Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCELINO, Isabele da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2950
Resumo: Na modernidade, o indiv?duo tem se habituado a fazer uso da ci?ncia e da tecnologia, de tal forma, que estas j? est?o inseridas de forma intr?nseca na sociedade. Um dos principais intuitos da ci?ncia ? buscar propostas inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Diante disto, surgem os estudos em escala nanom?trica, em outras palavras, a Nanoci?ncia e Nanotecnologia (N&N), que t?m como intuito desenvolver materiais com propriedades melhoradas ou totalmente novas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e aplicar uma sequ?ncia did?tica da tem?tica N&N, atrav?s de uma abordagem com enfoque na vertente Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS), na disciplina Qu?mica, por meio de aulas expositivas e experimentais, para os alunos do Ensino M?dio Integrado do IFPB Campus Jo?o Pessoa. A metodologia desta pesquisa baseou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante. A pesquisa foi desenvolvida por interm?dio do Curso de Qu?mica Experimental do Ensino M?dio (CQEEM) ofertado pelo Programa de Educa??o Tutorial (PET) Qu?mica e foi dividida em cinco encontros, em que se aplicou, a princ?pio, um Question?rio de Sondagem (QS), posteriormente, foram ministradas aulas expositivas contextualizadas e realizada a experimenta??o. Atrav?s dos dados coletados no decorrer da pr?xis, e mediante a interpreta??o da produ??o textual feita pelos discentes, foi percebido que a abordagem CTS na tem?tica supramencionada, gerou resultados positivos, tornando o processo de ensino e aprendizagem instigante e significativo para o aluno, estimulando e despertando sua cidadania e seu senso cr?tico.
id IFPB_d6c11a4ced3b159d1ef9cec15fc1ad9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2950
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling FRANCELINO, Isabele da Silva2023-05-31T19:08:32Z2023-05-31T19:08:32Z2018-11-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2950Na modernidade, o indiv?duo tem se habituado a fazer uso da ci?ncia e da tecnologia, de tal forma, que estas j? est?o inseridas de forma intr?nseca na sociedade. Um dos principais intuitos da ci?ncia ? buscar propostas inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Diante disto, surgem os estudos em escala nanom?trica, em outras palavras, a Nanoci?ncia e Nanotecnologia (N&N), que t?m como intuito desenvolver materiais com propriedades melhoradas ou totalmente novas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e aplicar uma sequ?ncia did?tica da tem?tica N&N, atrav?s de uma abordagem com enfoque na vertente Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS), na disciplina Qu?mica, por meio de aulas expositivas e experimentais, para os alunos do Ensino M?dio Integrado do IFPB Campus Jo?o Pessoa. A metodologia desta pesquisa baseou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante. A pesquisa foi desenvolvida por interm?dio do Curso de Qu?mica Experimental do Ensino M?dio (CQEEM) ofertado pelo Programa de Educa??o Tutorial (PET) Qu?mica e foi dividida em cinco encontros, em que se aplicou, a princ?pio, um Question?rio de Sondagem (QS), posteriormente, foram ministradas aulas expositivas contextualizadas e realizada a experimenta??o. Atrav?s dos dados coletados no decorrer da pr?xis, e mediante a interpreta??o da produ??o textual feita pelos discentes, foi percebido que a abordagem CTS na tem?tica supramencionada, gerou resultados positivos, tornando o processo de ensino e aprendizagem instigante e significativo para o aluno, estimulando e despertando sua cidadania e seu senso cr?tico.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2023-05-31T19:08:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_CD_PDF.pdf: 1072877 bytes, checksum: ebe028d4c5cee99470964a4fe9318005 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T19:08:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_CD_PDF.pdf: 1072877 bytes, checksum: ebe028d4c5cee99470964a4fe9318005 (MD5) Previous issue date: 2018-11-01Ensino de qu?micaNanoci?ncia ? nanotecNanopart?culas magn?ticasQu?mica experimentalNanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC_CD_PDF.pdfTCC_CD_PDF.pdfapplication/pdf1072877http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2950/1/TCC_CD_PDF.pdfebe028d4c5cee99470964a4fe9318005MD51177683/29502023-05-31 16:08:32.687oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-31T19:08:32Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
title Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
spellingShingle Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
FRANCELINO, Isabele da Silva
Ensino de qu?mica
Nanoci?ncia ? nanotec
Nanopart?culas magn?ticas
Qu?mica experimental
title_short Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
title_full Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
title_fullStr Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
title_full_unstemmed Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
title_sort Nanoci?ncia e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de qu?mica
author FRANCELINO, Isabele da Silva
author_facet FRANCELINO, Isabele da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCELINO, Isabele da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de qu?mica
Nanoci?ncia ? nanotec
Nanopart?culas magn?ticas
Qu?mica experimental
topic Ensino de qu?mica
Nanoci?ncia ? nanotec
Nanopart?culas magn?ticas
Qu?mica experimental
description Na modernidade, o indiv?duo tem se habituado a fazer uso da ci?ncia e da tecnologia, de tal forma, que estas j? est?o inseridas de forma intr?nseca na sociedade. Um dos principais intuitos da ci?ncia ? buscar propostas inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Diante disto, surgem os estudos em escala nanom?trica, em outras palavras, a Nanoci?ncia e Nanotecnologia (N&N), que t?m como intuito desenvolver materiais com propriedades melhoradas ou totalmente novas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e aplicar uma sequ?ncia did?tica da tem?tica N&N, atrav?s de uma abordagem com enfoque na vertente Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS), na disciplina Qu?mica, por meio de aulas expositivas e experimentais, para os alunos do Ensino M?dio Integrado do IFPB Campus Jo?o Pessoa. A metodologia desta pesquisa baseou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante. A pesquisa foi desenvolvida por interm?dio do Curso de Qu?mica Experimental do Ensino M?dio (CQEEM) ofertado pelo Programa de Educa??o Tutorial (PET) Qu?mica e foi dividida em cinco encontros, em que se aplicou, a princ?pio, um Question?rio de Sondagem (QS), posteriormente, foram ministradas aulas expositivas contextualizadas e realizada a experimenta??o. Atrav?s dos dados coletados no decorrer da pr?xis, e mediante a interpreta??o da produ??o textual feita pelos discentes, foi percebido que a abordagem CTS na tem?tica supramencionada, gerou resultados positivos, tornando o processo de ensino e aprendizagem instigante e significativo para o aluno, estimulando e despertando sua cidadania e seu senso cr?tico.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T19:08:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T19:08:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2950
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2950/1/TCC_CD_PDF.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebe028d4c5cee99470964a4fe9318005
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448594984960