AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaise de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/497
Resumo: As grandes economias do pa?s surgiram logo ap?s a segunda guerra mundial com o avan?o das ind?strias, essas mudan?as contribu?ram para o desenvolvimento do setor terci?rio no Brasil. Dessa forma as empresas est?o buscando o diferencial competitivo para se destacar no mercado, esse crescimento est? diretamente ligado com a qualidade do servi?o, hoje as organiza??es necessitam n?o s? suprir as necessidades dos clientes, mas supera-las. Mediante a isso surge tamb?m o curso de Administra??o, que iniciou durante o governo de Get?lio Vargas e se expandiu pelo processo de ind?stria no qual passava o pa?s na ?poca, hoje o curso de Administra??o ? um dos mais procurados, e ? crescente o n?mero de Institui??es que oferecem o curso superior no Brasil. Dessa maneira, o presente estudo se d? pela an?lise da qualidade de ensino do Curso de Bacharelado em Administra??o do IFPB, com objetivo de verificar como se d? a qualidade do ensino para que assim se tenha discentes capacitados e competentes para atuar no mercado. O presente estudo se d? como pesquisa descritiva, ? classificada como pesquisa quantitativa e tamb?m estudo de caso, al?m disso, ? formado por question?rio aplicado, com perguntas fechadas, com aux?lio da escala LIKERT e tem como principal Instrumento o SERVQUAL que est? relacionado com cinco dimens?es, que mede a qualidade no servi?o, atrav?s da compara??o entre a percep??o e expectativas dos discentes do Curso Superior em Administra??o de uma Institui??o P?blica. Conclui-se que a expectativa obtida ? maior que a percep??o, n?o havendo um n?vel aceit?vel de satisfa??o e que o Curso Superior Bacharelado em Administra??o necessita de melhorias para alcan?ar o n?vel de qualidade satisfat?rio.
id IFPB_bec0a2738d65dd026c3c2286a51154c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/497
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Thaise de Lima2018-12-03T16:47:18Z2018-12-03T16:47:18Z2018-06-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/497As grandes economias do pa?s surgiram logo ap?s a segunda guerra mundial com o avan?o das ind?strias, essas mudan?as contribu?ram para o desenvolvimento do setor terci?rio no Brasil. Dessa forma as empresas est?o buscando o diferencial competitivo para se destacar no mercado, esse crescimento est? diretamente ligado com a qualidade do servi?o, hoje as organiza??es necessitam n?o s? suprir as necessidades dos clientes, mas supera-las. Mediante a isso surge tamb?m o curso de Administra??o, que iniciou durante o governo de Get?lio Vargas e se expandiu pelo processo de ind?stria no qual passava o pa?s na ?poca, hoje o curso de Administra??o ? um dos mais procurados, e ? crescente o n?mero de Institui??es que oferecem o curso superior no Brasil. Dessa maneira, o presente estudo se d? pela an?lise da qualidade de ensino do Curso de Bacharelado em Administra??o do IFPB, com objetivo de verificar como se d? a qualidade do ensino para que assim se tenha discentes capacitados e competentes para atuar no mercado. O presente estudo se d? como pesquisa descritiva, ? classificada como pesquisa quantitativa e tamb?m estudo de caso, al?m disso, ? formado por question?rio aplicado, com perguntas fechadas, com aux?lio da escala LIKERT e tem como principal Instrumento o SERVQUAL que est? relacionado com cinco dimens?es, que mede a qualidade no servi?o, atrav?s da compara??o entre a percep??o e expectativas dos discentes do Curso Superior em Administra??o de uma Institui??o P?blica. Conclui-se que a expectativa obtida ? maior que a percep??o, n?o havendo um n?vel aceit?vel de satisfa??o e que o Curso Superior Bacharelado em Administra??o necessita de melhorias para alcan?ar o n?vel de qualidade satisfat?rio.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2018-12-03T16:39:52Z No. of bitstreams: 1 TCC - Thaise de Lima Silva.pdf: 1367744 bytes, checksum: 50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2018-12-03T16:47:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Thaise de Lima Silva.pdf: 1367744 bytes, checksum: 50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-03T16:47:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Thaise de Lima Silva.pdf: 1367744 bytes, checksum: 50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017 (MD5) Previous issue date: 2018-06-29Qualidade em servi?osAn?lise da qualidadeQualidade no ensinoAN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Bacharelado em Administra??oIFPBORIGINALTCC - Thaise de Lima Silva.pdfTCC - Thaise de Lima Silva.pdfapplication/pdf1367744http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/497/1/TCC+-+Thaise+de+Lima+Silva.pdf50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017MD51177683/4972019-05-14 07:53:10.632oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2019-05-14T10:53:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
title AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
spellingShingle AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
Silva, Thaise de Lima
Qualidade em servi?os
An?lise da qualidade
Qualidade no ensino
title_short AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
title_full AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
title_fullStr AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
title_full_unstemmed AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
title_sort AN?LISE DA QUALIDADE NO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRA??O DO IFPB SEGUNDO SEUS DISCENTES
author Silva, Thaise de Lima
author_facet Silva, Thaise de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaise de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade em servi?os
An?lise da qualidade
Qualidade no ensino
topic Qualidade em servi?os
An?lise da qualidade
Qualidade no ensino
description As grandes economias do pa?s surgiram logo ap?s a segunda guerra mundial com o avan?o das ind?strias, essas mudan?as contribu?ram para o desenvolvimento do setor terci?rio no Brasil. Dessa forma as empresas est?o buscando o diferencial competitivo para se destacar no mercado, esse crescimento est? diretamente ligado com a qualidade do servi?o, hoje as organiza??es necessitam n?o s? suprir as necessidades dos clientes, mas supera-las. Mediante a isso surge tamb?m o curso de Administra??o, que iniciou durante o governo de Get?lio Vargas e se expandiu pelo processo de ind?stria no qual passava o pa?s na ?poca, hoje o curso de Administra??o ? um dos mais procurados, e ? crescente o n?mero de Institui??es que oferecem o curso superior no Brasil. Dessa maneira, o presente estudo se d? pela an?lise da qualidade de ensino do Curso de Bacharelado em Administra??o do IFPB, com objetivo de verificar como se d? a qualidade do ensino para que assim se tenha discentes capacitados e competentes para atuar no mercado. O presente estudo se d? como pesquisa descritiva, ? classificada como pesquisa quantitativa e tamb?m estudo de caso, al?m disso, ? formado por question?rio aplicado, com perguntas fechadas, com aux?lio da escala LIKERT e tem como principal Instrumento o SERVQUAL que est? relacionado com cinco dimens?es, que mede a qualidade no servi?o, atrav?s da compara??o entre a percep??o e expectativas dos discentes do Curso Superior em Administra??o de uma Institui??o P?blica. Conclui-se que a expectativa obtida ? maior que a percep??o, n?o havendo um n?vel aceit?vel de satisfa??o e que o Curso Superior Bacharelado em Administra??o necessita de melhorias para alcan?ar o n?vel de qualidade satisfat?rio.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-03T16:47:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-03T16:47:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/497
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/497/1/TCC+-+Thaise+de+Lima+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50b69afa0d523d1d5cbb875661edc017
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660431117320192