Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/653 |
Resumo: | A Lagoa Azul, atrativo turístico localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, detém potencial turístico para atuar na região como um dos cartões postais de eco aventura. O objetivo propor um plano de comunicação para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. Por meio da observação direta, foram identificados ruídos presentes no processo comunicacional do atrativo. A metodologia alinhada nesta observação, possibilitou realizar um diagnóstico dos principais pontos a serem abordados e inseridos no plano, utilizando de levantamento de dados, foi utilizada a ferramenta de questionário; aplicado em ambiente virtual, por meio das redes sociais das estudantes pesquisadoras. Os resultados das análises apontaram que havia inconsistências no processo comunicacional entre a instituição e os seus públicos. Portanto, conclui-se, que a efetivação desta proposta corrigiria as falhas detectadas, visto que sua assertividade em direcionar para cada ruído um programa, possa vir não só a atrair, mas também a consolidar a imagem da Lagoa Azul através do novo formato implementado para sua área comunicacional. |
id |
IFPE_ccdb7e8fe273be2f8c2e2b6f8f95d7f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpe.edu.br:123456789/653 |
network_acronym_str |
IFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-07-28T20:19:50Z2022-07-28T20:19:50Z2020-11-11AZEVÊDO, Camila Mendes Oliveira dos Santos; SANTOS, Maria Izabelly Pereira dos. Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. 2020.77f.TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2020.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/653A Lagoa Azul, atrativo turístico localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, detém potencial turístico para atuar na região como um dos cartões postais de eco aventura. O objetivo propor um plano de comunicação para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. Por meio da observação direta, foram identificados ruídos presentes no processo comunicacional do atrativo. A metodologia alinhada nesta observação, possibilitou realizar um diagnóstico dos principais pontos a serem abordados e inseridos no plano, utilizando de levantamento de dados, foi utilizada a ferramenta de questionário; aplicado em ambiente virtual, por meio das redes sociais das estudantes pesquisadoras. Os resultados das análises apontaram que havia inconsistências no processo comunicacional entre a instituição e os seus públicos. Portanto, conclui-se, que a efetivação desta proposta corrigiria as falhas detectadas, visto que sua assertividade em direcionar para cada ruído um programa, possa vir não só a atrair, mas também a consolidar a imagem da Lagoa Azul através do novo formato implementado para sua área comunicacional.A Lagoa Azul, atrativo turístico localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, detém potencial turístico para atuar na região como um dos cartões postais de eco aventura. O objetivo propor um plano de comunicação para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. Por meio da observação direta, foram identificados ruídos presentes no processo comunicacional do atrativo. A metodologia alinhada nesta observação, possibilitou realizar um diagnóstico dos principais pontos a serem abordados e inseridos no plano, utilizando de levantamento de dados, foi utilizada a ferramenta de questionário; aplicado em ambiente virtual, por meio das redes sociais das estudantes pesquisadoras. Os resultados das análises apontaram que havia inconsistências no processo comunicacional entre a instituição e os seus públicos. Portanto, conclui-se, que a efetivação desta proposta corrigiria as falhas detectadas, visto que sua assertividade em direcionar para cada ruído um programa, possa vir não só a atrair, mas também a consolidar a imagem da Lagoa Azul através do novo formato implementado para sua área comunicacional.77f.ALVES, Francineuma Gomes; COSTA, Hugo Sampaio; PERINOTTO, André Riani; Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review. v.2, n.2. Minas Gerais: Belo Horizonte, 2017. BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 9. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2003. CARDOSO, Simone da Silva; Et al. Benchmarking: ferramenta a serviço da inovação. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery [on-line]. Jul-Dez 2007. N-3. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/MjAx. Acesso em: 12 nov. 2019. CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, 3, 1985, São Paulo. Estratégias de comunicação nas empresas modernas. São Paulo: Mimeo, 1985. BRASIL. CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p. DANTAS, Monique de Andrade. Turismo e Comunicação: A dimensão do jornalismo no turismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/turismo-e-comunicacao-a-dimensao-do jornalismo-no-turismo/4871047/. Acesso em: 16 jun. 2019. BRASIL. