O cotidiano dos professores de química: saberes docentes em tempos de aulas remotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalo, Crisley Madalena Damascena
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1057
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o cotidiano dos professores de Química durante o ensino remoto, identificando as possíveis dificuldades enfrentadas nesse período, o modo como conciliam a rotina diária com as aulas, bem como apontar quais as tecnologias digitais (TDs) foram utilizadas pelos professores para ministrar aulas remotas. A pesquisa foi de natureza qualitativa. Para a construção dos dados, utilizou-se o questionário semiestruturado, elaborado via formulário do Google docs. O campo empírico foi uma instituição federal de ensino de Pernambuco. Os sujeitos foram professores de Química. Para analisar os dados utilizou-se a análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados revelaram que as principais TDs utilizadas pelos professores nas aulas remotas foram: internet, notebooks, smartphones, mesas digitalizadoras, tablets, computadores/desktop, quadros digitais. Em relação ao cotidiano dos professores, não foi possível conhecê-lo a partir de Cunha (2011), pois o distanciamento desfavoreceu a comunicação e as interações entre os pares professor-professor, professor-aluno e professor-gestão, tão necessários para a construção do cotidiano no ensino remoto professores. Quanto aos desafios para os professores de química ministrarem suas aulas, tais como: formação continuada para uso das TDs, infraestrutura, aprendizagem dos estudantes e tempo. Entre os saberes adquiridos durante as aulas remotas exemplifica-se o uso do: Google meet; Google classroom; elaboração questionários on-line; uso Instagram; gravação de PowerPoint; usar softwares de gravação e edição de vídeo; simuladores de Química; mesa digitalizadora; usar OBS studio, One Note, Whiteboard; manusear ferramentas digitais como softwares de lousas digitais; utilizar tecnologias/recursos digitais, usar plano de fundo nas telas e diferentes métodos de ensino-aprendizado.
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spelling 2023-10-26T12:30:21Z2023-10-26T12:30:21Z2023-07-10https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1057Este estudo teve como objetivo analisar o cotidiano dos professores de Química durante o ensino remoto, identificando as possíveis dificuldades enfrentadas nesse período, o modo como conciliam a rotina diária com as aulas, bem como apontar quais as tecnologias digitais (TDs) foram utilizadas pelos professores para ministrar aulas remotas. A pesquisa foi de natureza qualitativa. Para a construção dos dados, utilizou-se o questionário semiestruturado, elaborado via formulário do Google docs. O campo empírico foi uma instituição federal de ensino de Pernambuco. Os sujeitos foram professores de Química. Para analisar os dados utilizou-se a análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados revelaram que as principais TDs utilizadas pelos professores nas aulas remotas foram: internet, notebooks, smartphones, mesas digitalizadoras, tablets, computadores/desktop, quadros digitais. Em relação ao cotidiano dos professores, não foi possível conhecê-lo a partir de Cunha (2011), pois o distanciamento desfavoreceu a comunicação e as interações entre os pares professor-professor, professor-aluno e professor-gestão, tão necessários para a construção do cotidiano no ensino remoto professores. Quanto aos desafios para os professores de química ministrarem suas aulas, tais como: formação continuada para uso das TDs, infraestrutura, aprendizagem dos estudantes e tempo. Entre os saberes adquiridos durante as aulas remotas exemplifica-se o uso do: Google meet; Google classroom; elaboração questionários on-line; uso Instagram; gravação de PowerPoint; usar softwares de gravação e edição de vídeo; simuladores de Química; mesa digitalizadora; usar OBS studio, One Note, Whiteboard; manusear ferramentas digitais como softwares de lousas digitais; utilizar tecnologias/recursos digitais, usar plano de fundo nas telas e diferentes métodos de ensino-aprendizado.This study aimed to analyze the daily life of Chemistry teachers during remote teaching, identifying the possible difficulties faced in this period, the way in which they reconcile the daily routine with the classes, as well as pointing out which digital technologies (DTs) are used by teachers to teach remote classes. The research was qualitative in nature. For the construction of the data, a semi-structured questionnaire was used, prepared via a Google docs form. The empirical field was a federal educational institution in Pernambuco. The subjects were Chemistry teachers. To analyze the data, content analysis was used (BARDIN, 2011). The data revealed that the main DTs used by teachers in remote classes were: internet, notebooks, smartphones, digitizing tables, tablets, computers/desktop, digital whiteboards. Regarding the daily life of teachers, it was not possible to know it, as the distance did not favor communication and interactions between teacher-teacher, teacher-student and teacher-management pairs, which are so necessary for the construction of daily life in remote teaching. . As for the challenges for chemistry teachers to teach their classes, such as: continuing education for the use of DTs, infrastructure, student learning and time. Among the knowledge acquired during remote classes is exemplified: Google meet; Google classroom; preparation of online questionnaires; I use Instagram; PowerPoint recording; use video recording and editing software; chemistry simulators; digitizing table; use OBS studio, One Note, Whiteboard; handle digital tools such as digital whiteboard software; using digital technologies/resources, using screen backgrounds and different teaching-learning methods.63 p.APPLE COMPUTER. Apple classrooms of tomorrow: philosophy and structure and what´s happening where. Cupertino: Apple Computer, 1991. ARRUDA, G.Q. de; SILVA, J. S.R da; Bezerra, M.A.D. O uso da tecnologia e as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos em meio a pandemia. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69162 Acesso em: mar. 2021. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017. 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Cotidiano docente
Aulas remotas
Tecnologias digitais
Saberes docentes
Professores de Química
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Tecnologias digitais
Saberes docentes
Professores de Química
description Este estudo teve como objetivo analisar o cotidiano dos professores de Química durante o ensino remoto, identificando as possíveis dificuldades enfrentadas nesse período, o modo como conciliam a rotina diária com as aulas, bem como apontar quais as tecnologias digitais (TDs) foram utilizadas pelos professores para ministrar aulas remotas. A pesquisa foi de natureza qualitativa. Para a construção dos dados, utilizou-se o questionário semiestruturado, elaborado via formulário do Google docs. O campo empírico foi uma instituição federal de ensino de Pernambuco. Os sujeitos foram professores de Química. Para analisar os dados utilizou-se a análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados revelaram que as principais TDs utilizadas pelos professores nas aulas remotas foram: internet, notebooks, smartphones, mesas digitalizadoras, tablets, computadores/desktop, quadros digitais. Em relação ao cotidiano dos professores, não foi possível conhecê-lo a partir de Cunha (2011), pois o distanciamento desfavoreceu a comunicação e as interações entre os pares professor-professor, professor-aluno e professor-gestão, tão necessários para a construção do cotidiano no ensino remoto professores. Quanto aos desafios para os professores de química ministrarem suas aulas, tais como: formação continuada para uso das TDs, infraestrutura, aprendizagem dos estudantes e tempo. Entre os saberes adquiridos durante as aulas remotas exemplifica-se o uso do: Google meet; Google classroom; elaboração questionários on-line; uso Instagram; gravação de PowerPoint; usar softwares de gravação e edição de vídeo; simuladores de Química; mesa digitalizadora; usar OBS studio, One Note, Whiteboard; manusear ferramentas digitais como softwares de lousas digitais; utilizar tecnologias/recursos digitais, usar plano de fundo nas telas e diferentes métodos de ensino-aprendizado.
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