AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/497 |
Resumo: | As grandes economias do pa?s surgiram logo ap?s a segunda guerra mundial com o avan?o das ind?strias, essas mudan?as contribu?ram para o desenvolvimento do setor terci?rio no Brasil. Dessa forma as empresas est?o buscando o diferencial competitivo para se destacar no mercado, esse crescimento est? diretamente ligado com a qualidade do servi?o, hoje as organiza??es necessitam n?o s? suprir as necessidades dos clientes, mas supera-las. Mediante a isso surge tamb?m o curso de Administra??o, que iniciou durante o governo de Get?lio Vargas e se expandiu pelo processo de ind?stria no qual passava o pa?s na ?poca, hoje o curso de Administra??o ? um dos mais procurados, e ? crescente o n?mero de Institui??es que oferecem o curso superior no Brasil. Dessa maneira, o presente estudo se d? pela an?lise da qualidade de ensino do Curso de Bacharelado em Administra??o do IFPB, com objetivo de verificar como se d? a qualidade do ensino para que assim se tenha discentes capacitados e competentes para atuar no mercado. O presente estudo se d? como pesquisa descritiva, ? classificada como pesquisa quantitativa e tamb?m estudo de caso, al?m disso, ? formado por question?rio aplicado, com perguntas fechadas, com aux?lio da escala LIKERT e tem como principal Instrumento o SERVQUAL que est? relacionado com cinco dimens?es, que mede a qualidade no servi?o, atrav?s da compara??o entre a percep??o e expectativas dos discentes do Curso Superior em Administra??o de uma Institui??o P?blica. Conclui-se que a expectativa obtida ? maior que a percep??o, n?o havendo um n?vel aceit?vel de satisfa??o e que o Curso Superior Bacharelado em Administra??o necessita de melhorias para alcan?ar o n?vel de qualidade satisfat?rio. |
id |
IFPB_bec0a2738d65dd026c3c2286a51154c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/497 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Thaise de Lima2018-12-03T16:47:18Z2018-12-03T16:47:18Z2018-06-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/497As grandes economias do pa?s surgiram logo ap?s a segunda guerra mundial com o avan?o das ind?strias, essas mudan?as contribu?ram para o desenvolvimento do setor terci?rio no Brasil. Dessa forma as empresas est?o buscando o diferencial competitivo para se destacar no mercado, esse crescimento est? diretamente ligado com a qualidade do servi?o, hoje as organiza??es necessitam n?o s? suprir as necessidades dos clientes, mas supera-las. Mediante a isso surge tamb?m o curso de Administra??o, que iniciou durante o governo de Get?lio Vargas e se expandiu pelo processo de ind?stria no qual passava o pa?s na ?poca, hoje o curso de Administra??o ? um dos mais procurados, e ? crescente o n?mero de Institui??es que oferecem o curso superior no Brasil. Dessa maneira, o presente estudo se d? pela an?lise da qualidade de ensino do Curso de Bacharelado em Administra??o do IFPB, com objetivo de verificar como se d? a qualidade do ensino para que assim se tenha discentes capacitados e competentes para atuar no mercado. O presente estudo se d? como pesquisa descritiva, ? classificada como pesquisa quantitativa e tamb?m estudo de caso, al?m disso, ? formado por question?rio aplicado, com perguntas fechadas, com aux?lio da escala LIKERT e tem como principal Instrumento o SERVQUAL que est? relacionado com cinco dimens?es, que mede a qualidade no servi?o, atrav?s da compara??o entre a percep??o e expectativas dos discentes do Curso Superior em Administra??o de uma Institui??o P?blica. Conclui-se que a expectativa obtida ? maior que a percep??o, n?o havendo um n?vel aceit?vel de satisfa??o e que o Curso Superior Bacharelado em Administra??o necessita de melhorias para alcan?ar o n?vel de qualidade satisfat?rio.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2018-12-03T16:39:52Z No. of bitstreams: 1 TCC - Thaise de Lima Silva.pdf: 1367744 bytes, checksum: 50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2018-12-03T16:47:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Thaise de Lima Silva.pdf: 1367744 bytes, checksum: 50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-03T16:47:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Thaise de Lima Silva.pdf: 1367744 bytes, checksum: 50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017 (MD5) Previous issue date: 2018-06-29Qualidade em servi?osAn?lise da qualidadeQualidade no ensinoAN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Bacharelado em Administra??oIFPBORIGINALTCC - Thaise de Lima Silva.pdfTCC - Thaise de Lima Silva.pdfapplication/pdf1367744http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/497/1/TCC+-+Thaise+de+Lima+Silva.pdf50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017MD51177683/4972019-05-14 07:53:10.632oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2019-05-14T10:53:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES |
title |
AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES |
spellingShingle |
AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES Silva, Thaise de Lima Qualidade em servi?os An?lise da qualidade Qualidade no ensino |
title_short |
AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES |
title_full |
AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES |
title_fullStr |
AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES |
title_full_unstemmed |
AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES |
title_sort |
AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES |
author |
Silva, Thaise de Lima |
author_facet |
Silva, Thaise de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thaise de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade em servi?os An?lise da qualidade Qualidade no ensino |
topic |
Qualidade em servi?os An?lise da qualidade Qualidade no ensino |
description |
As grandes economias do pa?s surgiram logo ap?s a segunda guerra mundial com o avan?o das ind?strias, essas mudan?as contribu?ram para o desenvolvimento do setor terci?rio no Brasil. Dessa forma as empresas est?o buscando o diferencial competitivo para se destacar no mercado, esse crescimento est? diretamente ligado com a qualidade do servi?o, hoje as organiza??es necessitam n?o s? suprir as necessidades dos clientes, mas supera-las. Mediante a isso surge tamb?m o curso de Administra??o, que iniciou durante o governo de Get?lio Vargas e se expandiu pelo processo de ind?stria no qual passava o pa?s na ?poca, hoje o curso de Administra??o ? um dos mais procurados, e ? crescente o n?mero de Institui??es que oferecem o curso superior no Brasil. Dessa maneira, o presente estudo se d? pela an?lise da qualidade de ensino do Curso de Bacharelado em Administra??o do IFPB, com objetivo de verificar como se d? a qualidade do ensino para que assim se tenha discentes capacitados e competentes para atuar no mercado. O presente estudo se d? como pesquisa descritiva, ? classificada como pesquisa quantitativa e tamb?m estudo de caso, al?m disso, ? formado por question?rio aplicado, com perguntas fechadas, com aux?lio da escala LIKERT e tem como principal Instrumento o SERVQUAL que est? relacionado com cinco dimens?es, que mede a qualidade no servi?o, atrav?s da compara??o entre a percep??o e expectativas dos discentes do Curso Superior em Administra??o de uma Institui??o P?blica. Conclui-se que a expectativa obtida ? maior que a percep??o, n?o havendo um n?vel aceit?vel de satisfa??o e que o Curso Superior Bacharelado em Administra??o necessita de melhorias para alcan?ar o n?vel de qualidade satisfat?rio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-03T16:47:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-03T16:47:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/497 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/497/1/TCC+-+Thaise+de+Lima+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660431117320192 |