AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dialektiké |
Texto Completo: | https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2565 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns aspectos acerca da questão da técnica em Heidegger e faz um exercício de aproximação com as tecnologias digitais na educação. Essa reflexão objetiva fazer uma atualização do pensamento do filósofo, que demonstra uma crescente necessidade de domínio e usos sem reflexão da tecnologia na vida e nas escolas. Foi elaborado a partir de Heidegger e Arendt e da pesquisa bibliográfica de autores como: Shery Turkle, Giovanni Sartori e Francisco Rudiger. Apontamos para a necessidade de questionar a técnica para chegarmos a essência da técnica e construirmos um caminho de liberdade do pensamento, ou seja, uma outra relação com esse fenômeno. |
id |
IFRN-2_9835afd070cd5cce903912d41f6435b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2565 |
network_acronym_str |
IFRN-2 |
network_name_str |
Dialektiké |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGERO artigo apresenta alguns aspectos acerca da questão da técnica em Heidegger e faz um exercício de aproximação com as tecnologias digitais na educação. Essa reflexão objetiva fazer uma atualização do pensamento do filósofo, que demonstra uma crescente necessidade de domínio e usos sem reflexão da tecnologia na vida e nas escolas. Foi elaborado a partir de Heidegger e Arendt e da pesquisa bibliográfica de autores como: Shery Turkle, Giovanni Sartori e Francisco Rudiger. Apontamos para a necessidade de questionar a técnica para chegarmos a essência da técnica e construirmos um caminho de liberdade do pensamento, ou seja, uma outra relação com esse fenômeno.Instituto Federal do Rio Grande do Norte2014-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/256510.15628/dialektike.2014.2565Dialektiké; v. 1 n. 1 (2014); 17-282359-1323reponame:Dialektikéinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2565/914Copyright (c) 2015 Dialektikéinfo:eu-repo/semantics/openAccessCambraia, Adão CaronFensterseifer, Paulo Evaldo2018-01-30T20:50:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2565Revistahttps://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektikePUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/oaieditora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br2359-13232359-1323opendoar:2018-01-30T20:50:47Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER |
title |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER |
spellingShingle |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER Cambraia, Adão Caron |
title_short |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER |
title_full |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER |
title_fullStr |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER |
title_full_unstemmed |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER |
title_sort |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER |
author |
Cambraia, Adão Caron |
author_facet |
Cambraia, Adão Caron Fensterseifer, Paulo Evaldo |
author_role |
author |
author2 |
Fensterseifer, Paulo Evaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cambraia, Adão Caron Fensterseifer, Paulo Evaldo |
description |
O artigo apresenta alguns aspectos acerca da questão da técnica em Heidegger e faz um exercício de aproximação com as tecnologias digitais na educação. Essa reflexão objetiva fazer uma atualização do pensamento do filósofo, que demonstra uma crescente necessidade de domínio e usos sem reflexão da tecnologia na vida e nas escolas. Foi elaborado a partir de Heidegger e Arendt e da pesquisa bibliográfica de autores como: Shery Turkle, Giovanni Sartori e Francisco Rudiger. Apontamos para a necessidade de questionar a técnica para chegarmos a essência da técnica e construirmos um caminho de liberdade do pensamento, ou seja, uma outra relação com esse fenômeno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2565 10.15628/dialektike.2014.2565 |
url |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2565 |
identifier_str_mv |
10.15628/dialektike.2014.2565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/2565/914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Dialektiké info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Dialektiké |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dialektiké; v. 1 n. 1 (2014); 17-28 2359-1323 reponame:Dialektiké instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Dialektiké |
collection |
Dialektiké |
repository.name.fl_str_mv |
Dialektiké - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@ifrn.edu.br|| jorge.lima@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951667824066560 |