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Ecoturismo: orientações básicas. – Brasília: Ministério do Turismo, 2008 Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_ publicacoes/Livro_Ecoturismo.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019. FANDÉ, Morto Baiém; PEREIRA, Vania Filippi Goulart Carvalho. Impactos Ambientais do turismo: um estudo sobre a percepção de moradores e turistas no Município de Paraty-RJ. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET [on-line]. Set-Dez 2014, p.1170-1178. V.18, n-3. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reget/article/view/13864. Acesso em: jun. 2019. FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambiente de aprendizagem. Revista Renole Novas Tecnologias na Educação. V.11, n.1. Universidade Rederal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629. Acesso em: 25 de setembro de 2019. ABOATÃO DOS GUARARAPES (Município). Constituição (2008). Lei Complementar nº 00002, de 2008. INSTITUI O PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES E ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A 74 SUA IMPLANTAÇÃO. Plano Diretor. Seção 5, p. 14-15. Disponível em: leismunicipais.com.br/plano-diretor-jaboatao-dos-guararapes-pe. Acesso em: 06 abr. 2017. JORNAL DO COMÉRCIO. Jaboatão lança campanha para divulgar pontos turísticos, 22 fev. 2017. Disponível em: jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2017/02/22/jaboatao lanca-campanha-para-divulgar-pontos-turisticos-271762.php. Acesso em: 15 maio. 2019. MANTOVANI, Flávia. Viajante usa rede social para escolher destino e fazer inveja nos amigos. G1, 2013. Disponível em: < http://g1.globo.com/turismo-e viagem/noticia/2013/10/viajante-usa-rede-social-para-escolher-destino-e-fazer inveja-nos-amigos.html>. Acesso em: 06, nov. de 2019. KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2009. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. LIMA, James Daivson. Lagoa Azul. 2011. Disponível em: jaboataodosguararapes.blogspot.com.br/2011/07/lagoa-azul.html. Acesso em: 06 abr. 2017. OMT. Introdução ao Turismo. São Paulo: Roca, 2001. OMT. Turismo internacional: uma perspectiva global. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2003. ONU - Organização das Nações Unidas. ONU declara 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-declara-2017-o-ano-internacional-do-turismo sustentavel-para-o-desenvolvimento/. Acesso em: 11 abr. 2019. IBGE. População no último censo: IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: ibge.gov.br/brasil/pe/jaboatao-dos-guararapes/panorama. Acesso em: 15 maio. 2019. STRUNCK, Gilberto Luiz. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Books, 2001. ZENZONE, Luiz Claudio; DIAS, Reinaldo. Marketing sustentável: valor social, econômico e mercadológico. São Paulo: Atlas, 2015.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoEco aventuraComunicaçãoJaboatão dos GuararapesLagoa azulPlano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Luciana Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393Silva, Luciana Pereira daSilva, Iraneide Pereira daLoreto, Myrna Suely Silvahttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393http://lattes.cnpq.br/2257907784859315http://lattes.cnpq.br/1672496010569879http://lattes.cnpq.br/5102726963356832Azevêdo, Camila Oliveira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9147124320184899BrasilRecifeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALPlano estratégico de comunicação e turismo uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE..pdfPlano estratégico de comunicação e turismo uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE..pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf2133969https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/653/1/Plano%20estrat%c3%a9gico%20de%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20turismo%20uma%20proposta%20para%20a%20Lagoa%20Azul%20em%20Jaboat%c3%a3o%20dos%20Guararapes%20%e2%80%93%20PE..pdf68dca57d843cdad9420583709e6f7406MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/653/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52open accessTEXTPlano estratégico de comunicação e turismo uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE..pdf.txtPlano estratégico de comunicação e turismo uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE..pdf.txtExtracted texttext/plain96684https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/653/3/Plano%20estrat%c3%a9gico%20de%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20turismo%20uma%20proposta%20para%20a%20Lagoa%20Azul%20em%20Jaboat%c3%a3o%20dos%20Guararapes%20%e2%80%93%20PE..pdf.txt19430d3908be557859ca9b2827db3c56MD53open accessTHUMBNAILPlano estratégico de comunicação e turismo uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE..pdf.jpgPlano estratégico de comunicação e turismo uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE..pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5387https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/653/4/Plano%20estrat%c3%a9gico%20de%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20turismo%20uma%20proposta%20para%20a%20Lagoa%20Azul%20em%20Jaboat%c3%a3o%20dos%20Guararapes%20%e2%80%93%20PE..pdf.jpg363344ab88ca098cabde91fb9879436aMD54open access123456789/6532023-01-25 21:44:02.291open accessoai:repositorio.ifpe.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpe.edu.br/oai/requestrepositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.bropendoar:2023-01-26T00:44:02Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE |
