VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alysson Messias da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2580
Resumo: A regi?o semi?rida do Brasil h? d?cadas tem sido tratada como uma regi?o sin?nimo de pobreza, mis?ria, baixos ?ndices de desenvolvimento econ?mico, social e educacional, sem falar das quest?es da seca, que normalmente ? apontada como a grande vil? dos demais problemas. Um dos caminhos poss?veis para identificar a??es emancipadoras destinadas ?s regi?es semi?ridas e aos seus sujeitos seria construir uma nova concep??o educativa, pautada na emancipa??o e na autonomia, como o uso de Tecnologias Sociais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar tecnologias digitais para melhorar o acesso aos conte?dos acad?micos e fomentar a interatividade e o alcance de Tecnologias Sociais para o Semi?rido. A tecnologia digital proposta utiliza Realidade Aumentada por meio de um aplicativo mobile para proporcionar a dissemina??o e aplica??o dessas tecnologias sociais explorando os conte?dos acad?micos, a constru??o das tecnologias e seu uso. O percurso metodol?gico foi ancorado na Pesquisa Etnogr?fica R?pida para a coleta de dados, codifica??o, modelagem e desenvolvimento da tecnologia proposta. Por meio de uma oficina ofertada para estudantes do ensino m?dio do Cariri paraibano, avaliou-se a tecnologia desenvolvida por meio do modelo Technology Acceptance Model (TAM) considerando os crit?rios utilidade, facilidade de uso percebida e inten??o de uso futuro. A avalia??o realizada atrav?s do TAM foi positiva, alcan?ado um ?ndice de 98% de satisfa??o na utilidade da ferramenta e de inten??es de uso futuro apresentadas pelos estudantes. Tamb?m demonstrou que o uso de Realidade Aumentada se mostrou uma tecnologia com grande potencial de atrair a aten??o de jovens, complementando o ensino, apoiando mat?rias e consequentemente melhorando a educa??o.
id IFPB_c16f65b1d09d3b899baece0227d591cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2580
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, Alysson Messias da2022-11-07T16:44:31Z2022-11-07T16:44:31Z2022-10-21004:37.018.43(043)http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2580A regi?o semi?rida do Brasil h? d?cadas tem sido tratada como uma regi?o sin?nimo de pobreza, mis?ria, baixos ?ndices de desenvolvimento econ?mico, social e educacional, sem falar das quest?es da seca, que normalmente ? apontada como a grande vil? dos demais problemas. Um dos caminhos poss?veis para identificar a??es emancipadoras destinadas ?s regi?es semi?ridas e aos seus sujeitos seria construir uma nova concep??o educativa, pautada na emancipa??o e na autonomia, como o uso de Tecnologias Sociais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar tecnologias digitais para melhorar o acesso aos conte?dos acad?micos e fomentar a interatividade e o alcance de Tecnologias Sociais para o Semi?rido. A tecnologia digital proposta utiliza Realidade Aumentada por meio de um aplicativo mobile para proporcionar a dissemina??o e aplica??o dessas tecnologias sociais explorando os conte?dos acad?micos, a constru??o das tecnologias e seu uso. O percurso metodol?gico foi ancorado na Pesquisa Etnogr?fica R?pida para a coleta de dados, codifica??o, modelagem e desenvolvimento da tecnologia proposta. Por meio de uma oficina ofertada para estudantes do ensino m?dio do Cariri paraibano, avaliou-se a tecnologia desenvolvida por meio do modelo Technology Acceptance Model (TAM) considerando os crit?rios utilidade, facilidade de uso percebida e inten??o de uso futuro. A avalia??o realizada atrav?s do TAM foi positiva, alcan?ado um ?ndice de 98% de satisfa??o na utilidade da ferramenta e de inten??es de uso futuro apresentadas pelos estudantes. Tamb?m demonstrou que o uso de Realidade Aumentada se mostrou uma tecnologia com grande potencial de atrair a aten??o de jovens, complementando o ensino, apoiando mat?rias e consequentemente melhorando a educa??o.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-11-04T18:53:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdf: 3009031 bytes, checksum: ad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0 (MD5)Rejected by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br), reason: Prezado(a) Faltou incluir o arquivo com o termo de autoriza??o de postagem no RI, assinado pelo aluno. Att. Josinete N?brega Bibliotec?ria on 2022-11-07T13:12:50Z (GMT)Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2022-11-07T13:35:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdf: 3009031 bytes, checksum: ad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 237490 bytes, checksum: d95734db41dd8884f3e78f72c3be78fc (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-11-07T16:44:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdf: 3009031 bytes, checksum: ad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 