Análise das ocorrencias de eventos hidrológicos extremos e ações de adaptação nos municípios da Região Metropolitana do Recife - Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rosangela Monteiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/742
Resumo: As mudanças climáticas proporcionam a ocorrência de desastres, principalmente em locais com ocupações irregulares, trazendo muitas vezes efeitos irreversíveis. Diante deste cenário, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as ocorrências de eventos hidrológicos extremos e ações de adaptação nos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) de Pernambuco, tendo como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS 13) da Agenda 2030 da ONU (2015), que trata das Ações Contra a Mudança Global do Clima. Neste sentido, foram levantados dados oficiais referentes ao desempenho dos 14 municípios da RMR em relação à meta 13.1 do ODS 13, com seus respectivos indicadores 13.1.1 ( número de mortes, pessoas desaparecidas e pessoas diretamente afetadas atribuído a desastres por 100 mil habitantes ) e 13.1.3 ( proporção de governos locais que adotam e implementam estratégias locais de redução de risco de desastres em linha com as estratégias nacionais de redução de risco de desastres ). A RMR é composta por 14 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata, abrangendo uma área de 2.764,26 km². Os procedimentos metodológicos adotados, constituíram-se de levantamento primário a partir das visitas técnicas à área de estudo e de informações secundárias adquiridas nos sítios eletrônicos dos órgãos oficiais pertencentes as esferas federais, estaduais e municipais, como: IBGE, EMBRAPA, MDR, APAC, CPRH e prefeituras municipais. Na sequência, os dados foram tabulados numa planilha eletrônica, com o auxílio do software Excel 2016, e analisados em conjunto. Já para a confecção dos mapas temáticos foram realizados downloads de dados vetoriais, raster, de superfícies (Modelo Digital de Superfície) em sítios eletrônicos oficiais, correspondentes aos condicionantes ambientais dos municípios pertencentes a RMR, e, posteriormente ocorreu o tratamento dos dados no software QGIS 3.16. A partir dos dados obtidos, foi possível identificar os efeitos das mudanças climáticas associadas as ocorrências dos eventos hidrológicos extremos na área analisada para elaborar a matriz de desempenho dos municípios em relação ao Índice em Níveis de Sustentabilidade, destacando que dentre os quatorze municípios estudados 35,71% foram classificados como ameaçado, sendo estes: Araçoiaba, Camaragibe, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Ipojuca. Já 28,58% alcançaram o índice identificado como estagnado, e neste nível de sustentabilidade encontram-se os municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Moreno e Olinda. Enquanto que 35,71% foram classificados como progresso insuficiente, neste nível enquadram-se Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. Porém ressalta-se que nenhum alcançou o nível categorizado como progresso satisfatório. Portanto, diante do cenário encontrado, ressalta-se a importância da implementação de ações estratégicas, como: atualização, elaboração e implementação efetiva dos instrumentos de planejamento; implantação de tecnologias sociais; criação de lei para pagamento pelos serviços via taxa de drenagem e manejo de água urbana; e desconto no pagamento do IPTU aos proprietários que incluem em seus projetos construtivos taxa de área verde superior ao determinado no Plano Diretor e construção de telhado verde, visando promover a adaptação às mudanças climáticas, com um olhar mais voltado principalmente para as áreas suscetíveis aos eventos hidrológicos extremos.
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Neste sentido, foram levantados dados oficiais referentes ao desempenho dos 14 municípios da RMR em relação à meta 13.1 do ODS 13, com seus respectivos indicadores 13.1.1 ( número de mortes, pessoas desaparecidas e pessoas diretamente afetadas atribuído a desastres por 100 mil habitantes ) e 13.1.3 ( proporção de governos locais que adotam e implementam estratégias locais de redução de risco de desastres em linha com as estratégias nacionais de redução de risco de desastres ). A RMR é composta por 14 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata, abrangendo uma área de 2.764,26 km². Os procedimentos metodológicos adotados, constituíram-se de levantamento primário a partir das visitas técnicas à área de estudo e de informações secundárias adquiridas nos sítios eletrônicos dos órgãos oficiais pertencentes as esferas federais, estaduais e municipais, como: IBGE, EMBRAPA, MDR, APAC, CPRH e prefeituras municipais. Na sequência, os dados foram tabulados numa planilha eletrônica, com o auxílio do software Excel 2016, e analisados em conjunto. Já para a confecção dos mapas temáticos foram realizados downloads de dados vetoriais, raster, de superfícies (Modelo Digital de Superfície) em sítios eletrônicos oficiais, correspondentes aos condicionantes ambientais dos municípios pertencentes a RMR, e, posteriormente ocorreu o tratamento dos dados no software QGIS 3.16. A partir dos dados obtidos, foi possível identificar os efeitos das mudanças climáticas associadas as ocorrências dos eventos hidrológicos extremos na área analisada para elaborar a matriz de desempenho dos municípios em relação ao Índice em Níveis de Sustentabilidade, destacando que dentre os quatorze municípios estudados 35,71% foram classificados como ameaçado, sendo estes: Araçoiaba, Camaragibe, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Ipojuca. Já 28,58% alcançaram o índice identificado como estagnado, e neste nível de sustentabilidade encontram-se os municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Moreno e Olinda. Enquanto que 35,71% foram classificados como progresso insuficiente, neste nível enquadram-se Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. Porém ressalta-se que nenhum alcançou o nível categorizado