A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Silva, Ana Carolina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dialektiké
Texto Completo: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2866
Resumo: Neste presente trabalho, mostraremos como a impossibilidade de trabalhar com a ideia de “desalienação” que promove a conscientização “sistemática” do que está escondido atrás das aparências enganosas, como pensou a Escola de Frankfurt, explicaria os fenômenos atuais que reconhecemos como razão cínica (a rejeição, a imunização e o “esgotamento da crítica”). Ao contrário da concepção de muitos críticos da ideologia, não lidamos mais com a lógica que anima o famoso comentário de Marx no Capital: “eles não o sabem mas o fazem”, mas com um tipo de lógica da socialização em que “os sujeitos sabem muito bem, mas o fazem assim mesmo”. Assim como a Teoria Crítica, Žižek também se empenha em uma análise do funcionamento das formas políticas totalitárias, mas por meio desse conceito, pois para o filósofo tais formas totalitárias são a expressão encarnada da servidão voluntária. Com a aliança entre psicanálise e tradição dialética, Žižek encontrou uma forma de fazer uma crítica tal estrutura de racionalidade que encontramos na contemporaneidade, isto é, uma crítica à razão cínica.
id IFRN-2_2642ea10ec90c6f396662b4e13e89470
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2866
network_acronym_str IFRN-2
network_name_str Dialektiké
repository_id_str
spelling A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEASlavoj ŽižekIdeologiaCríticaCapitalismoCinismoNeste presente trabalho, mostraremos como a impossibilidade de trabalhar com a ideia de “desalienação” que promove a conscientização “sistemática” do que está escondido atrás das aparências enganosas, como pensou a Escola de Frankfurt, explicaria os fenômenos atuais que reconhecemos como razão cínica (a rejeição, a imunização e o “esgotamento da crítica”). Ao contrário da concepção de muitos críticos da ideologia, não lidamos mais com a lógica que anima o famoso comentário de Marx no Capital: “eles não o sabem mas o fazem”, mas com um tipo de lógica da socialização em que “os sujeitos sabem muito bem, mas o fazem assim mesmo”. Assim como a Teoria Crítica, Žižek também se empenha em uma análise do funcionamento das formas políticas totalitárias, mas por meio desse conceito, pois para o filósofo tais formas totalitárias são a expressão encarnada da servidão voluntária. Com a aliança entre psicanálise e tradição dialética, Žižek encontrou uma forma de fazer uma crítica tal estrutura de racionalidade que encontramos na contemporaneidade, isto é, uma crítica à razão cínica.Instituto Federal do Rio Grande do Norte2015-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/286610.15628/dialektike.2015.2866Dialektiké; v. 2 n. 2 (2015); 38-582359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2866/1176Copyright (c) 2015 Dialektikéinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Silva, Ana Carolina2018-01-30T20:49:06Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2866Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:49:06Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA
title A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA
spellingShingle A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA
Nunes Silva, Ana Carolina
Slavoj Žižek
Ideologia
Crítica
Capitalismo
Cinismo
title_short A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA
title_full A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA
title_fullStr A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA
title_sort A CRÍTICA ZIZEKIANA À CULTURA CONTEMPORÂNEA
author Nunes Silva, Ana Carolina
author_facet Nunes Silva, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Silva, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Slavoj Žižek
Ideologia
Crítica
Capitalismo
Cinismo
topic Slavoj Žižek
Ideologia
Crítica
Capitalismo
Cinismo
description Neste presente trabalho, mostraremos como a impossibilidade de trabalhar com a ideia de “desalienação” que promove a conscientização “sistemática” do que está escondido atrás das aparências enganosas, como pensou a Escola de Frankfurt, explicaria os fenômenos atuais que reconhecemos como razão cínica (a rejeição, a imunização e o “esgotamento da crítica”). Ao contrário da concepção de muitos críticos da ideologia, não lidamos mais com a lógica que anima o famoso comentário de Marx no Capital: “eles não o sabem mas o fazem”, mas com um tipo de lógica da socialização em que “os sujeitos sabem muito bem, mas o fazem assim mesmo”. Assim como a Teoria Crítica, Žižek também se empenha em uma análise do funcionamento das formas políticas totalitárias, mas por meio desse conceito, pois para o filósofo tais formas totalitárias são a expressão encarnada da servidão voluntária. Com a aliança entre psicanálise e tradição dialética, Žižek encontrou uma forma de fazer uma crítica tal estrutura de racionalidade que encontramos na contemporaneidade, isto é, uma crítica à razão cínica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2866
10.15628/dialektike.2015.2866
url https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2866
identifier_str_mv 10.15628/dialektike.2015.2866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2866/1176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Dialektiké
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Dialektiké
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Dialektiké; v. 2 n. 2 (2015); 38-58
2359-1323
reponame:Dialektiké
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Dialektiké
collection Dialektiké
repository.name.fl_str_mv Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br
_version_ 1798951667843989504