237490 bytes, checksum: d95734db41dd8884f3e78f72c3be78fc (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-07T16:44:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdf: 3009031 bytes, checksum: ad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 237490 bytes, checksum: d95734db41dd8884f3e78f72c3be78fc (MD5) Previous issue date: 2022-10-21Realidade AumentadaTecnologias SociaisTecnologias DigitaisSemi?ridoAprendizagem AtivaVISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?ridoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?ba - PPGTIORIGINALDissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdfDissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdfDisserta??o de mestrado.application/pdf3009031http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2580/1/Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdfad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0MD51termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdftermo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdfapplication/pdf237490http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2580/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdfd95734db41dd8884f3e78f72c3be78fcMD52177683/25802022-11-07 13:44:31.99oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2580Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-11-07T16:44:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
title VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
spellingShingle VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
SILVA, Alysson Messias da
Realidade Aumentada
Tecnologias Sociais
Tecnologias Digitais
Semi?rido
Aprendizagem Ativa
title_short VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
title_full VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
title_fullStr VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
title_full_unstemmed VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
title_sort VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Conviv?ncia com o Semi?rido
author SILVA, Alysson Messias da
author_facet SILVA, Alysson Messias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Alysson Messias da
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Aumentada
Tecnologias Sociais
Tecnologias Digitais
Semi?rido
Aprendizagem Ativa
topic Realidade Aumentada
Tecnologias Sociais
Tecnologias Digitais
Semi?rido
Aprendizagem Ativa
description A regi?o semi?rida do Brasil h? d?cadas tem sido tratada como uma regi?o sin?nimo de pobreza, mis?ria, baixos ?ndices de desenvolvimento econ?mico, social e educacional, sem falar das quest?es da seca, que normalmente ? apontada como a grande vil? dos demais problemas. Um dos caminhos poss?veis para identificar a??es emancipadoras destinadas ?s regi?es semi?ridas e aos seus sujeitos seria construir uma nova concep??o educativa, pautada na emancipa??o e na autonomia, como o uso de Tecnologias Sociais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar tecnologias digitais para melhorar o acesso aos conte?dos acad?micos e fomentar a interatividade e o alcance de Tecnologias Sociais para o Semi?rido. A tecnologia digital proposta utiliza Realidade Aumentada por meio de um aplicativo mobile para proporcionar a dissemina??o e aplica??o dessas tecnologias sociais explorando os conte?dos acad?micos, a constru??o das tecnologias e seu uso. O percurso metodol?gico foi ancorado na Pesquisa Etnogr?fica R?pida para a coleta de dados, codifica??o, modelagem e desenvolvimento da tecnologia proposta. Por meio de uma oficina ofertada para estudantes do ensino m?dio do Cariri paraibano, avaliou-se a tecnologia desenvolvida por meio do modelo Technology Acceptance Model (TAM) considerando os crit?rios utilidade, facilidade de uso percebida e inten??o de uso futuro. A avalia??o realizada atrav?s do TAM foi positiva, alcan?ado um ?ndice de 98% de satisfa??o na utilidade da ferramenta e de inten??es de uso futuro apresentadas pelos estudantes. Tamb?m demonstrou que o uso de Realidade Aumentada se mostrou uma tecnologia com grande potencial de atrair a aten??o de jovens, complementando o ensino, apoiando mat?rias e consequentemente melhorando a educa??o.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-07T16:44:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-07T16:44:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2580
dc.identifier.govdoc.none.fl_str_mv 004:37.018.43(043)
identifier_str_mv 004:37.018.43(043)
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2580/1/Dissertacao_de_Alysson_Outubro_2022_-_Final_assinado-banca-gov-br-ficha-catalografica_assinado.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2580/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad3053e9b8c80dd8d9b8ffedae967ce0
d95734db41dd8884f3e78f72c3be78fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446296506368