O tecer das memórias: os desenhos das paisagens infantis nos espaços públicos de brincar na cidade de Igarassu – PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Laís Lira Veloso de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1107
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.º ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último, realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos, despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante neste meio. As questões investigativas que balizam o nosso estudo são: Como as crianças percebem e concebem a paisagem? Há relação entre a paisagem e o brincar? Qual é o papel da memória na construção da paisagem para crianças? Por meio dos resultados obtidos, pudemos concluir que existem diversas formas de representação da paisagem e do lugar de brincar dentro de um mesmo espaço, onde os indivíduos percebem e concebem o espaço geográfico a partir de suas vivências. Nas análises dos desenhos, percebemos que as crianças dão destaque às suas territorialidades nos espaços públicos de brincar, e sempre dão visibilidade aos seus espaços de brincar, até mesmo quando esses lugares possuem espaços para o lazer dos adultos. Assim, os espaços e as paisagens representadas pelos estudantes do 5.° ano são as suas ruas, a praça, o campo de futebol e o Sítio Histórico da cidade de Igarassu.
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spelling 2023-11-27T20:08:58Z2023-11-27T20:08:58Z2023-08-04FARIAS, Laís Lira Veloso de. O tecer das memórias: os desenhos das paisagens infantis nos espaços públicos de brincar na cidade de Igarassu - PE. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1107Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.º ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último, realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos, despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante neste meio. As questões investigativas que balizam o nosso estudo são: Como as crianças percebem e concebem a paisagem? Há relação entre a paisagem e o brincar? Qual é o papel da memória na construção da paisagem para crianças? Por meio dos resultados obtidos, pudemos concluir que existem diversas formas de representação da paisagem e do lugar de brincar dentro de um mesmo espaço, onde os indivíduos percebem e concebem o espaço geográfico a partir de suas vivências. Nas análises dos desenhos, percebemos que as crianças dão destaque às suas territorialidades nos espaços públicos de brincar, e sempre dão visibilidade aos seus espaços de brincar, até mesmo quando esses lugares possuem espaços para o lazer dos adultos. Assim, os espaços e as paisagens representadas pelos estudantes do 5.° ano são as suas ruas, a praça, o campo de futebol e o Sítio Histórico da cidade de Igarassu.This research aims to understand the play landscape of 5th-grade children at the Municipal School Vereador José Francisco Ferreira in the municipality of Igarassu – PE. In this sense, through the assumptions established by Childhood Geography, we recognize the need to explore public spaces for these childhoods' play from their perspectives. Viewing drawing as one of the main forms of expression in childhood, we used activities with affective maps to analyze the places and landscapes of children's play, as well as to understand their spatial and cartographic notions through geographic literacy and cartographic literacy. The methodology used in this study is characterized as qualitative and participatory, divided into three phases: the first phase consists of understanding the children's concept of landscape and its components, both natural and urban; in the second phase, we work on the landscape from the perspective of movement and feeling through play; finally, we conducted semistructured interviews to understand the meanings and resignifications of the represented places. Place and landscape work together, arousing the feeling of belonging of the individual to their lived space, creating memories that are woven into the social and cultural construction of each active individual in this environment. The investigative questions that guide our study are: How do children perceive and conceive the landscape? Is there a relationship between landscape and play? What is the role of memory in the construction of the landscape for children? Based on the results obtained, we could conclude that there are various forms of representation of the landscape and the play space within the same area, where individuals perceive and conceive the geographical space based on their experiences. In the analysis of the drawings, we noticed that children emphasize their territorialities in public play spaces, always giving visibility to their play spaces, even when these places have areas for adult leisure. Thus, the spaces and landscapes represented by the 5th-grade students are their streets, the square, the soccer field, and the Historical Site of the city of Igarassu.65 p.ALVES, A. O.; SOUZA, M. Ítala A. A geografia nos anos iniciais: a leitura integrada da paisagem para a construção de conceitos dos conteúdos relevo-solorocha. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 277- 299, jul/dez. 2016. 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Acessado em: 19 mar. 2023.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGeografiaPaisagemEspaço públicoIgarassuO tecer das memórias: os desenhos das paisagens infantis nos espaços públicos de brincar na cidade de Igarassu – PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBezerra, Nielson da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630Braga, Clézia Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/7464113428409195Oliveira, Éder Geovani da PazLeite, Fernanda Guarany Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/2774973550914269http://lattes.cnpq.br/7902195199314415http://lattes.cnpq.br/5264754038557302Farias, Laís Lira Veloso deBrasilRecifeporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALO tecer das memórias - os desenhos das paisagens infantis nos espaços públicos de brincar na cidade de Igarassu - PE.pdfO tecer das memórias - os desenhos das paisagens infantis nos espaços públicos de brincar na cidade de Igarassu - PE.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf3657883https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1107/1/O%20tecer%20das%20mem%c3%b3rias%20-%20os%20desenhos%20das%20paisagens%20infantis%20nos%20espa%c3%a7os%20p%c3%bablicos%20de%20brincar%20na%20cidade%20de%20Igarassu%20-%20PE.pdf7a2ffc5ce3dd2bcd6599cd996a556a99MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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description Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.º ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último, realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos, despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante neste meio. As questões investigativas que balizam o nosso estudo são: Como as crianças percebem e concebem a paisagem? Há relação entre a paisagem e o brincar? Qual é o papel da memória na construção da paisagem para crianças? Por meio dos resultados obtidos, pudemos concluir que existem diversas formas de representação da paisagem e do lugar de brincar dentro de um mesmo espaço, onde os indivíduos percebem e concebem o espaço geográfico a partir de suas vivências. Nas análises dos desenhos, percebemos que as crianças dão destaque às suas territorialidades nos espaços públicos de brincar, e sempre dão visibilidade aos seus espaços de brincar, até mesmo quando esses lugares possuem espaços para o lazer dos adultos. Assim, os espaços e as paisagens representadas pelos estudantes do 5.° ano são as suas ruas, a praça, o campo de futebol e o Sítio Histórico da cidade de Igarassu.
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