A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718 |
Resumo: | O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os profissionais de educação e, ao mesmo tempo de grande repercussão, principalmente por estar contemplado na legislação vigente. Diferentes concepções sobre esse termo fazem com que, nem sempre o anseio de uma aprendizagem mais significativa seja concretizado. Intenta-se nesse trabalho constatar se o Livro Didático de Química (PNLD 2018-2020) que foi adotado em uma escola pública de ensino médio do município de Jaboatão dos Guararapes é utilizado sob uma perspectiva interdisciplinar, ou seja, permitindo uma correlação entre os conteúdos da Química com outras áreas do conhecimento e o cotidiano dos alunos, contribuindo dessa forma para a formação da cidadania. Esse trabalho foi realizado tomando por base as atividades da própria escola, numa abordagem descritiva de condicionantes que mostram o quanto o discurso da interdisciplinaridade pode se encontrar da prática diária da instituição e sua sintonia com o dia a dia dos alunos. |
id |
IFPE_33fa1be825dc880b238487a9816fc775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/718 |
network_acronym_str |
IFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-10-14T16:51:23Z2022-10-14T16:51:23Z2019-12-19https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os profissionais de educação e, ao mesmo tempo de grande repercussão, principalmente por estar contemplado na legislação vigente. Diferentes concepções sobre esse termo fazem com que, nem sempre o anseio de uma aprendizagem mais significativa seja concretizado. Intenta-se nesse trabalho constatar se o Livro Didático de Química (PNLD 2018-2020) que foi adotado em uma escola pública de ensino médio do município de Jaboatão dos Guararapes é utilizado sob uma perspectiva interdisciplinar, ou seja, permitindo uma correlação entre os conteúdos da Química com outras áreas do conhecimento e o cotidiano dos alunos, contribuindo dessa forma para a formação da cidadania. Esse trabalho foi realizado tomando por base as atividades da própria escola, numa abordagem descritiva de condicionantes que mostram o quanto o discurso da interdisciplinaridade pode se encontrar da prática diária da instituição e sua sintonia com o dia a dia dos alunos.Teaching in an interdisciplinary way is an action that must be present in teaching dynamics so that learning takes place in a more meaningful way. It is a topic that brings with it diverse discussions among education professionals and, at the same time, of great repercussion, mainly because it is contemplated in the current legislation. Different conceptions of this term mean that the desire for a more meaningful learning is not always fulfilled. The aim of this work is to verify if the Chemistry Textbook (PNLD 2018-2020) that was adopted in a public high school in the municipality of Jaboatão dos Guararapes is used from an interdisciplinary perspective, that is, allowing a correlation between the contents of Chemistry with other areas of knowledge and the daily life of students, thus contributing to the formation of citizenship. This work was carried out based on the activities of the school itself, in a descriptive approach of conditions that show how much the discourse of interdisciplinarity can be found in the daily practice of the institution and its harmony with the daily lives of students.ARAÚJO, Rafael Silva de. Concepções dos (as) Docentes e Licenciandos (as) Sobre Possibilidades e Desafios de Uso do Livro Didático de Química. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca, 2018. AUGUSTO, T.G.S; CALDEIRA, A.M.A. Dificuldades Para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas Por Professores Da Área De Ciências Da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n. 1, p.139-154, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília: Secretária de Educação Básica SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química: guia de livros didáticos: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. CALDAS, Andréa do Rocio; Desistência e Resistência no Trabalho Docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. CAVALCANTE, M.S; PINHO, M.J de; ANDRADE K.S. Interdisciplinaridade e Livro Didático: interfaces (im)possíveis? Revista do GELNE, Natal, v. 17, n. 1/2 p.213-234, 2015. FAZENDA, Ivani; O Que é Interdisciplinaridade?, São Paulo: Cortez, 2008. FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor. Revista acadêmica Senac on-line. 6. ed. set. 2009. FRIGOTTO, G. A Interdisciplinaridade como necessidade e como Problema nas Ciências Sociais. Revista do Centro de Educação e Letras – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62. FRISON, M.d; VIANNA, J; CHAVES; J.M; BERNARDI; F.N. Livro Didático Como Instrumento De Apoio Para Construção De Propostas De Ensino De Ciências Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Anais [...]. Florianópolis, 2009. GARCIA, Joe; A Interdisciplinaridade Segundo Os Pcns; Rev. de Edu. Pública Cuiabá v. 17 n. 35 p. 363-378 set./dez. 2008. GARCIA, Joe; O Futuro das Práticas de Interdisciplinaridade na Escola. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12 n. 35 p. 211-232 jan./abr. 2012. JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. LIBÂNEO, J.C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEAP-Salvador, v.60, jan/abr 2009. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (coleção magistério 2°grau. Série formação do professor). NÚÑEZ, I.B; RAMALHO, B.L; SILVA I.K.P da. A Seleção Dos Livros Didáticos: Um Saber Necessário Ao Professor. O Caso Do Ensino De Ciências; OEI-Revista Iberoamericana de Educación, v.33, n.1, 2003. ISSN: 1681-5653 PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação e Esportes, 2013. PERNAMBUCO. Sistema de Informações da Educação em Pernambuco-SIEPE. Disponível em: http://siepe.educacao.pe.gov.br/MapaCoordenadoria/detEscola.do?codUnidade=605854. Acesso em: 10 jul. 2019. RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR, 2014. v.5 (Coleção Formação Pedagógica) SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, 2012. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez., 2008. VEIGA, I.P.A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14.ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMInterdisciplinaridadeLivro didáticoPrática pedagógicaA abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Hércules Santiagohttp://lattes.cnpq.br/7423506453883208http://lattes.cnpq.br/4094584404711849Barbosa, Quelsen TeixeiraBrasilIpojucaporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALTCC - Quelsen Barbosa.docxTCC - Quelsen Barbosa.docxapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document130805https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/718/1/TCC%20-%20Quelsen%20Barbosa.docx3409b6a5a87bad270b8ea781ba2e9f2cMD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/718/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52open access123456789/7182022-10-14 13:51:25.189open accessoai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/718Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2022-10-14T16:51:25Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública |
