O alimento como elo: uma análise da relação entre seres humanos e divindades a partir do candomblé, do catolicismo e dos adventistas mediada pelo comer
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1083 |
Resumo: | Pensar o alimento não só como objeto que nutre biologicamente o corpo humano,mas como um objeto que além de fazer parte das culturas dos povos, tambémcompõe no processo de sua construção, seja por meio da criação de laços entre osindivíduos ou até mesmo das pessoas com seres inanimados e divinos, também éum papel primordial do alimento. O alimento é, nesse caso, a própria cultura.Partindo desse pressuposto, baseado na análise da observação do objeto enquantosuas utilidades biológicas e seus significados religiosos, foi possível identificá-locomo instrumento de grande poder dentro das diversas sociedades, seja do pontode vista econômico ou sociocultural, onde pode servir tanto de ponte direta ouindireta com o divino, como, e principalmente funcionando como “estreitador” delaços entre os indivíduos que integram determinados espaços comunitários, sendoneste trabalho observados, os espaços de cultos religiosos, da Igreja CatólicaApostólica Romana, do Terreiro de Candomblé de Nação Ketu, o Ylê Asé SangoAyrá Ibona e da Igreja Adventista do Sétimo Dia. |
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O alimento é, nesse caso, a própria cultura.Partindo desse pressuposto, baseado na análise da observação do objeto enquantosuas utilidades biológicas e seus significados religiosos, foi possível identificá-locomo instrumento de grande poder dentro das diversas sociedades, seja do pontode vista econômico ou sociocultural, onde pode servir tanto de ponte direta ouindireta com o divino, como, e principalmente funcionando como “estreitador” delaços entre os indivíduos que integram determinados espaços comunitários, sendoneste trabalho observados, os espaços de cultos religiosos, da Igreja CatólicaApostólica Romana, do Terreiro de Candomblé de Nação Ketu, o Ylê Asé SangoAyrá Ibona e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.Thinking about food is not just an object that biologically nourishes the human body,but an object that, in addition to being part of the cultures of peoples. also composesthe construction of these, whether through the creation of processes between ourseven people with inanimate beings, divine is also a primordial role of food. Food is, inthis case, the culture itself. Starting from this society, whether diversified, while itsbiological utilities and meanings can be identified - as an instrument of great powerwithin the sociocultural ones from the economic point of view, a direct or indirectbridge with the divine work, as, and mainly functioning as a "star" among theapostolic ones, being part of some community spaces, with the work observed in thiswork, the spaces of religious cults of the Roman Catholic Church, the CandombléTerreiro de Nação Ketu, the Ylê Asé Sango Ayrá Ibona and the Seventh-dayAdventist Church29p.ALVES, Christiane, OLIVEIRA, Gabriela, CURY, Leandro e MENDES, Mariana.Acomida e o sagrado - O alimento que satisfaz o corpo e o espírito- 2006BORCHARDT, EDUARDO. Martim Lutero e a Crítica ao Comércio e à Usura:Uma Construção à Visão Protestante do Capitalismo, Vitória, 2010. Monografia(Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia do Centro deCiências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo. 2010CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014. EYN, Cido de Oxum. Acaçá, onde tudo começou. São Paulo: Editora Arx, 2002.FACHIN, Patrícia e JUNGUE, Márcia. Alimento: fornecedor da vida. IHU- Ed. 305,2009 FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe. Comida: uma história. tradução de VeraJoscelyn. – Rio de Janeiro: Record, 2004. FERRARI, Evandro Sérgio. A Relação do Judaísmo e do Cristianismo com osHábitos Alimentares: Uma Construção Histórica, 2018. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica- Teoria da ciênciae iniciação à pesquisa. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2002. 14Instituto Federal de Pernambuco. Campus Cabo de Santo Agostinho. Curso de Tecnologia emGastronomia. 5 de maio de 2023. LINDBERG, Carter. História da Reforma: Um dos acontecimentos maisimportantes da história do cristianismo em uma narrativa clara e envolvente.Thomas Nelson Brasil, 2017. LUTERO, Martinho. Martinho Lutero: uma coletânea de escritos. SociedadeReligiosa Edições Vida Nova, 2017. MARTINS, Lucas Collito; DA SILVA, Jefferson Olivatto. Comida de santo: Cosmologia, identidade e simbolismo em cozinhas afrodescendentes. Amazônica-Revista de Antropologia, v. 8, n. 1, p. 244-250, 2016. MIRANDA, Augusto. Dicionário 2001 do homem moderno. v. 1-4, 5° edição, 4v.São Paulo, Egéria, 1976 MISSAL ROMANO RESTAURADO POR DECRETO DO CONCÍLIO ECUMÊNICOVATICANO II, PROMULGADO PELA AUTORIDADE DE PAULO VI E REVISTOPOR MANDADO DO PAPA JOÃO PAULO II. Tradução portuguesa para o Brasil daseparata da terceira edição típica preparada sob os cuidados da Congregação parao Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. ROMA, 2002. PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. 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