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2624/2/TCC+Gilvania.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2624/1/RI+Gilvania.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a35152234704d50c9b96b567e1afc231
bbd5ca474fc519cc9960ddbb81667f67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446388781056