A filosofia orientada a objetos de Graham Harman
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dialektiké |
Texto Completo: | https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/6024 |
Resumo: | Este artigo procura apresentar a filosofia orientada a objetos de Graham Harman, filósofo pertencente ao movimento do Realismo Especulativo, movimento esse que vem tendo uma crescente influência no cenário atual da filosofia continental. A filosofia de Harman, ao procurar pensar para além do acesso humano às coisas, predominante no pensamento filosófico desde Kant, pode colocar em xeque nossas noções sobre o que seria a filosofia. Para Harman, as filosofias do acesso pensam os objetos como profundos demais, ao passo que as filosofias do pré-individual e os materialismos cientificistas rejeitam os objetos pelo motivo oposto: eles seriam superficiais demais. Procurando retomar a filosofia a partir do problema do ocasionalismo moderno, do problema da relação entre coisas quaisquer, Harman busca reviver o espírito das fenomenologias de Husserl e de Heidegger. O resultado disso é uma orientação a objetos que preserva da Crítica Kantiana a noção de finitude. Ao final, procuro mostrar algumas dificuldades que podem colocar em risco o modelo de orientação a objetos de Harman. |
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A filosofia orientada a objetos de Graham HarmanGraham HarmanOntologia orientada a objetosRealismo especulativoEste artigo procura apresentar a filosofia orientada a objetos de Graham Harman, filósofo pertencente ao movimento do Realismo Especulativo, movimento esse que vem tendo uma crescente influência no cenário atual da filosofia continental. A filosofia de Harman, ao procurar pensar para além do acesso humano às coisas, predominante no pensamento filosófico desde Kant, pode colocar em xeque nossas noções sobre o que seria a filosofia. Para Harman, as filosofias do acesso pensam os objetos como profundos demais, ao passo que as filosofias do pré-individual e os materialismos cientificistas rejeitam os objetos pelo motivo oposto: eles seriam superficiais demais. Procurando retomar a filosofia a partir do problema do ocasionalismo moderno, do problema da relação entre coisas quaisquer, Harman busca reviver o espírito das fenomenologias de Husserl e de Heidegger. O resultado disso é uma orientação a objetos que preserva da Crítica Kantiana a noção de finitude. Ao final, procuro mostrar algumas dificuldades que podem colocar em risco o modelo de orientação a objetos de Harman.Instituto Federal do Rio Grande do Norte2018-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/602410.15628/dialektike.2017.6024Dialektiké; v. 2 n. 5 (2017): ÉTICA E EDUCAÇÃO; 5-202359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/6024/2046https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/6024/pdfCopyright (c) 2018 Dialektikéinfo:eu-repo/semantics/openAccessArnaut, André Roberto Tonussi2018-05-15T18:29:42Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6024Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-05-15T18:29:42Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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