Cálculo da distância percorrida em um sistema de monitoramento em tempo real dos trens da Região Metropolitana do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Izavan dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Viana, Marcelo Tavares, http://lattes.cnpq.br/0606642931395879, 123.255.244-50, 787.523.538-34, http://lattes.cnpq.br/1434113054508078, http://lattes.cnpq.br/7827551779361772, Pereira, Steffano Xavier, Machado, Moacir Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1092
Resumo: O Sistema de Transporte Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife é de grande importância para o deslocamento dos seus munícipes. O Sistema RailBee surgiu como um Sistema telemétrico dinâmico e autônomo que utiliza uma rede de sensores sem fio e sistemas eletrônicos embarcados. O RailBee realiza o monitoramento estratégico dos trens da Região Metropolitana do Recife com a finalidade de melhorar os serviços prestados aos seus usuários. Dessa forma, o Grupo de Pesquisa desenvolve novas tecnologias para auxiliar no monitoramento dos trens e contribuir com o avanço do setor metroferroviário. Dentre os módulos que compõem o RailBee destaca-se o Módulo Acelerômetro RailBee. O referido módulo é umdispositivo de caráter inovador o qual é composto por sensores inerciais. Os sensores inerciais captam as informações dos trens e, através da aplicação de algoritmos no seu software, torna possível obter a aceleração, orientação, inclinação, posição e distância percorrida pelo trem na via férrea. Essas informações são enviadas, por meio do Sistema Telemétrico RailBee até o Centro de Controle Operacional. No Centro de Controle os dados são visualizados pelos controladores de tráfego, técnicos e engenheiros. O Sistema Telemétrico RailBee vai possibilitar que as decisões estratégicas dos funcionários do Sistema de Transporte Metroferroviário ocorram de forma mais rápida e segura.
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spelling 2023-11-17T00:00:56Z2023-11-17T00:00:56Z2023-09-28CORREIA, Izavan dos Santos; PEREIRA, Steffano Xavier; VIANA, Marcelo Tavares; MACHADO, Moacir Martins; SANTOS, Henrique Correia Torres; ARAÚJO, Rômulo César Carvalho de. Cálculo da dinâmica percorrida em um sistema de monitoramento em tempo real dos trens da Região Metropolitana do Recife. 2023. 7 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1092O Sistema de Transporte Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife é de grande importância para o deslocamento dos seus munícipes. O Sistema RailBee surgiu como um Sistema telemétrico dinâmico e autônomo que utiliza uma rede de sensores sem fio e sistemas eletrônicos embarcados. O RailBee realiza o monitoramento estratégico dos trens da Região Metropolitana do Recife com a finalidade de melhorar os serviços prestados aos seus usuários. Dessa forma, o Grupo de Pesquisa desenvolve novas tecnologias para auxiliar no monitoramento dos trens e contribuir com o avanço do setor metroferroviário. Dentre os módulos que compõem o RailBee destaca-se o Módulo Acelerômetro RailBee. O referido módulo é umdispositivo de caráter inovador o qual é composto por sensores inerciais. Os sensores inerciais captam as informações dos trens e, através da aplicação de algoritmos no seu software, torna possível obter a aceleração, orientação, inclinação, posição e distância percorrida pelo trem na via férrea. Essas informações são enviadas, por meio do Sistema Telemétrico RailBee até o Centro de Controle Operacional. No Centro de Controle os dados são visualizados pelos controladores de tráfego, técnicos e engenheiros. O Sistema Telemétrico RailBee vai possibilitar que as decisões estratégicas dos funcionários do Sistema de Transporte Metroferroviário ocorram de forma mais rápida e segura.The Metrorail Transport System of the Metropolitan Region of Recife is of great importance for the transportation of its citizens. The RailBee System emerged as a dynamic and autonomous telemetry system, and it is composed of a network of wireless sensors and embedded electronic systems. RailBee performs the strategic monitoring of trains in the Metropolitan Region of Recife in order to improve the services provided to its users. Thus, our research group develops new technologies to assist in the monitoring of