EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vergas Vitória Andrade da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dialektiké
Texto Completo: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2575
Resumo: O artigo se propõe a estudar, segundo o olhar da filosofia contemporânea, o fenômeno do namoro virtual através da observação do Orkut, rede social on-line. Para tanto, analisa os debates travados em fóruns e enquetes de uma de suas comunidades virtuais, chamada Conheci meu amor pela internet. A análise empírica demonstra que esses fóruns e enquetes apresentam-se enquanto um fenômeno social que dá origem a uma forma particular de apresentação do eu na internet. No ensejo por apresentarem-se, os mesmos atores acabam por construir narrativas de si. O que se observa nessas narrativas de namoros virtuais é a predominância de uma intriga, cujo desfecho revela-se exitoso, de resultado satisfatório, feliz. Os narradores elegem casos de namoros virtuais que se desenrolam sob a forma de uma felicidade amorosa associada a ideais românticos como dignos de serem retratados. O teor dessas narrativas é desses aspectos tributário. Portanto, a partir dessas formulações, defende-se neste trabalho a tese segundo a qual as narrativas de namoros virtuais são um misto de fato e ficção, na medida em que são narrativas tecidas com empréstimo tanto do imaginário romântico quanto da própria experiência amorosa vivida nos namoros. Em resumo, esta pesquisa esforça-se por compreender fóruns e enquetes cujo cotidiano amoroso é ficcionalizado e dramatizado através de jogos performáticos compostos pela fabulação romântica e pela experiência de concretude dos namoros virtuais.
id IFRN-2_41062f45d13fdf5cba97a4f2e9ad568f
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2575
network_acronym_str IFRN-2
network_name_str Dialektiké
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVAO artigo se propõe a estudar, segundo o olhar da filosofia contemporânea, o fenômeno do namoro virtual através da observação do Orkut, rede social on-line. Para tanto, analisa os debates travados em fóruns e enquetes de uma de suas comunidades virtuais, chamada Conheci meu amor pela internet. A análise empírica demonstra que esses fóruns e enquetes apresentam-se enquanto um fenômeno social que dá origem a uma forma particular de apresentação do eu na internet. No ensejo por apresentarem-se, os mesmos atores acabam por construir narrativas de si. O que se observa nessas narrativas de namoros virtuais é a predominância de uma intriga, cujo desfecho revela-se exitoso, de resultado satisfatório, feliz. Os narradores elegem casos de namoros virtuais que se desenrolam sob a forma de uma felicidade amorosa associada a ideais românticos como dignos de serem retratados. O teor dessas narrativas é desses aspectos tributário. Portanto, a partir dessas formulações, defende-se neste trabalho a tese segundo a qual as narrativas de namoros virtuais são um misto de fato e ficção, na medida em que são narrativas tecidas com empréstimo tanto do imaginário romântico quanto da própria experiência amorosa vivida nos namoros. Em resumo, esta pesquisa esforça-se por compreender fóruns e enquetes cujo cotidiano amoroso é ficcionalizado e dramatizado através de jogos performáticos compostos pela fabulação romântica e pela experiência de concretude dos namoros virtuais.Instituto Federal do Rio Grande do Norte2014-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/257510.15628/dialektike.2014.2575Dialektiké; v. 1 n. 1 (2014); 134-1572359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2575/922Copyright (c) 2015 Dialektikéinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vergas Vitória Andrade da2018-01-30T20:50:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2575Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:50:47Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA
title EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA
spellingShingle EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA
Silva, Vergas Vitória Andrade da
title_short EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA
title_full EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA
title_fullStr EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA
title_sort EXPERIÊNCIA AMOROSA ON-LINE E NARRATIVA
author Silva, Vergas Vitória Andrade da
author_facet Silva, Vergas Vitória Andrade da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vergas Vitória Andrade da
description O artigo se propõe a estudar, segundo o olhar da filosofia contemporânea, o fenômeno do namoro virtual através da observação do Orkut, rede social on-line. Para tanto, analisa os debates travados em fóruns e enquetes de uma de suas comunidades virtuais, chamada Conheci meu amor pela internet. A análise empírica demonstra que esses fóruns e enquetes apresentam-se enquanto um fenômeno social que dá origem a uma forma particular de apresentação do eu na internet. No ensejo por apresentarem-se, os mesmos atores acabam por construir narrativas de si. O que se observa nessas narrativas de namoros virtuais é a predominância de uma intriga, cujo desfecho revela-se exitoso, de resultado satisfatório, feliz. Os narradores elegem casos de namoros virtuais que se desenrolam sob a forma de uma felicidade amorosa associada a ideais românticos como dignos de serem retratados. O teor dessas narrativas é desses aspectos tributário. Portanto, a partir dessas formulações, defende-se neste trabalho a tese segundo a qual as narrativas de namoros virtuais são um misto de fato e ficção, na medida em que são narrativas tecidas com empréstimo tanto do imaginário romântico quanto da própria experiência amorosa vivida nos namoros. Em resumo, esta pesquisa esforça-se por compreender fóruns e enquetes cujo cotidiano amoroso é ficcionalizado e dramatizado através de jogos performáticos compostos pela fabulação romântica e pela experiência de concretude dos namoros virtuais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2575
10.15628/dialektike.2014.2575
url https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2575
identifier_str_mv 10.15628/dialektike.2014.2575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2575/922
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Dialektiké
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Dialektiké
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Dialektiké; v. 1 n. 1 (2014); 134-157
2359-1323
reponame:Dialektiké
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Dialektiké
collection Dialektiké
repository.name.fl_str_mv Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br
_version_ 1798951667833503744