FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiz Roberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dialektiké
Texto Completo: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3720
Resumo: O trabalho aqui apresentado pretende mostrar a importância dos fatores basilares para a gênese do humanismo. Nesse sentido, fez-se necessário observar todo o influxo acerca do humanismo histórico, desde as suas fundamentações na paideia grega. O objetivo proposto foi inicialmente mostrar aquilo que foi considerado um erro por Heidegger, quando da definição do homem enquanto zõon lógon ékhon, acusando diretamente Aristóteles por tal consideração. Desta feita, o labor foi dividido em três partes principais, de forma que em um primeiro momento o escopo foi mostrar a pertinência da pergunta pelos fundamentos culturais e metafísicos do humanismo, dando o devido apreço às forças humanizadoras pré-aristotélicas. Assim sendo, tentando empreender uma análise antropológico-histórica da paideia, sem a qual incorrer-se-ia em uma perda de sentido dos conteúdos. Diante disso, em um segundo momento foi objetivado expor os arrazoados acerca dos fundamentos mitológicos da paideia homérica, onde se tentou fazer uma exposição dos motivos pré-filosóficos e, sobretudo, miméticos que fundamentaram a formação do homem grego. Destarte, na última parte do trabalho foram apontadas as diferenças e convergências possíveis entre a linguagem oral e a escrita, haja vista que aquela primeira foi a base dos mitos responsáveis pela paideia. Os apontamentos de Havelock (1996) e Vernant (1999), junto às perspectivas de Sloterdijk, relativas à compreensão da relevância das antropotécnicas (2000) e das mídias convergentes (2010) na consubstanciação do que se entende por humanismo foram fundamentais no desenvolvimento do texto aqui exposto.
id IFRN-2_59017a0e78f6320d0ef91cb4b7bb5243
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3720
network_acronym_str IFRN-2
network_name_str Dialektiké
repository_id_str
spelling FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMOHumanismoantropotécnicamitomídias convergentes.O trabalho aqui apresentado pretende mostrar a importância dos fatores basilares para a gênese do humanismo. Nesse sentido, fez-se necessário observar todo o influxo acerca do humanismo histórico, desde as suas fundamentações na paideia grega. O objetivo proposto foi inicialmente mostrar aquilo que foi considerado um erro por Heidegger, quando da definição do homem enquanto zõon lógon ékhon, acusando diretamente Aristóteles por tal consideração. Desta feita, o labor foi dividido em três partes principais, de forma que em um primeiro momento o escopo foi mostrar a pertinência da pergunta pelos fundamentos culturais e metafísicos do humanismo, dando o devido apreço às forças humanizadoras pré-aristotélicas. Assim sendo, tentando empreender uma análise antropológico-histórica da paideia, sem a qual incorrer-se-ia em uma perda de sentido dos conteúdos. Diante disso, em um segundo momento foi objetivado expor os arrazoados acerca dos fundamentos mitológicos da paideia homérica, onde se tentou fazer uma exposição dos motivos pré-filosóficos e, sobretudo, miméticos que fundamentaram a formação do homem grego. Destarte, na última parte do trabalho foram apontadas as diferenças e convergências possíveis entre a linguagem oral e a escrita, haja vista que aquela primeira foi a base dos mitos responsáveis pela paideia. Os apontamentos de Havelock (1996) e Vernant (1999), junto às perspectivas de Sloterdijk, relativas à compreensão da relevância das antropotécnicas (2000) e das mídias convergentes (2010) na consubstanciação do que se entende por humanismo foram fundamentais no desenvolvimento do texto aqui exposto.Instituto Federal do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/372010.15628/dialektike.2015.3720Dialektiké; v. 3 n. 2 (2015); 33-482359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNCopyright (c) 2016 Dialektikéinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luiz Robertopor2018-01-30T20:48:24Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3720Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:48:24Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO
title FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO
spellingShingle FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO
Santos, Luiz Roberto
Humanismo
antropotécnica
mito
mídias convergentes.
title_short FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO
title_full FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO
title_fullStr FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO
title_full_unstemmed FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO
title_sort FUNDAMENTOS CULTURAIS E METAFÍSICOS DO HUMANISMO
author Santos, Luiz Roberto
author_facet Santos, Luiz Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luiz Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Humanismo
antropotécnica
mito
mídias convergentes.
topic Humanismo
antropotécnica
mito
mídias convergentes.
description O trabalho aqui apresentado pretende mostrar a importância dos fatores basilares para a gênese do humanismo. Nesse sentido, fez-se necessário observar todo o influxo acerca do humanismo histórico, desde as suas fundamentações na paideia grega. O objetivo proposto foi inicialmente mostrar aquilo que foi considerado um erro por Heidegger, quando da definição do homem enquanto zõon lógon ékhon, acusando diretamente Aristóteles por tal consideração. Desta feita, o labor foi dividido em três partes principais, de forma que em um primeiro momento o escopo foi mostrar a pertinência da pergunta pelos fundamentos culturais e metafísicos do humanismo, dando o devido apreço às forças humanizadoras pré-aristotélicas. Assim sendo, tentando empreender uma análise antropológico-histórica da paideia, sem a qual incorrer-se-ia em uma perda de sentido dos conteúdos. Diante disso, em um segundo momento foi objetivado expor os arrazoados acerca dos fundamentos mitológicos da paideia homérica, onde se tentou fazer uma exposição dos motivos pré-filosóficos e, sobretudo, miméticos que fundamentaram a formação do homem grego. Destarte, na última parte do trabalho foram apontadas as diferenças e convergências possíveis entre a linguagem oral e a escrita, haja vista que aquela primeira foi a base dos mitos responsáveis pela paideia. Os apontamentos de Havelock (1996) e Vernant (1999), junto às perspectivas de Sloterdijk, relativas à compreensão da relevância das antropotécnicas (2000) e das mídias convergentes (2010) na consubstanciação do que se entende por humanismo foram fundamentais no desenvolvimento do texto aqui exposto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3720
10.15628/dialektike.2015.3720
url https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3720
identifier_str_mv 10.15628/dialektike.2015.3720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Dialektiké
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Dialektiké
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Dialektiké; v. 3 n. 2 (2015); 33-48
2359-1323
reponame:Dialektiké
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Dialektiké
collection Dialektiké
repository.name.fl_str_mv Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br
_version_ 1798951667864961024