trains and contribute to the advancement of the metro- railway sector. Among the modules that make up RailBee, the RailBee Accelerometer Module stands out. This module is an innovative device composed of inertial sensors. Inertial sensors capture information from trains and, through the application of algorithms in their software, they make it possible to obtain information on the acceleration, orientation, inclination, position and distance traveled by the train on the railroad. This information is sent, through the RailBee Telemetric System, to the Operational Control Center. In the Control Center the data is visualized by traffic controllers, technicians and engineers. The RailBee Telemetric System will enable the strategic decisions of employees of the Metrorail Transport System to take place more quickly and safely.7 p.COSTA, Jorge. Plano de Vias Sinalizadas e Sequência de Códigos do ATC - Linha Sul 31/05/2004 (documento interno). Documento produzido pela empresa Alstom para a CBTU/METROREC STU-REC; armazenado no arquivo técnico do Centro de Controle Operacional do Metrô do Recife. ESTEVES, Eduardo. Apontamentos de Estatística. Departamento de Engenharia Alimentar Escola Superior de Tecnologia, Universidade de Algarve. Versão 2.7, Pág. 18, Faro, fev. 2007. Disponível em: https://silo.tips/download/apontamentos-de- estatistica. Acesso em: 03 jul. 2020. FARIAS, Ana. Fundamentos de Estatística Aplicada. Universidade Federal Fluminense. P. 24, dez. 2016. Disponível em: https://web.archive.org/web/20161213092956/http://www.professores.uff.br/anafarias /images/stories/meusarquivos/get00116-I-0.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020. GORARD, Stephen. Revisiting a 90 year old Debate: The Advantages of the Mean Deviation. Department of Educational Studies, University of York. Disponível em: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00003759.htm. Acesso em: 04 jun. 2020. MATOS, Maria. Erro e Tratamento de Dados Analíticos. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/nupis/files/2012/03/aula-2-Erro- e-tratamento-de-dados-Quimica-Analitica-IV-Curso-Farmácia-2012.1.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020. PEREIRA, Steffano; ARAÚJO, Rômulo. Desenvolvimento de módulos das estações móveis para aplicação ao sistema telemétrico RailBee. In: Engenharia Elétrica e de Computação: Atividades Relacionadas com o Setor Científico e Tecnológico 3. 1. ed. Ponta Grossa-PR: Editora Atena, 2020. cap. 5, p. 49–62. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/42571. Acesso em: 08 out. 2020. TRIOLA, Mario. Introdução à estatística. 10a edição. Tradução: Vera Regina Lima de Farias. Rio de Janeiro: LTC, 2005.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICODesenvolvimento de softwareTransporte MetroferroviárioRailBeeSistema telemétrico dinâmicoAcelerômetroCálculo da distância percorrida em um sistema de monitoramento em tempo real dos trens da Região Metropolitana do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSantos, Henrique Correia Torreshttp://lattes.cnpq.br/1664284153985134Araújo, Rômulo César Carvalho deGuedes, Paulo Abadiehttp://lattes.cnpq.br/7079843148914551http://lattes.cnpq.br/2543620368514830http://lattes.cnpq.br/6528689009188266Correia, Izavan dos SantosViana, Marcelo Tavareshttp://lattes.cnpq.br/0606642931395879123.255.244-50787.523.538-34http://lattes.cnpq.br/1434113054508078http://lattes.cnpq.br/7827551779361772Pereira, Steffano XavierMachado, Moacir MartinsBrasilRecifeporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALCÁLCULO DA DISTÂNCIA PERCORRIDA EM UM SISTEMA DE MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DOS TRENS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.pdfCÁLCULO DA DISTÂNCIA PERCORRIDA EM UM SISTEMA DE MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DOS TRENS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.pdfArtigoapplication/pdf357333https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1092/1/C%c3%81LCULO%20DA%20DIST%c3%82NCIA%20PERCORRIDA%20EM%20UM%20SISTEMA%20DE%20MONITORAMENTO%20EM%20TEMPO%20REAL%20DOS%20TRENS%20DA%20REGI%c3%83O%20METROPOLITANA%20DO%20RECIFE.pdf36ecf1636782fd8835e036a265ac41eeMD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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