A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Quelsen Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718
Resumo: O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os profissionais de educação e, ao mesmo tempo de grande repercussão, principalmente por estar contemplado na legislação vigente. Diferentes concepções sobre esse termo fazem com que, nem sempre o anseio de uma aprendizagem mais significativa seja concretizado. Intenta-se nesse trabalho constatar se o Livro Didático de Química (PNLD 2018-2020) que foi adotado em uma escola pública de ensino médio do município de Jaboatão dos Guararapes é utilizado sob uma perspectiva interdisciplinar, ou seja, permitindo uma correlação entre os conteúdos da Química com outras áreas do conhecimento e o cotidiano dos alunos, contribuindo dessa forma para a formação da cidadania. Esse trabalho foi realizado tomando por base as atividades da própria escola, numa abordagem descritiva de condicionantes que mostram o quanto o discurso da interdisciplinaridade pode se encontrar da prática diária da instituição e sua sintonia com o dia a dia dos alunos.
id IFPE_33fa1be825dc880b238487a9816fc775
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/718
network_acronym_str IFPE
network_name_str Repositório Institucional do IFPE
repository_id_str
spelling 2022-10-14T16:51:23Z2022-10-14T16:51:23Z2019-12-19https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os profissionais de educação e, ao mesmo tempo de grande repercussão, principalmente por estar contemplado na legislação vigente. Diferentes concepções sobre esse termo fazem com que, nem sempre o anseio de uma aprendizagem mais significativa seja concretizado. Intenta-se nesse trabalho constatar se o Livro Didático de Química (PNLD 2018-2020) que foi adotado em uma escola pública de ensino médio do município de Jaboatão dos Guararapes é utilizado sob uma perspectiva interdisciplinar, ou seja, permitindo uma correlação entre os conteúdos da Química com outras áreas do conhecimento e o cotidiano dos alunos, contribuindo dessa forma para a formação da cidadania. Esse trabalho foi realizado tomando por base as atividades da própria escola, numa abordagem descritiva de condicionantes que mostram o quanto o discurso da interdisciplinaridade pode se encontrar da prática diária da instituição e sua sintonia com o dia a dia dos alunos.Teaching in an interdisciplinary way is an action that must be present in teaching dynamics so that learning takes place in a more meaningful way. It is a topic that brings with it diverse discussions among education professionals and, at the same time, of great repercussion, mainly because it is contemplated in the current legislation. Different conceptions of this term mean that the desire for a more meaningful learning is not always fulfilled. The aim of this work is to verify if the Chemistry Textbook (PNLD 2018-2020) that was adopted in a public high school in the municipality of Jaboatão dos Guararapes is used from an interdisciplinary perspective, that is, allowing a correlation between the contents of Chemistry with other areas of knowledge and the daily life of students, thus contributing to the formation of citizenship. This work was carried out based on the activities of the school itself, in a descriptive approach of conditions that show how much the discourse of interdisciplinarity can be found in the daily practice of the institution and its harmony with the daily lives of students.ARAÚJO, Rafael Silva de. Concepções dos (as) Docentes e Licenciandos (as) Sobre Possibilidades e Desafios de Uso do Livro Didático de Química. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca, 2018. AUGUSTO, T.G.S; CALDEIRA, A.M.A. Dificuldades Para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas Por Professores Da Área De Ciências Da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n. 1, p.139-154, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília: Secretária de Educação Básica SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química: guia de livros didáticos: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. CALDAS, Andréa do Rocio; Desistência e Resistência no Trabalho Docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. CAVALCANTE, M.S; PINHO, M.J de; ANDRADE K.S. Interdisciplinaridade e Livro Didático: interfaces (im)possíveis? Revista do GELNE, Natal, v. 17, n. 1/2 p.213-234, 2015. FAZENDA, Ivani; O Que é Interdisciplinaridade?, São Paulo: Cortez, 2008. FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor. Revista acadêmica Senac on-line. 6. ed. set. 2009. FRIGOTTO, G. A Interdisciplinaridade como necessidade e como Problema nas Ciências Sociais. Revista do Centro de Educação e Letras – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62. FRISON, M.d; VIANNA, J; CHAVES; J.M; BERNARDI; F.N. Livro Didático Como Instrumento De Apoio Para Construção De Propostas De Ensino De Ciências Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Anais [...]. Florianópolis, 2009. GARCIA, Joe; A Interdisciplinaridade Segundo Os Pcns; Rev. de Edu. Pública Cuiabá v. 17 n. 35 p. 363-378 set./dez. 2008. GARCIA, Joe; O Futuro das Práticas de Interdisciplinaridade na Escola. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12 n. 35 p. 211-232 jan./abr. 2012. JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. LIBÂNEO, J.C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEAP-Salvador, v.60, jan/abr 2009. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (coleção magistério 2°grau. Série formação do professor). NÚÑEZ, I.B; RAMALHO, B.L; SILVA I.K.P da. A Seleção Dos Livros Didáticos: Um Saber Necessário Ao Professor. O Caso Do Ensino De Ciências; OEI-Revista Iberoamericana de Educación, v.33, n.1, 2003. ISSN: 1681-5653 PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação e Esportes, 2013. PERNAMBUCO. Sistema de Informações da Educação em Pernambuco-SIEPE. Disponível em: http://siepe.educacao.pe.gov.br/MapaCoordenadoria/detEscola.do?codUnidade=605854. Acesso em: 10 jul. 2019. RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR, 2014. v.5 (Coleção Formação Pedagógica) SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, 2012. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez., 2008. VEIGA, I.P.A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14.ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMInterdisciplinaridadeLivro didáticoPrática pedagógicaA abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Hércules Santiagohttp://lattes.cnpq.br/7423506453883208http://lattes.cnpq.br/4094584404711849Barbosa, Quelsen TeixeiraBrasilIpojucaporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALTCC - Quelsen Barbosa.docxTCC - Quelsen Barbosa.docxapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document130805https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/718/1/TCC%20-%20Quelsen%20Barbosa.docx3409b6a5a87bad270b8ea781ba2e9f2cMD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/718/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52open access123456789/7182022-10-14 13:51:25.189open accessoai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/718Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2022-10-14T16:51:25Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