title |
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública |
spellingShingle |
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública Barbosa, Quelsen Teixeira CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Interdisciplinaridade Livro didático Prática pedagógica |
title_short |
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública |
title_full |
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública |
title_fullStr |
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública |
title_full_unstemmed |
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública |
title_sort |
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública |
author |
Barbosa, Quelsen Teixeira |
author_facet |
Barbosa, Quelsen Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Hércules Santiago |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7423506453883208 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4094584404711849 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Quelsen Teixeira |
contributor_str_mv |
Silva, Hércules Santiago |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Interdisciplinaridade Livro didático Prática pedagógica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Livro didático Prática pedagógica |
description |
O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os profissionais de educação e, ao mesmo tempo de grande repercussão, principalmente por estar contemplado na legislação vigente. Diferentes concepções sobre esse termo fazem com que, nem sempre o anseio de uma aprendizagem mais significativa seja concretizado. Intenta-se nesse trabalho constatar se o Livro Didático de Química (PNLD 2018-2020) que foi adotado em uma escola pública de ensino médio do município de Jaboatão dos Guararapes é utilizado sob uma perspectiva interdisciplinar, ou seja, permitindo uma correlação entre os conteúdos da Química com outras áreas do conhecimento e o cotidiano dos alunos, contribuindo dessa forma para a formação da cidadania. Esse trabalho foi realizado tomando por base as atividades da própria escola, numa abordagem descritiva de condicionantes que mostram o quanto o discurso da interdisciplinaridade pode se encontrar da prática diária da instituição e sua sintonia com o dia a dia dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-14T16:51:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-14T16:51:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718 |
url |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
ARAÚJO, Rafael Silva de. Concepções dos (as) Docentes e Licenciandos (as) Sobre Possibilidades e Desafios de Uso do Livro Didático de Química. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca, 2018. AUGUSTO, T.G.S; CALDEIRA, A.M.A. Dificuldades Para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas Por Professores Da Área De Ciências Da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n. 1, p.139-154, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília: Secretária de Educação Básica SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química: guia de livros didáticos: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. CALDAS, Andréa do Rocio; Desistência e Resistência no Trabalho Docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. CAVALCANTE, M.S; PINHO, M.J de; ANDRADE K.S. Interdisciplinaridade e Livro Didático: interfaces (im)possíveis? Revista do GELNE, Natal, v. 17, n. 1/2 p.213-234, 2015. FAZENDA, Ivani; O Que é Interdisciplinaridade?, São Paulo: Cortez, 2008. FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor. Revista acadêmica Senac on-line. 6. ed. set. 2009. FRIGOTTO, G. A Interdisciplinaridade como necessidade e como Problema nas Ciências Sociais. Revista do Centro de Educação e Letras – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62. FRISON, M.d; VIANNA, J; CHAVES; J.M; BERNARDI; F.N. Livro Didático Como Instrumento De Apoio Para Construção De Propostas De Ensino De Ciências Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Anais [...]. Florianópolis, 2009. GARCIA, Joe; A Interdisciplinaridade Segundo Os Pcns; Rev. de Edu. Pública Cuiabá v. 17 n. 35 p. 363-378 set./dez. 2008. GARCIA, Joe; O Futuro das Práticas de Interdisciplinaridade na Escola. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12 n. 35 p. 211-232 jan./abr. 2012. JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. LIBÂNEO, J.C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEAP-Salvador, v.60, jan/abr 2009. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (coleção magistério 2°grau. Série formação do professor). NÚÑEZ, I.B; RAMALHO, B.L; SILVA I.K.P da. A Seleção Dos Livros Didáticos: Um Saber Necessário Ao Professor. O Caso Do Ensino De Ciências; OEI-Revista Iberoamericana de Educación, v.33, n.1, 2003. ISSN: 1681-5653 PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação e Esportes, 2013. PERNAMBUCO. Sistema de Informações da Educação em Pernambuco-SIEPE. Disponível em: http://siepe.educacao.pe.gov.br/MapaCoordenadoria/detEscola.do?codUnidade=605854. Acesso em: 10 jul. 2019. RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR, 2014. v.5 (Coleção Formação Pedagógica) SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, 2012. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez., 2008. VEIGA, I.P.A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14.ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ipojuca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPE instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) instacron:IFPE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) |
instacron_str |
IFPE |
institution |
IFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPE |
collection |
Repositório Institucional do IFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/718/1/TCC%20-%20Quelsen%20Barbosa.docx https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/718/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3409b6a5a87bad270b8ea781ba2e9f2c e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br |
_version_ |
1801503704934776832 |