O alimento como elo: uma análise da relação entre seres humanos e divindades a partir do candomblé, do catolicismo e dos adventistas mediada pelo comer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Anna Caroline Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rufino, Evelin Maria, https://lattes.cnpq.br/8922603214391552, https://orcid.org/0009-0001-1508-8514, https://orcid.org/0009-0004-2532-6469, http://lattes.cnpq.br/1815971332047692, https://lattes.cnpq.br/4461529831250101, Andrade, Luciana Teixeira dos Santos, Nascimento, Manuella de Araújo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1083
Resumo: Pensar o alimento não só como objeto que nutre biologicamente o corpo humano,mas como um objeto que além de fazer parte das culturas dos povos, tambémcompõe no processo de sua construção, seja por meio da criação de laços entre osindivíduos ou até mesmo das pessoas com seres inanimados e divinos, também éum papel primordial do alimento. O alimento é, nesse caso, a própria cultura.Partindo desse pressuposto, baseado na análise da observação do objeto enquantosuas utilidades biológicas e seus significados religiosos, foi possível identificá-locomo instrumento de grande poder dentro das diversas sociedades, seja do pontode vista econômico ou sociocultural, onde pode servir tanto de ponte direta ouindireta com o divino, como, e principalmente funcionando como “estreitador” delaços entre os indivíduos que integram determinados espaços comunitários, sendoneste trabalho observados, os espaços de cultos religiosos, da Igreja CatólicaApostólica Romana, do Terreiro de Candomblé de Nação Ketu, o Ylê Asé SangoAyrá Ibona e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
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O alimento é, nesse caso, a própria cultura.Partindo desse pressuposto, baseado na análise da observação do objeto enquantosuas utilidades biológicas e seus significados religiosos, foi possível identificá-locomo instrumento de grande poder dentro das diversas sociedades, seja do pontode vista econômico ou sociocultural, onde pode servir tanto de ponte direta ouindireta com o divino, como, e principalmente funcionando como “estreitador” delaços entre os indivíduos que integram determinados espaços comunitários, sendoneste trabalho observados, os espaços de cultos religiosos, da Igreja CatólicaApostólica Romana, do Terreiro de Candomblé de Nação Ketu, o Ylê Asé SangoAyrá Ibona e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.Thinking about food is not just an object that biologically nourishes the human body,but an object that, in addition to being part of the cultures of peoples. also composesthe construction of these, whether through the creation of processes between ourseven people with inanimate beings, divine is also a primordial role of food. Food is, inthis case, the culture itself. Starting from this society, whether diversified, while itsbiological utilities and meanings can be identified - as an instrument of great powerwithin the sociocultural ones from the economic point of view, a direct or indirectbridge with the divine work, as, and mainly functioning as a "star" among theapostolic ones, being part of some community spaces, with the work observed in thiswork, the spaces of religious cults of the Roman Catholic Church, the CandombléTerreiro de Nação Ketu, the Ylê Asé Sango Ayrá Ibona and the Seventh-dayAdventist Church29p.ALVES, Christiane, OLIVEIRA, Gabriela, CURY, Leandro e MENDES, Mariana.Acomida e o sagrado - O alimento que satisfaz o corpo e o espírito- 2006BORCHARDT, EDUARDO. Martim Lutero e a Crítica ao Comércio e à Usura:Uma Construção à Visão Protestante do Capitalismo, Vitória, 2010. 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