Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2950 |
Resumo: | Na modernidade, o indiv?duo tem se habituado a fazer uso da ci?ncia e da tecnologia, de tal forma, que estas j? est?o inseridas de forma intr?nseca na sociedade. Um dos principais intuitos da ci?ncia ? buscar propostas inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Diante disto, surgem os estudos em escala nanom?trica, em outras palavras, a Nanoci?ncia e Nanotecnologia (N&N), que t?m como intuito desenvolver materiais com propriedades melhoradas ou totalmente novas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e aplicar uma sequ?ncia did?tica da tem?tica N&N, atrav?s de uma abordagem com enfoque na vertente Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS), na disciplina Qu?mica, por meio de aulas expositivas e experimentais, para os alunos do Ensino M?dio Integrado do IFPB Campus Jo?o Pessoa. A metodologia desta pesquisa baseou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante. A pesquisa foi desenvolvida por interm?dio do Curso de Qu?mica Experimental do Ensino M?dio (CQEEM) ofertado pelo Programa de Educa??o Tutorial (PET) Qu?mica e foi dividida em cinco encontros, em que se aplicou, a princ?pio, um Question?rio de Sondagem (QS), posteriormente, foram ministradas aulas expositivas contextualizadas e realizada a experimenta??o. Atrav?s dos dados coletados no decorrer da pr?xis, e mediante a interpreta??o da produ??o textual feita pelos discentes, foi percebido que a abordagem CTS na tem?tica supramencionada, gerou resultados positivos, tornando o processo de ensino e aprendizagem instigante e significativo para o aluno, estimulando e despertando sua cidadania e seu senso cr?tico. |
id |
IFPB_d6c11a4ced3b159d1ef9cec15fc1ad9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2950 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
FRANCELINO, Isabele da Silva2023-05-31T19:08:32Z2023-05-31T19:08:32Z2018-11-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2950Na modernidade, o indiv?duo tem se habituado a fazer uso da ci?ncia e da tecnologia, de tal forma, que estas j? est?o inseridas de forma intr?nseca na sociedade. Um dos principais intuitos da ci?ncia ? buscar propostas inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Diante disto, surgem os estudos em escala nanom?trica, em outras palavras, a Nanoci?ncia e Nanotecnologia (N&N), que t?m como intuito desenvolver materiais com propriedades melhoradas ou totalmente novas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e aplicar uma sequ?ncia did?tica da tem?tica N&N, atrav?s de uma abordagem com enfoque na vertente Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS), na disciplina Qu?mica, por meio de aulas expositivas e experimentais, para os alunos do Ensino M?dio Integrado do IFPB Campus Jo?o Pessoa. A metodologia desta pesquisa baseou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante. A pesquisa foi desenvolvida por interm?dio do Curso de Qu?mica Experimental do Ensino M?dio (CQEEM) ofertado pelo Programa de Educa??o Tutorial (PET) Qu?mica e foi dividida em cinco encontros, em que se aplicou, a princ?pio, um Question?rio de Sondagem (QS), posteriormente, foram ministradas aulas expositivas contextualizadas e realizada a experimenta??o. Atrav?s dos dados coletados no decorrer da pr?xis, e mediante a interpreta??o da produ??o textual feita pelos discentes, foi percebido que a abordagem CTS na tem?tica supramencionada, gerou resultados positivos, tornando o processo de ensino e aprendizagem instigante e significativo para o aluno, estimulando e despertando sua cidadania e seu senso cr?tico.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-05-31T19:08:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_CD_PDF.pdf: 1072877 bytes, checksum: ebe028d4c5cee99470964a4fe9318005 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T19:08:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_CD_PDF.pdf: 1072877 bytes, checksum: ebe028d4c5cee99470964a4fe9318005 (MD5) Previous issue date: 2018-11-01Ensino de qu?micaNanoci?ncia ? nanotecNanopart?culas magn?ticasQu?mica experimentalNanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC_CD_PDF.pdfTCC_CD_PDF.pdfapplication/pdf1072877http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2950/1/TCC_CD_PDF.pdfebe028d4c5cee99470964a4fe9318005MD51177683/29502023-05-31 16:08:32.687oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-31T19:08:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica |
title |
Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica |
spellingShingle |
Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica FRANCELINO, Isabele da Silva Ensino de qu?mica Nanoci?ncia ? nanotec Nanopart?culas magn?ticas Qu?mica experimental |
title_short |
Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica |
title_full |
Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica |
title_fullStr |
Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica |
title_full_unstemmed |
Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica |
title_sort |
Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica |
author |
FRANCELINO, Isabele da Silva |
author_facet |
FRANCELINO, Isabele da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANCELINO, Isabele da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de qu?mica Nanoci?ncia ? nanotec Nanopart?culas magn?ticas Qu?mica experimental |
topic |
Ensino de qu?mica Nanoci?ncia ? nanotec Nanopart?culas magn?ticas Qu?mica experimental |
description |
Na modernidade, o indiv?duo tem se habituado a fazer uso da ci?ncia e da tecnologia, de tal forma, que estas j? est?o inseridas de forma intr?nseca na sociedade. Um dos principais intuitos da ci?ncia ? buscar propostas inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Diante disto, surgem os estudos em escala nanom?trica, em outras palavras, a Nanoci?ncia e Nanotecnologia (N&N), que t?m como intuito desenvolver materiais com propriedades melhoradas ou totalmente novas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e aplicar uma sequ?ncia did?tica da tem?tica N&N, atrav?s de uma abordagem com enfoque na vertente Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS), na disciplina Qu?mica, por meio de aulas expositivas e experimentais, para os alunos do Ensino M?dio Integrado do IFPB Campus Jo?o Pessoa. A metodologia desta pesquisa baseou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante. A pesquisa foi desenvolvida por interm?dio do Curso de Qu?mica Experimental do Ensino M?dio (CQEEM) ofertado pelo Programa de Educa??o Tutorial (PET) Qu?mica e foi dividida em cinco encontros, em que se aplicou, a princ?pio, um Question?rio de Sondagem (QS), posteriormente, foram ministradas aulas expositivas contextualizadas e realizada a experimenta??o. Atrav?s dos dados coletados no decorrer da pr?xis, e mediante a interpreta??o da produ??o textual feita pelos discentes, foi percebido que a abordagem CTS na tem?tica supramencionada, gerou resultados positivos, tornando o processo de ensino e aprendizagem instigante e significativo para o aluno, estimulando e despertando sua cidadania e seu senso cr?tico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-31T19:08:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-31T19:08:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2950 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2950/1/TCC_CD_PDF.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebe028d4c5cee99470964a4fe9318005 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448594984960 |