title |
Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE |
spellingShingle |
Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE Azevêdo, Camila Oliveira dos Santos CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO Turismo Eco aventura Comunicação Jaboatão dos Guararapes Lagoa azul |
title_short |
Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE |
title_full |
Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE |
title_fullStr |
Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE |
title_full_unstemmed |
Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE |
title_sort |
Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a lagoa azul em Jaboatão dos Guararapes – PE |
author |
Azevêdo, Camila Oliveira dos Santos |
author_facet |
Azevêdo, Camila Oliveira dos Santos http://lattes.cnpq.br/9147124320184899 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9147124320184899 |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Luciana Pereira da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6010670385029393 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Luciana Pereira da |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Iraneide Pereira da |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Loreto, Myrna Suely Silva |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6010670385029393 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2257907784859315 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1672496010569879 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5102726963356832 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevêdo, Camila Oliveira dos Santos http://lattes.cnpq.br/9147124320184899 |
contributor_str_mv |
Silva, Luciana Pereira da Silva, Luciana Pereira da Silva, Iraneide Pereira da Loreto, Myrna Suely Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
topic |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO Turismo Eco aventura Comunicação Jaboatão dos Guararapes Lagoa azul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Eco aventura Comunicação Jaboatão dos Guararapes Lagoa azul |
description |
A Lagoa Azul, atrativo turístico localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, detém potencial turístico para atuar na região como um dos cartões postais de eco aventura. O objetivo propor um plano de comunicação para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. Por meio da observação direta, foram identificados ruídos presentes no processo comunicacional do atrativo. A metodologia alinhada nesta observação, possibilitou realizar um diagnóstico dos principais pontos a serem abordados e inseridos no plano, utilizando de levantamento de dados, foi utilizada a ferramenta de questionário; aplicado em ambiente virtual, por meio das redes sociais das estudantes pesquisadoras. Os resultados das análises apontaram que havia inconsistências no processo comunicacional entre a instituição e os seus públicos. Portanto, conclui-se, que a efetivação desta proposta corrigiria as falhas detectadas, visto que sua assertividade em direcionar para cada ruído um programa, possa vir não só a atrair, mas também a consolidar a imagem da Lagoa Azul através do novo formato implementado para sua área comunicacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-28T20:19:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-28T20:19:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZEVÊDO, Camila Mendes Oliveira dos Santos; SANTOS, Maria Izabelly Pereira dos. Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. 2020.77f.TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/653 |
identifier_str_mv |
AZEVÊDO, Camila Mendes Oliveira dos Santos; SANTOS, Maria Izabelly Pereira dos. Plano estratégico de comunicação e turismo: uma proposta para a Lagoa Azul em Jaboatão dos Guararapes – PE. 2020.77f.TCC (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2020. |
url |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