title A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
spellingShingle A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
Barbosa, Quelsen Teixeira
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Interdisciplinaridade
Livro didático
Prática pedagógica
title_short A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
title_full A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
title_fullStr A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
title_full_unstemmed A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
title_sort A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
author Barbosa, Quelsen Teixeira
author_facet Barbosa, Quelsen Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Hércules Santiago
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7423506453883208
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4094584404711849
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Quelsen Teixeira
contributor_str_mv Silva, Hércules Santiago
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Interdisciplinaridade
Livro didático
Prática pedagógica
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Livro didático
Prática pedagógica
description O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os profissionais de educação e, ao mesmo tempo de grande repercussão, principalmente por estar contemplado na legislação vigente. Diferentes concepções sobre esse termo fazem com que, nem sempre o anseio de uma aprendizagem mais significativa seja concretizado. Intenta-se nesse trabalho constatar se o Livro Didático de Química (PNLD 2018-2020) que foi adotado em uma escola pública de ensino médio do município de Jaboatão dos Guararapes é utilizado sob uma perspectiva interdisciplinar, ou seja, permitindo uma correlação entre os conteúdos da Química com outras áreas do conhecimento e o cotidiano dos alunos, contribuindo dessa forma para a formação da cidadania. Esse trabalho foi realizado tomando por base as atividades da própria escola, numa abordagem descritiva de condicionantes que mostram o quanto o discurso da interdisciplinaridade pode se encontrar da prática diária da instituição e sua sintonia com o dia a dia dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T16:51:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T16:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718
url https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv ARAÚJO, Rafael Silva de. Concepções dos (as) Docentes e Licenciandos (as) Sobre Possibilidades e Desafios de Uso do Livro Didático de Química. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Ipojuca, Ipojuca, 2018. AUGUSTO, T.G.S; CALDEIRA, A.M.A. Dificuldades Para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas Por Professores Da Área De Ciências Da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n. 1, p.139-154, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília: Secretária de Educação Básica SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química: guia de livros didáticos: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. CALDAS, Andréa do Rocio; Desistência e Resistência no Trabalho Docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. CAVALCANTE, M.S; PINHO, M.J de; ANDRADE K.S. Interdisciplinaridade e Livro Didático: interfaces (im)possíveis? Revista do GELNE, Natal, v. 17, n. 1/2 p.213-234, 2015. FAZENDA, Ivani; O Que é Interdisciplinaridade?, São Paulo: Cortez, 2008. FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor. Revista acadêmica Senac on-line. 6. ed. set. 2009. FRIGOTTO, G. A Interdisciplinaridade como necessidade e como Problema nas Ciências Sociais. Revista do Centro de Educação e Letras – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62. FRISON, M.d; VIANNA, J; CHAVES; J.M; BERNARDI; F.N. Livro Didático Como Instrumento De Apoio Para Construção De Propostas De Ensino De Ciências Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Anais [...]. Florianópolis, 2009. GARCIA, Joe; A Interdisciplinaridade Segundo Os Pcns; Rev. de Edu. Pública Cuiabá v. 17 n. 35 p. 363-378 set./dez. 2008. GARCIA, Joe; O Futuro das Práticas de Interdisciplinaridade na Escola. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12 n. 35 p. 211-232 jan./abr. 2012. JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. LIBÂNEO, J.C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Presente! Revista de Educação, CEAP-Salvador, v.60, jan/abr 2009. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (coleção magistério 2°grau. Série formação do professor). NÚÑEZ, I.B; RAMALHO, B.L; SILVA I.K.P da. A Seleção Dos Livros Didáticos: Um Saber Necessário Ao Professor. O Caso Do Ensino De Ciências; OEI-Revista Iberoamericana de Educación, v.33, n.1, 2003. ISSN: 1681-5653 PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação e Esportes, 2013. PERNAMBUCO. Sistema de Informações da Educação em Pernambuco-SIEPE. Disponível em: http://siepe.educacao.pe.gov.br/MapaCoordenadoria/detEscola.do?codUnidade=605854. Acesso em: 10 jul. 2019. RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR, 2014. v.5 (Coleção Formação Pedagógica) SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, 2012. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez., 2008. VEIGA, I.P.A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14.ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Ipojuca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPE
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron:IFPE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
instacron_str IFPE
institution IFPE
reponame_str Repositório Institucional do IFPE
collection Repositório Institucional do IFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/718/1/TCC%20-%20Quelsen%20Barbosa.docx
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/718/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3409b6a5a87bad270b8ea781ba2e9f2c
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br
_version_ 1801503704934776832