Guia educativo para acolhimento a pessoa enlutada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/643 |
Resumo: | construir guia educativo para acolhimento de pessoas adultas enlutadas. Métodos: estudo metodológico, realizado em duas etapas subsequentes: revisão de escopo conduzida para agrupar informações sobre intervenções e recomendações para o acolhimento a pessoa adulta enlutada; desenvolvimento de guia educativo sobre acolhimento ao adulto frente ao luto. Resultados: dentre as estratégias para acolhimento a pessoa enlutada destacam-se: escuta qualificada; identificação de riscos; promoção do envolvimento familiar; promoção da religiosidade e espiritualidade, orientação para adesão à hábitos saudáveis, potencialização da autonomia, independência e responsabilidade pessoal e criação de relações interpessoais fortes. Considerações finais: o guia educativo foi desenvolvido visando sumarizar informações relativas aos benefícios da utilização da vertente acolhimento para a atuação profissional do enfermeiro, bem como a identificação de estratégias assistenciais, comportamentais e discursivas para promoção do bem-estar e construção e fortalecimento do vínculo entre o profissional e o enlutado. |
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2022-07-19T16:50:04Z2022-07-19T16:50:04Z2021-11-30SILVA, Ana Gabriella Cavalcanti ; SILVA, Cynthia Roberta Dias Torres ; ALCOFORADO, Josicleide Montenegro da Silva Guedes. Guia educativo para acolhimento a pessoa enlutada. 2022. 17 f. Artigo (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/643construir guia educativo para acolhimento de pessoas adultas enlutadas. Métodos: estudo metodológico, realizado em duas etapas subsequentes: revisão de escopo conduzida para agrupar informações sobre intervenções e recomendações para o acolhimento a pessoa adulta enlutada; desenvolvimento de guia educativo sobre acolhimento ao adulto frente ao luto. Resultados: dentre as estratégias para acolhimento a pessoa enlutada destacam-se: escuta qualificada; identificação de riscos; promoção do envolvimento familiar; promoção da religiosidade e espiritualidade, orientação para adesão à hábitos saudáveis, potencialização da autonomia, independência e responsabilidade pessoal e criação de relações interpessoais fortes. Considerações finais: o guia educativo foi desenvolvido visando sumarizar informações relativas aos benefícios da utilização da vertente acolhimento para a atuação profissional do enfermeiro, bem como a identificação de estratégias assistenciais, comportamentais e discursivas para promoção do bem-estar e construção e fortalecimento do vínculo entre o profissional e o enlutado.to build an educational guide for the reception of bereaved adults. Methods: methodological study, carried out in two subsequent stages: scoping review conducted to gather information on interventions and recommendations for the care of the bereaved adult person; development of an educational guide on welcoming adults in the face of grief. Results: among the strategies for welcoming the bereaved person, the following stand out: qualified listening; risk identification; promotion of family involvement; promotion of religiosity and spirituality, guidance for adherence to healthy habits, empowerment of autonomy, independence and personal responsibility and creation of strong interpersonal relationships. Final considerations: the educational guide was developed with the aim of summarizing information regarding the benefits of using the embracement aspect for the professional performance of nurses, as well as the identification of care, behavioral and discursive strategies to promote well-being and construction and strengthening of the bond between the professional and the mourner.17 p.ACIOLE, G.G.; BERGAMO, D.C. Cuidado à família enlutada: uma ação pública necessária. Saúde em Debate, v. 43, p. 805-818, 2019. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2019.v43n122/805-818/pt/. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014. ANDRETTA, I. et al. A entrevista motivacional no Brasil: uma revisão sistemática. Mudanças–Psicologia da Saúde, v. 22, n. 2, p. 15-21, 2014. 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CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM Tecnologia educacional. Cuidados de enfermagem Luto - acolhimento Enfermagem |
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Tecnologia educacional. Cuidados de enfermagem Luto - acolhimento Enfermagem |
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construir guia educativo para acolhimento de pessoas adultas enlutadas. Métodos: estudo metodológico, realizado em duas etapas subsequentes: revisão de escopo conduzida para agrupar informações sobre intervenções e recomendações para o acolhimento a pessoa adulta enlutada; desenvolvimento de guia educativo sobre acolhimento ao adulto frente ao luto. Resultados: dentre as estratégias para acolhimento a pessoa enlutada destacam-se: escuta qualificada; identificação de riscos; promoção do envolvimento familiar; promoção da religiosidade e espiritualidade, orientação para adesão à hábitos saudáveis, potencialização da autonomia, independência e responsabilidade pessoal e criação de relações interpessoais fortes. Considerações finais: o guia educativo foi desenvolvido visando sumarizar informações relativas aos benefícios da utilização da vertente acolhimento para a atuação profissional do enfermeiro, bem como a identificação de estratégias assistenciais, comportamentais e discursivas para promoção do bem-estar e construção e fortalecimento do vínculo entre o profissional e o enlutado. |
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2021 |
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