Estudo da influência de sequências termomecânicas nas propriedades mecânicas do aço ARBL API 5l x80.

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Autor(a) principal: Oliveira, Deisiane Santos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1046
Resumo: Com a necessidade de se projetar novos aços para uso em sistemas dutoviários, surgiu o desenvolvimento dos aços de Alta Resistência e Baixa Liga (ARBL), onde, entre eles, temos o API 5L X80, um aço amplamente utilizado na fabricação de tubulações para linhas de transmissão de petróleo e gás natural no Brasil. Neste trabalho, foi estudado o efeito de sequências termomecânicas nas propriedades mecânicas deste aço. Para isto, amostras foram cortadas e, com elas, foram realizadas três rotas termomecânicas (aquecimento → laminação → resfriamento em água). Após aquecimento até 950 ºC para austenitização do aço e permanência nesta temperatura durante 15 minutos, as amostras foram laminadas, alcançando redução de espessura de 10%, 15% e 20%. Em seguida, as amostras foram resfriadas bruscamente em água à temperatura ambiente, realizando, assim, o tratamento de têmpera. Após isso, foram fabricados os corpos de prova para realização de ensaio de tração nas amostras das 3 rotas termomecânicas e do material na condição de “como recebido”. Depois do tratamento dos dados, observou-se que, dentre as três rotas, a Rota 1 foi a que apresentou maiores valores de limite de escoamento e limite de resistência. Já a Rota 3, dentre as três rotas realizadas, foi a que apresentou um maior valor de deformação específica. No geral, as amostras de todas as rotas realizadas apresentaram melhorias em suas propriedades mecânicas se comparadas às amostras do material como recebido. Assim, as sequências termomecânicas realizadas se mostraram como um bom caminho para a modificação/melhoria de propriedades mecânicas do aço API 5L X80.
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Após aquecimento até 950 ºC para austenitização do aço e permanência nesta temperatura durante 15 minutos, as amostras foram laminadas, alcançando redução de espessura de 10%, 15% e 20%. Em seguida, as amostras foram resfriadas bruscamente em água à temperatura ambiente, realizando, assim, o tratamento de têmpera. Após isso, foram fabricados os corpos de prova para realização de ensaio de tração nas amostras das 3 rotas termomecânicas e do material na condição de “como recebido”. Depois do tratamento dos dados, observou-se que, dentre as três rotas, a Rota 1 foi a que apresentou maiores valores de limite de escoamento e limite de resistência. Já a Rota 3, dentre as três rotas realizadas, foi a que apresentou um maior valor de deformação específica. No geral, as amostras de todas as rotas realizadas apresentaram melhorias em suas propriedades mecânicas se comparadas às amostras do material como recebido. Assim, as sequências termomecânicas realizadas se mostraram como um bom caminho para a modificação/melhoria de propriedades mecânicas do aço API 5L X80.With the need to design new steels for use in pipeline systems, the development of High Strength Low Alloy (HSLA) arose, where, among them, we have API 5L X80, a steel widely used in the manufacture of pipelines for oil and natural gas transmission lines in Brazil. In this work, the effect of thermomechanical sequences on the mechanical properties of this steel was studied. For this, samples were cut and, with them, three thermomechanical routes were carried out (heating → lamination → cooling in water). After heating up to 950 ºC to austenitize the steel and remaining at this temperature for 15 minutes, the samples were laminated, achieving a reduction of thickness of 10%, 15% and 20%. Then, the samples were abruptly cooled in water at room temperature, thus carrying out the tempering treatment. After that, the specimens were manufactured to carry out tensile tests on the samples from the 3 thermomechanical routes and the material in the condition of “as received.” After processing the data, it was observed that, among the three routes, Route 1 was the one that presented the highest values of yield strength and resistance limit. Route 3, on the other hand, among the three routes performed, was the one that presented the highest specific deformation value. In general, the samples of all routes performed showed improvements in their mechanical properties when compared to the samples of the material as received. Thus, the thermomechanical sequences performed proved to be a good way to modify/improve the mechanical properties of API 5L X80 steel.51f.ANP, Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Rio de janeiro, 2020. ANTONINO, T. de S.. 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Guaratinguetá - SP, 2015.An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICAAço API 5L X80Propriedades mecânicasRotas termomecânicasEstudo da influência de sequências termomecânicas nas propriedades mecânicas do aço ARBL API 5l x80.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAntonino, Tiago de Sousahttp://lattes.cnpq.br/4597843122900471Antonino, Tiago de SousaGuimarães, Pablo BatistaSilva, Éverton Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/4597843122900471http://lattes.cnpq.br/8113458651532118http://lattes.cnpq.br/5705328590625322http://lattes.cnpq.br/4801106859102656Oliveira, Deisiane Santos deBrasilRecifeporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALESTUDO DA INFLUÊNCIA DE SEQUÊNCIAS TERMOMECÂNICAS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO ARBL API 5L X80.pdfESTUDO DA INFLUÊNCIA DE SEQUÊNCIAS TERMOMECÂNICAS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO ARBL API 5L X80.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf824687https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1046/2/ESTUDO%20DA%20INFLU%c3%8aNCIA%20DE%20SEQU%c3%8aNCIAS%20TERMOMEC%c3%82NICAS%20NAS%20PROPRIEDADES%20MEC%c3%82NICAS%20DO%20A%c3%87O%20ARBL%20API%205L%20X80.pdf02ae61d4574a58a876b3d7890e364586MD52open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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description Com a necessidade de se projetar novos aços para uso em sistemas dutoviários, surgiu o desenvolvimento dos aços de Alta Resistência e Baixa Liga (ARBL), onde, entre eles, temos o API 5L X80, um aço amplamente utilizado na fabricação de tubulações para linhas de transmissão de petróleo e gás natural no Brasil. Neste trabalho, foi estudado o efeito de sequências termomecânicas nas propriedades mecânicas deste aço. Para isto, amostras foram cortadas e, com elas, foram realizadas três rotas termomecânicas (aquecimento → laminação → resfriamento em água). Após aquecimento até 950 ºC para austenitização do aço e permanência nesta temperatura durante 15 minutos, as amostras foram laminadas, alcançando redução de espessura de 10%, 15% e 20%. Em seguida, as amostras foram resfriadas bruscamente em água à temperatura ambiente, realizando, assim, o tratamento de têmpera. Após isso, foram fabricados os corpos de prova para realização de ensaio de tração nas amostras das 3 rotas termomecânicas e do material na condição de “como recebido”. Depois do tratamento dos dados, observou-se que, dentre as três rotas, a Rota 1 foi a que apresentou maiores valores de limite de escoamento e limite de resistência. Já a Rota 3, dentre as três rotas realizadas, foi a que apresentou um maior valor de deformação específica. No geral, as amostras de todas as rotas realizadas apresentaram melhorias em suas propriedades mecânicas se comparadas às amostras do material como recebido. Assim, as sequências termomecânicas realizadas se mostraram como um bom caminho para a modificação/melhoria de propriedades mecânicas do aço API 5L X80.
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