ALVES, Francineuma Gomes; COSTA, Hugo Sampaio; PERINOTTO, André Riani; Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review. v.2, n.2. Minas Gerais: Belo Horizonte, 2017. BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 9. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2003. CARDOSO, Simone da Silva; Et al. Benchmarking: ferramenta a serviço da inovação. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery [on-line]. Jul-Dez 2007. N-3. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/MjAx. Acesso em: 12 nov. 2019. CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, 3, 1985, São Paulo. Estratégias de comunicação nas empresas modernas. São Paulo: Mimeo, 1985. BRASIL. CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p. DANTAS, Monique de Andrade. Turismo e Comunicação: A dimensão do jornalismo no turismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/turismo-e-comunicacao-a-dimensao-do jornalismo-no-turismo/4871047/. Acesso em: 16 jun. 2019. BRASIL. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Ecoturismo: orientações básicas. – Brasília: Ministério do Turismo, 2008 Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_ publicacoes/Livro_Ecoturismo.pdf. Acesso em: 09 jun. 2019. FANDÉ, Morto Baiém; PEREIRA, Vania Filippi Goulart Carvalho. Impactos Ambientais do turismo: um estudo sobre a percepção de moradores e turistas no Município de Paraty-RJ. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET [on-line]. Set-Dez 2014, p.1170-1178. V.18, n-3. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reget/article/view/13864. Acesso em: jun. 2019. FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambiente de aprendizagem. Revista Renole Novas Tecnologias na Educação. V.11, n.1. Universidade Rederal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629. Acesso em: 25 de setembro de 2019. ABOATÃO DOS GUARARAPES (Município). Constituição (2008). Lei Complementar nº 00002, de 2008. INSTITUI O PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES E ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A 74 SUA IMPLANTAÇÃO. Plano Diretor. Seção 5, p. 14-15. Disponível em: leismunicipais.com.br/plano-diretor-jaboatao-dos-guararapes-pe. Acesso em: 06 abr. 2017. JORNAL DO COMÉRCIO. Jaboatão lança campanha para divulgar pontos turísticos, 22 fev. 2017. Disponível em: jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2017/02/22/jaboatao lanca-campanha-para-divulgar-pontos-turisticos-271762.php. Acesso em: 15 maio. 2019. MANTOVANI, Flávia. Viajante usa rede social para escolher destino e fazer inveja nos amigos. G1, 2013. Disponível em: < http://g1.globo.com/turismo-e viagem/noticia/2013/10/viajante-usa-rede-social-para-escolher-destino-e-fazer inveja-nos-amigos.html>. Acesso em: 06, nov. de 2019. KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2009. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. LIMA, James Daivson. Lagoa Azul. 2011. Disponível em: jaboataodosguararapes.blogspot.com.br/2011/07/lagoa-azul.html. Acesso em: 06 abr. 2017. OMT. Introdução ao Turismo. São Paulo: Roca, 2001. OMT. Turismo internacional: uma perspectiva global. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2003. ONU - Organização das Nações Unidas. ONU declara 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-declara-2017-o-ano-internacional-do-turismo sustentavel-para-o-desenvolvimento/. Acesso em: 11 abr. 2019. IBGE. População no último censo: IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: ibge.gov.br/brasil/pe/jaboatao-dos-guararapes/panorama. Acesso em: 15 maio. 2019. STRUNCK, Gilberto Luiz. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Books, 2001. ZENZONE, Luiz Claudio; DIAS, Reinaldo. Marketing sustentável: valor social, econômico e mercadológico. São Paulo: Atlas, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
77f. |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Recife |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPE instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) instacron:IFPE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) |
instacron_str |
IFPE |
institution |
IFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPE |
collection |
Repositório Institucional do IFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/653/1/Plano%20estrat%c3%a9gico%20de%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20turismo%20uma%20proposta%20para%20a%20Lagoa%20Azul%20em%20Jaboat%c3%a3o%20dos%20Guararapes%20%e2%80%93%20PE..pdf https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/653/2/license.txt https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/653/3/Plano%20estrat%c3%a9gico%20de%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20turismo%20uma%20proposta%20para%20a%20Lagoa%20Azul%20em%20Jaboat%c3%a3o%20dos%20Guararapes%20%e2%80%93%20PE..pdf.txt https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/653/4/Plano%20estrat%c3%a9gico%20de%20comunica%c3%a7%c3%a3o%20e%20turismo%20uma%20proposta%20para%20a%20Lagoa%20Azul%20em%20Jaboat%c3%a3o%20dos%20Guararapes%20%e2%80%93%20PE..pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68dca57d843cdad9420583709e6f7406 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 19430d3908be557859ca9b2827db3c56 363344ab88ca098cabde91fb9879436a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorioifpe@reitoria.ifpe.edu.br |
_version_ |
1801503718067142656 |