IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1622 |
Resumo: | Com a crescente crise da dissemina??o da Covid -19 muitas das atividades dos diversos setores sofreram modifica??es e a educa??o foi uma delas. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. Diante disso, o ensino remoto veio como solu??o para viabilizar o ensino em tempos da pandemia da Covid-19. Os professores tiveram que rever suas metodologias e se adequarem a nova realidade. A partir de ent?o esses profissionais passaram a ministrar suas aulas de forma remota atrav?s de plataformas on-lines. Diante o atual cen?rio pelo qual a educa??o vem passando justifica-se a elabora??o deste trabalho o qual tem como objetivo investigar como os professores da cidade de Paulista-PB est?o lidando com essa realidade e de que forma eles v?m adaptando as suas metodologias. Para tanto, a presente pesquisa ? do tipo quanti-qualitativa e de modo que foi feito um levantamento, por meio de formul?rio on-line, com 37 professores da rede estadual e/ou municipal a fim de coletar informa??es sobre a opini?o destes com rela??o a essa mudan?a metodol?gica bem como suas adapta??es a esta nova forma de aprender e ensinar. Os dados coletados foram transportados para gr?ficos a fim de melhorar a interpreta??o dos mesmos. A pesquisa revelou que de in?cio houve certa resist?ncia quanto ao uso e a adapta??o das m?dias digitais na pr?tica docente, mas, com a iminente proposta das aulas remotas os professores tiveram que procurar meios para adaptar suas antigas metodologias a essa nova realidade. Os resultados tamb?m revelaram que cada professor tem autonomia para estabelecer seu m?todo de ensino, sendo que algumas aulas s?o on-line pela plataforma Google Meet com postagem peri?dica de atividades por meio do Google Classroom. J? outros professores utilizam o WhatsApp para interagir com seus estudantes e tamb?m costuma utilizar diversos aplicativos para dinamizar os conte?dos trabalhados em aula. |
id |
IFPB_fd6e6216e72a7aad6102895be44692a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1622 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, NailtonBezerra, FranciscaAra?jo, JeffersonSousa, Marcos2021-07-28T22:27:50Z2021-07-28T22:27:50Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1622Com a crescente crise da dissemina??o da Covid -19 muitas das atividades dos diversos setores sofreram modifica??es e a educa??o foi uma delas. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. Diante disso, o ensino remoto veio como solu??o para viabilizar o ensino em tempos da pandemia da Covid-19. Os professores tiveram que rever suas metodologias e se adequarem a nova realidade. A partir de ent?o esses profissionais passaram a ministrar suas aulas de forma remota atrav?s de plataformas on-lines. Diante o atual cen?rio pelo qual a educa??o vem passando justifica-se a elabora??o deste trabalho o qual tem como objetivo investigar como os professores da cidade de Paulista-PB est?o lidando com essa realidade e de que forma eles v?m adaptando as suas metodologias. Para tanto, a presente pesquisa ? do tipo quanti-qualitativa e de modo que foi feito um levantamento, por meio de formul?rio on-line, com 37 professores da rede estadual e/ou municipal a fim de coletar informa??es sobre a opini?o destes com rela??o a essa mudan?a metodol?gica bem como suas adapta??es a esta nova forma de aprender e ensinar. Os dados coletados foram transportados para gr?ficos a fim de melhorar a interpreta??o dos mesmos. A pesquisa revelou que de in?cio houve certa resist?ncia quanto ao uso e a adapta??o das m?dias digitais na pr?tica docente, mas, com a iminente proposta das aulas remotas os professores tiveram que procurar meios para adaptar suas antigas metodologias a essa nova realidade. Os resultados tamb?m revelaram que cada professor tem autonomia para estabelecer seu m?todo de ensino, sendo que algumas aulas s?o on-line pela plataforma Google Meet com postagem peri?dica de atividades por meio do Google Classroom. J? outros professores utilizam o WhatsApp para interagir com seus estudantes e tamb?m costuma utilizar diversos aplicativos para dinamizar os conte?dos trabalhados em aula.