N?o vou de t?xi: um estudo sobre economia de compartilhamento aplicado a empresa Uber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Tayn? dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2311
Resumo: A economia de compartilhamento (EC) (do ingl?s Sharing Economy) ? a pr?tica de dividir o uso ou a compra de servi?os facilitada, principalmente, por aplicativos. Este ? um modelo econ?mico mediado pela internet, baseado em compartilhamento, troca e aluguel de produtos e servi?os, que possibilitam o acesso sobre a propriedade. Os alugueis de autom?veis originaram os sistemas de transportes compartilhados que, com a cria??o dos aplicativos que gerenciam frotas privadas, aqueceram a economia, gerando empregos e renda. Nesse sentido, a empresa UBER disponibiliza aos seus clientes a efetiva??o do seu direito de ir e vir, em todo territ?rio nacional, por meio de servi?os de transporte baratos e, geralmente, mais confort?veis do que os transportes p?blicos. O objetivo geral dessa pesquisa ? identificar as motiva??es da utiliza??o do servi?o da empresa UBER. Para atender ao objetivo delineado foi constru?da uma pesquisa quantitativa descritiva, desenvolvida por meio de uma pesquisa survey, realizada por meio da coleta question?rio, escala tipo likert 10 pontos a ser aplicado com os usu?rios consumidores. O question?rio tinha 13 perguntas, com tr?s blocos: sociodemogr?fico, gerais e vari?veis altru?stas (desenvolvimento da sociedade, impacto no meio ambiente, ganhos rec?procos consumidor/empresa, solidariedade e bem coletivo) e utilitaristas (comodidade, rapidez no atendimento, qualidade e a confian?a, facilidade de utiliza??o da tecnologia aplicada). O tipo de amostra foi n?o probabil?stica por bola de neve, com compartilhamento de link pelo WhatsApp, o question?rio constru?do google docs, a aplica??o resultou numa amostra de 120 pessoas. Essa pesquisa foi realizada por meio de an?lise estat?stica descritiva b?sica. Ao se realizar uma pesquisa de campo com aplica??o de um question?rio para 120 pessoas, constatou-se que o aplicativo de tecnologia de transporte que eles mais utilizavam era o UBER apresentando quase 80% da prefer?ncia dos respondentes, 50% deles utilizavam pelo menos uma vez por m?s e com a finalidade predominantemente de lazer ou ir ao trabalho. Em se tratando da motiva??o altru?sta teve m?dia geral de 5,61 e verificou-se que as suas vari?veis: desenvolvimento da sociedade, impacto no meio ambiente, ganhos rec?procos consumidor/empresa, solidariedade e bem coletivo, tiveram n?vel de concord?ncia intermedi?ria. J? para motiva??o utilit?ria, m?dia geral 7,35, verificou-se que as vari?veis: comodidade, rapidez no atendimento, qualidade e a confian?a, facilidade de utiliza??o da tecnologia aplicada, tiveram n?vel de concord?ncia elevada, apenas a vari?vel pre?o teve n?vel intermedi?rio. Deste modo, percebe-se que para amostra em quest?o, os usu?rios do UBER s?o motivados a contratar os servi?os dessa empresa mais por quest?es utilitaristas.
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