como progresso satisfatório. Portanto, diante do cenário encontrado, ressalta-se a importância da implementação de ações estratégicas, como: atualização, elaboração e implementação efetiva dos instrumentos de planejamento; implantação de tecnologias sociais; criação de lei para pagamento pelos serviços via taxa de drenagem e manejo de água urbana; e desconto no pagamento do IPTU aos proprietários que incluem em seus projetos construtivos taxa de área verde superior ao determinado no Plano Diretor e construção de telhado verde, visando promover a adaptação às mudanças climáticas, com um olhar mais voltado principalmente para as áreas suscetíveis aos eventos hidrológicos extremos.Climate change provides the occurrence of disasters, especially in places with irregular occupations, often bringing irreversible effects. Given this scenario, this research had as main objective to analyze the occurrences of extreme hydrological events and adaptation actions in the municipalities of the Metropolitan Region of Recife (RMR) of Pernambuco, based on the Sustainable Development Goal 13 (SDG 13) of the 2030 Agenda of the UN (2015), which deals with Actions Against Global Climate Change. In this sense, official data were collected regarding the performance of the 14 municipalities of the RMR in relation to target 13.1 of SDG 13, with their respective indicators 13.1.1 (number of deaths, missing persons and people directly affected attributed to disasters per 100 thousand inhabitants) and 13.1.3 (proportion of local governments that adopt and implement local disaster risk reduction strategies in line with national disaster risk reduction strategies). The RMR comprises 14 municipalities: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife and São Lourenço da Mata, covering a area of ​​2,764.26 km². The methodological procedures adopted consisted of a primary survey based on technical visits to the study area and secondary information acquired on the websites of official agencies belonging to the federal, state and municipal spheres, such as: IBGE, EMBRAPA, MDR, APAC, CPRH and municipal governments. Subsequently, the data were tabulated in a spreadsheet, with the help of Excel 2016 software, and analyzed together. For the preparation of thematic maps, vector, raster and surface data (Digital Surface Model) were downloaded from official websites, corresponding to the environmental conditions of the municipalities belonging to the RMR, and, subsequently, the data were processed in the QGIS software. 3.16. From the data obtained, it was possible to identify the effects of climate change associated with the occurrence of extreme hydrological events in the analyzed area to prepare the performance matrix of the municipalities in relation to the Index on Sustainability Levels, highlighting that among the fourteen municipalities studied, 35, 71% were classified as threatened, namely: Araçoiaba, Camaragibe, Ilha de Itamaracá, Itapissuma and Ipojuca. Already 28.58% reached the index identified as stagnant, and at this level of sustainability are the municipalities of Abreu e Lima, Igarassu, Moreno and Olinda. While 35.71% were classified as insufficient progress, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Recife and São Lourenço da Mata fall within this level. However, it is noteworthy that none reached the level categorized as satisfactory progress. Therefore, in view of the scenario found, the importance of implementing strategic actions is highlighted, such as: updating, elaboration and effective implementation of planning instruments; implementation of social technologies; creation of a law for payment for services via a drainage fee and urban water management; and a discount on the IPTU payment to owners who include in their construction projects a green area rate higher than that determined in the Master Plan and construction of a green roof, aiming to promote adaptation to climate change, with a focus mainly on areas susceptible to events extreme hydrological.132p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoPrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalIFPEBrasilRecifeAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOUTROSDesenvolvimento sustentávelMudança climáticaUrbanizaçãoGestão AmbientalAnálise das ocorrencias de eventos hidrológicos extremos e ações de adaptação nos municípios da Região Metropolitana do Recife - Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDutra, Maria Tereza Duartehttp://lattes.cnpq.br/5031307070431372Barbosa, Ioná Maria Beltrão Ramehhttp://lattes.cnpq.br/3171196198128324Lyra, Marília Regina Costa CastroSilva, Hernande Pereira daPaz, Diogo Henrique Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/8377604450079156http://lattes.cnpq.br/1800835100486343http://lattes.cnpq.br/9711778448759836http://lattes.cnpq.br/4259446403438392Gomes, Rosangela Monteiromestradoporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALAnálise das ocorrencias de eventos hidrológicos extremos e ações de adaptação nos municípios da Região Metropolitana do Recife - Pernambuco.pdfAnálise das ocorrencias de eventos hidrológicos extremos e ações de adaptação nos municípios da Região Metropolitana do Recife - Pernambuco.pdfDissertação Defendidaapplication/pdf9304129https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/742/1/An%c3%a1lise%20das%20ocorrencias%20de%20eventos%20hidrol%c3%b3gicos%20extremos%20e%20a%c3%a7%c3%b5es%20de%20adapta%c3%a7%c3%a3o%20nos%20munic%c3%adpios%20da%20Regi%c3%a3o%20Metropolitana%20do%20Recife%20-%20Pernambuco.pdfda1f5e6cc41f3e864f476b2f89b79eb6MD51open accessManual de difusão_Rosangela Monteiro Gomes.pdfManual de difusão_Rosangela Monteiro Gomes.pdfProduto Educacionalapplication/pdf1343785https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/742/2/Manual%20de%20difus%c3%a3o_Rosangela%20Monteiro%20Gomes.pdfc4bd71d5f8bba8818d7b5b82271be47aMD52open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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