Educação Sexual: uma proposta de conscientização com alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fábio Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1322
Resumo: A escola tem sido um espaço essencial para a discussão sobre sexualidade, principalmente durante a adolescência. Apesar dos receios dos docentes em abordar determinados assuntos, assuntos como Infecções Sexualmente Transmissíveis e gravidez na adolescência, são recorrentes. A sexualidade é um aspecto inerente a construção humana, e atrelado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), propõem o desenvolvimento da temática de educação sexual, a partir de temas transversais. Tendo o professor como mediador desse processo de formação social. Diante disto o objetivo do presente estudo foi construir reflexões crítico-pedagógica como a inter-relação entre diferentes grupos e sujeitos de alunos do Ensino Médio a respeito da educação sexual. A atividade investigativa de natureza qualitativa, desenvolvido em na Escola de Referência em Ensino Médio Lagoa Encantada, em um grupo do 2º ano do Ensino Médio. Todos alunos participantes responderam Termo de Consentimento Livre Esclarecido, o Termo de Assentimento Livre e Esclarecimento. A atividade foi dividida em dois dias, durante aulas geminadas no mês de outubro, seguindo três etapas: a) sensibilização visual levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, assim como, rodas de conversar e conceitos estruturados sobre educação sexual; b) aplicação de questionário; c) abordagem de temas. As categorias dos dados foram analisadas no QDA Miner Lite e os gráficos confeccionados no office Excel. Como resultados um total de 27 discentes realizaram as atividades, sendo 15 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. A partir dos conceitos construídos, foi confeccionado um cartaz, que ficou exposto na Unidade de Ensino. O questionário revelou que cerca de 85%, acreditam que as mulheres podem engravidar na sua primeira relação sexual, além de cerca de 74% dos entrevistados, acreditam que a adolescente tem conhecimento sobre os métodos contraceptivos, contudo, acreditam que não iria acontecer com eles. Um total de 19 discentes (70% do total), acreditam conhecer bem as IST’s. Foi confeccionado um vídeo educativo sobre a importância das infecções sexualmente transmissíveis. A partir dos resultados acreditamos que os professores e o ambiente escolar se tornam peças chaves, para discussão e diálogo, permitindo que os adolescentes exponham seus sentimentos, dúvidas e ansiedade. Como a aplicação da atividade, podemos observar que as práticas educativasinvestigativas foram alcançadas, gerando construção de pensamento crítico dos discentes.
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A atividade investigativa de natureza qualitativa, desenvolvido em na Escola de Referência em Ensino Médio Lagoa Encantada, em um grupo do 2º ano do Ensino Médio. Todos alunos participantes responderam Termo de Consentimento Livre Esclarecido, o Termo de Assentimento Livre e Esclarecimento. A atividade foi dividida em dois dias, durante aulas geminadas no mês de outubro, seguindo três etapas: a) sensibilização visual levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, assim como, rodas de conversar e conceitos estruturados sobre educação sexual; b) aplicação de questionário; c) abordagem de temas. As categorias dos dados foram analisadas no QDA Miner Lite e os gráficos confeccionados no office Excel. Como resultados um total de 27 discentes realizaram as atividades, sendo 15 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. A partir dos conceitos construídos, foi confeccionado um cartaz, que ficou exposto na Unidade de Ensino. O questionário revelou que cerca de 85%, acreditam que as mulheres podem engravidar na sua primeira relação sexual, além de cerca de 74% dos entrevistados, acreditam que a adolescente tem conhecimento sobre os métodos contraceptivos, contudo, acreditam que não iria acontecer com eles. Um total de 19 discentes (70% do total), acreditam conhecer bem as IST’s. Foi confeccionado um vídeo educativo sobre a importância das infecções sexualmente transmissíveis. A partir dos resultados acreditamos que os professores e o ambiente escolar se tornam peças chaves, para discussão e diálogo, permitindo que os adolescentes exponham seus sentimentos, dúvidas e ansiedade. Como a aplicação da atividade, podemos observar que as práticas educativasinvestigativas foram alcançadas, gerando construção de pensamento crítico dos discentes.School is currently an essential space for discussing sexuality, especially during adolescence. Despite the teachers' fears in addressing certain issues, subjects such as Sexually Transmitted Infections and teenage pregnancy are recurrent. Sexuality is an inherent aspect of human construction, and linked to the National Curriculum Parameters (PCN's), propose the development of the theme of sexual education, from - cross-cutting themes. Having the teacher as a mediator of this process of social formation. Given this, the aim of the present study was to build critical-pedagogical reflections as the interrelationship between different groups and subjects of high school students regarding sex education. The investigative activity of qualitative nature, developed in the School of Reference in High School Lagoa Encantada, in a group of the 2nd year of High School. All participating students answered the Free Informed Consent Form, as well as the Free Informed Consent Form. The activity was conducted into two days, during twin classes in October, following three stages: a) visual sensitization survey of students' prior knowledge, as well as conversation wheels and structured concepts on sex education; b) application of questionnaire; c) approach of themes. The categories of the data were analyzes in QDA Miner Lite and the graphs made in Office Excel. As results a total of 27 students accomplished the activities, being 15 male and 12 female. A poster was confectioned from the concepts built, which was displayed in the Teaching Unit. The questionnaire revealed that about 85%, believe that women can get pregnant in their first sexual intercourse, besides about 74% of the interviewees, believe that the adolescent has knowledge about contraceptive methods, however, they believe that it would not happen with them. A total of 19 students (70% of the total), believe they know well the STIs. An educational video was confectioned about the importance of sexually transmitted infections. From the results, we believe that teachers and the school environment become key elements for discussion and dialogue, allowing adolescents to expose their feelings, doubts and anxiety. As the application of the activity, we can observe that the educational-investigative practices were achieved, generating construction of critical thinking of the students.35 p.ALTMANN, H. Orientação Sexual nos Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Estudos Feministas, 2001. ALTMANN, H. A sexualidade adolescente como foco de investimento político-social. Educação em revista. [online], v.46, p.287-310, 2007. BARCELOS, N. N. S., JACOBUCCI, D. F. C. Estratégias didáticas de educação sexual naformação de professores de Ciências e Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v.10, n.2, p.334-345, 2011. BARNET B., ARROYO C., DEVOE M., DUGGAN A. K. 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Boletim Epidemiológico - HIV Aids 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivaids-2018. Acesso em: 21 out. 2021. BUTLER, J. Problema de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. CARDONA, M., NOGUEIRA, C., VIEIRA, C., UVA, M., TAVARES, T. Guião de Educação, Género e Cidadania. Educação Pré-escolar. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2010. CARDOSO F. A, et al. Uma análise dos PCN Orientação Sexual dezoito anos depois. Cadernos de Pesquisa: pensamentos educacionais, v.11, n.28, p.211-225, 2016. CARVALHO, A. M. P et al. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: cengage learning, v. 164, 2013. DADOORIAN, D. Gravidez na adolescência: um novo olhar. Psicologia: ciência e profissão, v. 23, p. 84-91, 2003. FERREIRA, A. Desigualdades de Género no Actual Sistema Educativo Português. Coimbra: Quarteto Editora, 2002. FIGUEIRÓ, M. N. D. 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