Análise da estrutura rítmica e melódica do coco de trupé na construção do processo composicional
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1311 |
Resumo: | Esta pesquisa versa sobre o estudo do gênero musical samba de coco, praticado no município de Arcoverde, localizada no sertão do estado de Pernambuco - Brasil, e objetivou pautar uma investigação da batida rítmica e dos aspectos melódicos executados na sonoridade do coco de trupé, este um subgênero do coco. A partir das características musicais produzidas, especificamente, pelo grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, portamos os dados de elementos composicionais usados em suas canções que foram direcionadas, pelo autor desta pesquisa para suas próprias composições musicais, destinadas ao protagonismo dos instrumentos de sopro no coco de trupé, que foram executadas através da criação de um grupo instrumental em forma de grupo de câmara, cujo nome foi denominado de Maycon Nasário & o Coco Instrumental de Arcoverde. Os resultados da pesquisa revelaram que as análises das estruturas rítmicas e melódicas do samba de coco de trupé favoreceram o processo composicional para os instrumentos de sopro através das escalas musicais usadas de algumas canções do grupo Raízes de Arcoverde, que foram identificada em minhas composições para o grupo instrumental. Assim, foram mantidas várias características tradicionais, próprias desse gênero, que apresenta uma riqueza de elementos musicais podendo ser explorados por músicos e estudiosos da área de pesquisa da musicologia e etnomusicologia, para um maior aprofundamento do tema pesquisado, bem como contribuir para a manifestações artísticas de músicas brasileiras de origem populares. |
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2024-08-07T18:01:00Z2024-08-07T18:01:00Z2024-03-04https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1311Esta pesquisa versa sobre o estudo do gênero musical samba de coco, praticado no município de Arcoverde, localizada no sertão do estado de Pernambuco - Brasil, e objetivou pautar uma investigação da batida rítmica e dos aspectos melódicos executados na sonoridade do coco de trupé, este um subgênero do coco. A partir das características musicais produzidas, especificamente, pelo grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, portamos os dados de elementos composicionais usados em suas canções que foram direcionadas, pelo autor desta pesquisa para suas próprias composições musicais, destinadas ao protagonismo dos instrumentos de sopro no coco de trupé, que foram executadas através da criação de um grupo instrumental em forma de grupo de câmara, cujo nome foi denominado de Maycon Nasário & o Coco Instrumental de Arcoverde. Os resultados da pesquisa revelaram que as análises das estruturas rítmicas e melódicas do samba de coco de trupé favoreceram o processo composicional para os instrumentos de sopro através das escalas musicais usadas de algumas canções do grupo Raízes de Arcoverde, que foram identificada em minhas composições para o grupo instrumental. Assim, foram mantidas várias características tradicionais, próprias desse gênero, que apresenta uma riqueza de elementos musicais podendo ser explorados por músicos e estudiosos da área de pesquisa da musicologia e etnomusicologia, para um maior aprofundamento do tema pesquisado, bem como contribuir para a manifestações artísticas de músicas brasileiras de origem populares.This paper deals with the study of the samba de coco musical genre, which is practiced in Arcoverde, a town located in the backlands of the state of Pernambuco - Brazil. It aims to guide an investigation of the rhythmic beat and the melodic aspects performed in the sound of the coco de trupé, which is a subgenus of coco. Based on the musical characteristics produced, specifically by the group Samba de Coco Raízes de Arcoverde, we carried data on compositional elements used in their songs that were directed, by the author of this research, to his own musical compositions, intended for the protagonism of wind instruments in the sound of the coco de trupé, which were performed through the creation of an instrumental group in the form of a chamber group, whose name was called Maycon Nasário & o Coco Instrumental de Arcoverde. The results revealed that the rhythmic and melodic structures of samba de coco de trupé favored the compositional process for wind instruments through the musical scales used in some songs by the group Raízes de Arcoverde, which were identified in my compositions for the instrumental group.Thus, several traditional characteristics, typical of this genre, were maintained, which presents a wealth of musical elements that can be explored by musicians and scholars in the research area of musicology and ethnomusicology, for a greater depth of the researched topic, as well as contributing to artistic manifestations of popular Brazilian music.138f.A raiz do amor. Direção e roteiro: Marcia Paraíso. Plural filmes. 26 min. Disponível em https://youtu.be/02GKNwe5-98. Acesso em: 21 Nov. 2021. ALVES, Luciano. Escalas para Improvisação. 2ª ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1998. ANDRADE, Mário. Dicionário musical brasileiro. São Paulo: Itatiaia. 1989. ANTONIO, Adolfo. 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Uma Viagem cultural a Arcoverde: Vivência no Samba de Coco Trupé. Cordeiro Audiovisual (68 min.) Direção e roteiro: Ney Mendes e Hiago Cordeiro. Documentário: Excursão Virtual Uma Viagem a Arcoverde O Portal do Sertão Pernambucano. Disponível em: https://youtu.be/bYeukzh05Hw. Acesso em: 24 Nov. 2021.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsica instrumentalCultura popularComposição musicalAnálise da estrutura rítmica e melódica do coco de trupé na construção do processo composicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNóbrega, Evandro Sampaio dahttp://lattes.cnpq.br/6954618438550710Silva, Philipe Moreira SalesArruda, Lucas Oliveira de Mourahttp://lattes.cnpq.br/8971468679260500http://lattes.cnpq.br/2704239030432120http://lattes.cnpq.br/0890008834973335Barros, Maycon Nasário deBrasilBelo Jardimporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALAnálise da estrutura rítmica e melódica do coco de trupé na construção do processo composicional.pdfAnálise da estrutura rítmica e melódica do coco de trupé na construção do processo composicional.pdfapplication/pdf25761567https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1311/1/An%c3%a1lise%20da%20estrutura%20r%c3%adtmica%20e%20mel%c3%b3dica%20do%20coco%20de%20trup%c3%a9%20na%20constru%c3%a7%c3%a3o%20do%20processo%20composicional.pdffdc3d2f275a98938aa055c8008af966dMD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Esta pesquisa versa sobre o estudo do gênero musical samba de coco, praticado no município de Arcoverde, localizada no sertão do estado de Pernambuco - Brasil, e objetivou pautar uma investigação da batida rítmica e dos aspectos melódicos executados na sonoridade do coco de trupé, este um subgênero do coco. A partir das características musicais produzidas, especificamente, pelo grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, portamos os dados de elementos composicionais usados em suas canções que foram direcionadas, pelo autor desta pesquisa para suas próprias composições musicais, destinadas ao protagonismo dos instrumentos de sopro no coco de trupé, que foram executadas através da criação de um grupo instrumental em forma de grupo de câmara, cujo nome foi denominado de Maycon Nasário & o Coco Instrumental de Arcoverde. Os resultados da pesquisa revelaram que as análises das estruturas rítmicas e melódicas do samba de coco de trupé favoreceram o processo composicional para os instrumentos de sopro através das escalas musicais usadas de algumas canções do grupo Raízes de Arcoverde, que foram identificada em minhas composições para o grupo instrumental. Assim, foram mantidas várias características tradicionais, próprias desse gênero, que apresenta uma riqueza de elementos musicais podendo ser explorados por músicos e estudiosos da área de pesquisa da musicologia e etnomusicologia, para um maior aprofundamento do tema pesquisado, bem como contribuir para a manifestações artísticas de músicas brasileiras de origem populares. |
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