An?lise comparativa entre sistemas de lajes treli?adas em concreto armado e de lajes alveolares em concreto protendido sob os aspectos de: concep??o estrutural, dimensionamento e or?amento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1448 |
Resumo: | Sob a ?tica de uma constru??o civil com industrializa??o crescente, a busca pelo desenvolvimento de tecnologias de ?mbito estrutural ? ininterrupta, oferecendo atualmente uma gama de op??es aos projetistas e construtores. Nessa vertente, v?rios pesquisadores dedicam-se as an?lises dos diversos modelos de lajes existentes buscando as melhores respostas as demandas estruturais e arquitet?nicas, aos esfor?os empregados, sem subjugar a an?lise dos custos de cada tipologia. Entretanto, percebe-se uma escassez quando tratados da compara??o de dois sistemas de lajes espec?ficos: as treli?adas em concreto armado e as alveolares em concreto protendido. Embora de caracter?sticas gerais distintas, a come?ar pela utiliza??o de armaduras com atua??es distintas, esses modelos de lajes apresentam como similaridade o uso, mesmo que parcial nas lajes treli?adas, de elementos n?o moldados no seu local definitivo, fornecendo boas possibilidades as constru??es enxutas, com redu??o na utiliza??o e desperd?cio de materiais. Dessa forma, visando apresentar uma abordagem ampla acerca desses sistemas e suas influ?ncias, n?o se limitando apenas as lajes de forma individualizada, este estudo se objetivou a analisar as duas tipologias empregadas em um edif?cio de m?dio porte sob os aspectos da concep??o estrutural, dimensionamento e or?amenta??o. Para tal, a partir do edifico modelo foram realizados estudos de concep??o estrutural dos dois sistemas empregados, dimensionados os pain?is e analisados os seus comportamentos aos esfor?os empregados e por fim, comp?s-se or?amentos das duas estruturas de pilares, vigas e lajes formadas para a obten??o dos custos das duas tipologias. O emprego de lajes alveolares resultou em uma superestrutura enxuta, com redu??o no n?mero de lajes, vigas e pilares, decorrente dos maiores v?os formados. Os dois sistemas, respeitados as suas caracter?sticas, n?o apresentaram problemas com cargas usuais nos v?os utilizados para lajes com altura de 20 cm, por?m as lajes treli?adas obtiveram deforma??es excedentes aos limites quando disposta sob carregamentos de alvenaria. Com rela??o aos custos, a estrutura composta para suporte as lajes alveolares apresentou acr?scimo de 17,11% em rela??o a estrutura para lajes treli?adas decorrente do alto valor ainda despendido na compra dos pain?is protentidos |
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