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-17T00:10:28Z No. of bitstreams: 2 IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA PB UMA INFLU?NCIA_Nailton Dutra dos Santos.pdf: 356107 bytes, checksum: 36f18d06265c61fc17da68cba19926a0 (MD5) Ata de defesa_Nailton Dutras dos Santos.pdf: 479686 bytes, checksum: 79542b9739e02621fd529322644b4311 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-28T22:27:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA PB UMA INFLU?NCIA_Nailton Dutra dos Santos.pdf: 356107 bytes, checksum: 36f18d06265c61fc17da68cba19926a0 (MD5) Ata de defesa_Nailton Dutras dos Santos.pdf: 479686 bytes, checksum: 79542b9739e02621fd529322644b4311 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-28T22:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA PB UMA INFLU?NCIA_Nailton Dutra dos Santos.pdf: 356107 bytes, checksum: 36f18d06265c61fc17da68cba19926a0 (MD5) Ata de defesa_Nailton Dutras dos Santos.pdf: 479686 bytes, checksum: 79542b9739e02621fd529322644b4311 (MD5) Previous issue date: 2020-12Ensino remotoMidias digitaisEnsinoIMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAISinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALIMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA PB UMA INFLU?NCIA_Nailton Dutra dos Santos.pdfIMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA PB UMA INFLU?NCIA_Nailton Dutra dos Santos.pdfapplication/pdf356107http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1622/1/IMPACTOS+DA+COVID-19+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O+DE+PAULISTA++PB+UMA+INFLU%C3%8ANCIA_Nailton+Dutra+dos+Santos.pdf36f18d06265c61fc17da68cba19926a0MD51Ata de defesa_Nailton Dutras dos Santos.pdfAta de defesa_Nailton Dutras dos Santos.pdfapplication/pdf479686http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1622/2/Ata+de+defesa_Nailton+Dutras+dos+Santos.pdf79542b9739e02621fd529322644b4311MD52177683/16222021-07-28 19:27:50.597oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-28T22:27:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS |
title |
IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS |
spellingShingle |
IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS Santos, Nailton Ensino remoto Midias digitais Ensino |
title_short |
IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS |
title_full |
IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS |
title_fullStr |
IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS |
title_sort |
IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCA??O DE PAULISTA - PB: UMA INFLU?NCIA ?S M?DIAS DIGITAIS |
author |
Santos, Nailton |
author_facet |
Santos, Nailton Bezerra, Francisca Ara?jo, Jefferson Sousa, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Francisca Ara?jo, Jefferson Sousa, Marcos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nailton Bezerra, Francisca Ara?jo, Jefferson Sousa, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Midias digitais Ensino |
topic |
Ensino remoto Midias digitais Ensino |
description |
Com a crescente crise da dissemina??o da Covid -19 muitas das atividades dos diversos setores sofreram modifica??es e a educa??o foi uma delas. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. Diante disso, o ensino remoto veio como solu??o para viabilizar o ensino em tempos da pandemia da Covid-19. Os professores tiveram que rever suas metodologias e se adequarem a nova realidade. A partir de ent?o esses profissionais passaram a ministrar suas aulas de forma remota atrav?s de plataformas on-lines. Diante o atual cen?rio pelo qual a educa??o vem passando justifica-se a elabora??o deste trabalho o qual tem como objetivo investigar como os professores da cidade de Paulista-PB est?o lidando com essa realidade e de que forma eles v?m adaptando as suas metodologias. Para tanto, a presente pesquisa ? do tipo quanti-qualitativa e de modo que foi feito um levantamento, por meio de formul?rio on-line, com 37 professores da rede estadual e/ou municipal a fim de coletar informa??es sobre a opini?o destes com rela??o a essa mudan?a metodol?gica bem como suas adapta??es a esta nova forma de aprender e ensinar. Os dados coletados foram transportados para gr?ficos a fim de melhorar a interpreta??o dos mesmos. A pesquisa revelou que de in?cio houve certa resist?ncia quanto ao uso e a adapta??o das m?dias digitais na pr?tica docente, mas, com a iminente proposta das aulas remotas os professores tiveram que procurar meios para adaptar suas antigas metodologias a essa nova realidade. Os resultados tamb?m revelaram que cada professor tem autonomia para estabelecer seu m?todo de ensino, sendo que algumas aulas s?o on-line pela plataforma Google Meet com postagem peri?dica de atividades por meio do Google Classroom. J? outros professores utilizam o WhatsApp para interagir com seus estudantes e tamb?m costuma utilizar diversos aplicativos para dinamizar os conte?dos trabalhados em aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-28T22:27:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-28T22:27:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1622 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1622/1/IMPACTOS+DA+COVID-19+NA+EDUCA%C3%87%C3%83O+DE+PAULISTA++PB+UMA+INFLU%C3%8ANCIA_Nailton+Dutra+dos+Santos.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1622/2/Ata+de+defesa_Nailton+Dutras+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36f18d06265c61fc17da68cba19926a0 79542b9739e02621fd529322644b4311 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439285727232 |