Atividades experimentais nas concepções de professores de química do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Brenda Carolyne Brasileiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1310
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio requer constante reflexão e aprimoramento. Há vários estudos realizados nos últimos anos a respeito das abordagens, metodologias e recursos que podem ser utilizados na melhoria do processo ensino-aprendizagem de Química. A experimentação é um recurso importante para o ensino-aprendizagem. Pois, além de relacionar a teoria com a prática, atividades experimentais permitem que o estudante participe ativamente do processo de ensino-aprendizagem, não apenas recebendo o conhecimento de forma passiva. Portanto, buscamos investigar concepções de professores sobre atividades experimentais de Química no Ensino Médio, além de identificar as contribuições e dificuldades referentes a utilização da experimentação no ensino de Química. Para isto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com sete professores que ministram, ou já ministraram aulas de Química no Ensino Médio, em escolas de Rede Estadual, localizadas no Cabo de Santo Agostinho/PE. Para a qual os dados foram coletados através de um questionário misto, por meio da plataforma Google Forms, e analisados pelo método de análise de conteúdo, a partir de categorias definidas à priori. Os resultados obtidos nesta pesquisa, evidenciam a importância e eficácia da experimentação como recurso didático facilitador no ensino-aprendizagem de Química. Os professores participantes expressaram que, apesar das dificuldades que enfrentam para a realização de atividades experimentais, a experimentação auxilia consideravelmente, tanto a ampliar o conhecimento dos estudantes, quanto a desenvolver nos estudantes a capacidade de investigar, compreender e assimilar melhor os conteúdos de Química. Esta pesquisa nos fez refletir que é necessário o desejo de evoluir e adequar-se às demandas educacionais, atendendo às necessidades e dificuldades dos estudantes, com diferentes métodos e recursos, como a experimentação, a qual observamos que traz grandes contribuições para o ensino-aprendizagem de Química.
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Para isto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com sete professores que ministram, ou já ministraram aulas de Química no Ensino Médio, em escolas de Rede Estadual, localizadas no Cabo de Santo Agostinho/PE. Para a qual os dados foram coletados através de um questionário misto, por meio da plataforma Google Forms, e analisados pelo método de análise de conteúdo, a partir de categorias definidas à priori. Os resultados obtidos nesta pesquisa, evidenciam a importância e eficácia da experimentação como recurso didático facilitador no ensino-aprendizagem de Química. Os professores participantes expressaram que, apesar das dificuldades que enfrentam para a realização de atividades experimentais, a experimentação auxilia consideravelmente, tanto a ampliar o conhecimento dos estudantes, quanto a desenvolver nos estudantes a capacidade de investigar, compreender e assimilar melhor os conteúdos de Química. Esta pesquisa nos fez refletir que é necessário o desejo de evoluir e adequar-se às demandas educacionais, atendendo às necessidades e dificuldades dos estudantes, com diferentes métodos e recursos, como a experimentação, a qual observamos que traz grandes contribuições para o ensino-aprendizagem de Química.The teaching-learning process of Chemistry in High School requires constant reflection and improvement. There have been several studies conducted in recent years regarding the approaches, methodologies, and resources that can be used to enhance the teaching-learning process of Chemistry. Experimentation is an important resource for teaching and learning. Besides linking theory with practice, experimental activities allow students to actively participate in the teaching-learning process, not just receiving knowledge passively. Therefore, we seek to investigate teachers' conceptions of experimental activities in High School Chemistry, as well as to identify the contributions and difficulties regarding the use of experimentation in teaching Chemistry. For this purpose, a qualitative approach research was conducted with seven teachers who teach or have taught Chemistry classes in High School, in State schools located in Cabo de Santo Agostinho/PE. Data were collected through a mixed questionnaire, via the Google Forms platform, and analyzed using content analysis method, based on predefined categories. The results obtained in this research highlight the importance and effectiveness of experimentation as a facilitating didactic resource in the teaching-learning of Chemistry. The participating teachers expressed that, despite the difficulties they face in carrying out experimental activities, experimentation considerably helps to expand students' knowledge and to develop in them the ability to investigate, understand, and better assimilate Chemistry content. This research made us reflect that there is a need for a desire to evolve and adapt to educational demands, addressing the needs and difficulties of students with different methods and resources, such as experimentation, which we observed brings significant contributions to the teaching-learning of Chemistry.50 p.ALVES, L. O Papel das Atividades Experimentais no Ensino de Química. Universo Online (UOL), 2022. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-papel-das-atividades-experimentais-no-ensino-quimica.htm. Acesso em: 26 out. 2022. ARAUJO, A. C. F. et al. Relato das dificuldades em aprender química de alunos da educação básica de uma escola pública de campina grande. 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