A temática da violência contra a mulher idosa num curso técnico em enfermagem: o que revelam os documentos e a práxis pedagógica docente?
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1302 |
Resumo: | Este estudo teve o propósito de analisar documentos e práticas pedagógicas docentes desenvolvidas no Curso Técnico em Enfermagem Subsequente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Campus Abreu e Lima, a fim de compreender se a violência contra a mulher idosa é contemplada como fenômeno didático. O principal objetivo foi analisar como se dá a abordagem dessa temática nos documentos e no processo de ensino e aprendizagem no referido curso. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza análise documental e aplicação de questionários. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), sob o número 64297722.5.0000.0127. Três professores participaram do estudo. A análise dos dados foi realizada com base na metodologia dos “núcleos de significação” de Aguiar e Ozella (2013). Os resultados da pesquisa mostram que no Projeto Pedagógico de Curso, a formação humana integral é enfatizada e se acha presente em todo o documento, permeando os componentes curriculares através da transversalidade de temas relacionados à valorização do ser humano. Identifica-se que a abordagem da violência contra as pessoasidosas, especificamente contra a mulher, tem espaço garantido no currículo, através de legislações inseridas nas componentes curriculares do curso. Entretanto, é necessário que o processo educativo envolva o conceito ampliado de saúde e do cuidado em suas múltiplas dimensões, sendo também essencial que além dos docentes, outros profissionais como diretores, orientadores etc. tenham contato com a temática do envelhecimento e da violência contra a pessoa idosa, em processos educativos de desconstrução de preconceitos e esteriótipos, a partir de uma metodologia que promova a conscientização, a informação e a formação, incluindo a temática de gênero e suas interseccionalidades, pois a tarefa de educar requer um movimento constante de aprendizado. Deve-se considerar uma visão que não se limite à formação de profissionais, mas que aponte para uma cultura de paz. Assim, durante o ensino técnico profissionalizante, devem ser desenvolvidas atividades que estimulem a consciência sobre o respeito aos direitos individuais e coletivos, bem como um entendimento acerca dos danos causados pela violência nos diversos ciclos de vida e principalmente na velhice. |
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2024-07-29T00:15:22Z2024-07-29T00:15:22Z2024-04-15SANTOS, Ana Maria Gomes dos. A temática da violência contra a mulher idosa num curso técnico em enfermagem: o que revelam os documentos e a práxis pedagógica docente. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2024.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1302Este estudo teve o propósito de analisar documentos e práticas pedagógicas docentes desenvolvidas no Curso Técnico em Enfermagem Subsequente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Campus Abreu e Lima, a fim de compreender se a violência contra a mulher idosa é contemplada como fenômeno didático. O principal objetivo foi analisar como se dá a abordagem dessa temática nos documentos e no processo de ensino e aprendizagem no referido curso. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza análise documental e aplicação de questionários. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), sob o número 64297722.5.0000.0127. Três professores participaram do estudo. A análise dos dados foi realizada com base na metodologia dos “núcleos de significação” de Aguiar e Ozella (2013). Os resultados da pesquisa mostram que no Projeto Pedagógico de Curso, a formação humana integral é enfatizada e se acha presente em todo o documento, permeando os componentes curriculares através da transversalidade de temas relacionados à valorização do ser humano. Identifica-se que a abordagem da violência contra as pessoasidosas, especificamente contra a mulher, tem espaço garantido no currículo, através de legislações inseridas nas componentes curriculares do curso. 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Assim, durante o ensino técnico profissionalizante, devem ser desenvolvidas atividades que estimulem a consciência sobre o respeito aos direitos individuais e coletivos, bem como um entendimento acerca dos danos causados pela violência nos diversos ciclos de vida e principalmente na velhice.This study aimed to analyze documents and teaching pedagogical practices developed in the Subsequent Nursing Technical Course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Pernambuco, Campus Abreu e Lima, in order to understand whether violence against elderly women is covered as a didactic phenomenon. The main objective was to analyze how this topic is approached in the documents and in the teaching and learning process in the aforementioned course. The research is qualitative in nature using documentary analysis and application of questionnaires. The project was approved by the Research Ethics Committee (CEP), under number 64297722.5.0000.0127. Three teachers participated in the study. Data analysis was carried out based on the “cores of meaning” methodology of Aguiar and Ozella (2013). The research results show that in the Course Pedagogical Project, integral human formation is emphasized and present throughout the document, permeating the curricular components through the transversality of themes related to the appreciation of the human being. It is identified that the approach to violence against elderly people, specifically against women, has a guaranteed space in the curriculum through legislation inserted in the course's curricular components. However, it is necessary that the educational process involves the expanded concept of health and care in its multiple dimensions, and it is also essential that in addition to teachers, other professionals such as directors, advisors, etc. have contact with the theme of aging and violence against the elderly, in educational processes to deconstruct preconceptions and stereotypes, based on a methodology that promotes awareness, information and training, including the theme of gender and its intersectionalities, considering that the task of educating requires a constant movement of learning. A vision must be considered that is not limited to the training of professionals, but that points to a culture of peace. Therefore, during vocational technical education, activities must be developed that can promote awareness of respect for individual and collective rights and an understanding of the damage caused by violence in different life cycles and especially in old age.144 p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPEBrasilOlindaAn error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação – IdososPráticas pedagógicas – DocentesEnsino AprendizagemIdosos – ViolênciaIdosos – DireitosEnvelhecimento - MulheresA temática da violência contra a mulher idosa num curso técnico em enfermagem: o que revelam os documentos e a práxis pedagógica docente?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSousa, Bernardina Santos Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126Sousa, Bernardina Santos Araújo dePaiva, Sálvea de Oliveira CampeloLima, Andreza Maria deBarbosa, Valquíria Farias BezerraBarbosa, Luciana Uchôahttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126http://lattes.cnpq.br/ 6383547419834502http://lattes.cnpq.br/ 4210991882759595http://lattes.cnpq.br/ 4108904127507123http://lattes.cnpq.br/7282292592871019http://lattes.cnpq.br/8053241476964870Santos, Ana Maria Gomes dosmestradoporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALDissertação_Ana_Maria_Gomes_Santos.pdfDissertação_Ana_Maria_Gomes_Santos.pdfDissertaçãoapplication/pdf3546303https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1302/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Ana_Maria_Gomes_Santos.pdfe7103ca95dcb7eb617bd7f5de1626a75MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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