VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2580 |
Resumo: | A regi?o semi?rida do Brasil h? d?cadas tem sido tratada como uma regi?o sin?nimo de pobreza, mis?ria, baixos ?ndices de desenvolvimento econ?mico, social e educacional, sem falar das quest?es da seca, que normalmente ? apontada como a grande vil? dos demais problemas. Um dos caminhos poss?veis para identificar a??es emancipadoras destinadas ?s regi?es semi?ridas e aos seus sujeitos seria construir uma nova concep??o educativa, pautada na emancipa??o e na autonomia, como o uso de Tecnologias Sociais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar tecnologias digitais para melhorar o acesso aos conte?dos acad?micos e fomentar a interatividade e o alcance de Tecnologias Sociais para o Semi?rido. A tecnologia digital proposta utiliza Realidade Aumentada por meio de um aplicativo mobile para proporcionar a dissemina??o e aplica??o dessas tecnologias sociais explorando os conte?dos acad?micos, a constru??o das tecnologias e seu uso. O percurso metodol?gico foi ancorado na Pesquisa Etnogr?fica R?pida para a coleta de dados, codifica??o, modelagem e desenvolvimento da tecnologia proposta. Por meio de uma oficina ofertada para estudantes do ensino m?dio do Cariri paraibano, avaliou-se a tecnologia desenvolvida por meio do modelo Technology Acceptance Model (TAM) considerando os crit?rios utilidade, facilidade de uso percebida e inten??o de uso futuro. A avalia??o realizada atrav?s do TAM foi positiva, alcan?ado um ?ndice de 98% de satisfa??o na utilidade da ferramenta e de inten??es de uso futuro apresentadas pelos estudantes. Tamb?m demonstrou que o uso de Realidade Aumentada se mostrou uma tecnologia com grande potencial de atrair a aten??o de jovens, complementando o ensino, apoiando mat?rias e consequentemente melhorando a educa??o. |
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Tamb?m demonstrou que o uso de Realidade Aumentada se mostrou uma tecnologia com grande potencial de atrair a aten??o de jovens, complementando o ensino, apoiando mat?rias e consequentemente melhorando a educa??o.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-11-04T18:53:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdf: 3009031 bytes, checksum: ad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0 (MD5)Rejected by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br), reason: Prezado(a) Faltou incluir o arquivo com o termo de autoriza??o de postagem no RI, assinado pelo aluno. Att. Josinete N?brega Bibliotec?ria on 2022-11-07T13:12:50Z (GMT)Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-11-07T13:35:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdf: 3009031 bytes, checksum: ad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 237490 bytes, checksum: d95734db41dd8884f3e78f72c3be78fc (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-11-07T16:44:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdf: 3009031 bytes, checksum: ad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 237490 bytes, checksum: d95734db41dd8884f3e78f72c3be78fc (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-07T16:44:31Z (GMT). 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