TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, LUCY MIRIAN CAMPOS TAVARES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Frenedozo, Rita de Cássia, Schimiguel, Juliano, Lacerda, Magnum Henrique Oliveira, Lacerda, Ninive Áira Calazans, Silva, Nadjania Saraiva Lira, Silva, César de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4192
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação por meio dos recursos da plataforma web 2.0 podem colaborar para um processo educativo mais interativo e dinâmico. Este artigo objetivou avaliar as contribuições de um livro digital interativo, elaborado por licenciandos em Ciências Biológicas sobre o tema AIDS, para a aprendizagem de alunos do ensino fundamental anos finais. A metodologia quanti-qualitativa foi adotada nesse estudo sendo realizado um pré-teste e um pós-teste com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública divididos em um grupo controle e outro experimental. Os dados submetidos ao teste de hipóteses bicaudal para duas amostras independentes e variáveis utilizando a distribuição t de student demonstrou que os alunos que utilizaram o livro digital conseguiram entender melhor a importância e os meios de prevenção da AIDS, demonstrando estatisticamente melhor desempenho na avaliação com significância superior a 5%. Além disso, os resultados apontaram que os alunos pouco discutem sobre DST na escola e na família, sendo necessário ampliar o debate e o acesso à informação para esse público, bem como promover eventos na escola que para que esse assunto seja também discutido com os pais.
id IFRN-3_00d832fa22c2bec8ee4ee7113ab0de58
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4192
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDStecnologiasformação de professorensino de ciências.As Tecnologias da Informação e Comunicação por meio dos recursos da plataforma web 2.0 podem colaborar para um processo educativo mais interativo e dinâmico. Este artigo objetivou avaliar as contribuições de um livro digital interativo, elaborado por licenciandos em Ciências Biológicas sobre o tema AIDS, para a aprendizagem de alunos do ensino fundamental anos finais. A metodologia quanti-qualitativa foi adotada nesse estudo sendo realizado um pré-teste e um pós-teste com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública divididos em um grupo controle e outro experimental. Os dados submetidos ao teste de hipóteses bicaudal para duas amostras independentes e variáveis utilizando a distribuição t de student demonstrou que os alunos que utilizaram o livro digital conseguiram entender melhor a importância e os meios de prevenção da AIDS, demonstrando estatisticamente melhor desempenho na avaliação com significância superior a 5%. Além disso, os resultados apontaram que os alunos pouco discutem sobre DST na escola e na família, sendo necessário ampliar o debate e o acesso à informação para esse público, bem como promover eventos na escola que para que esse assunto seja também discutido com os pais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/419210.15628/holos.2019.4192HOLOS; v. 1 (2019); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4192/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNASCIMENTO, LUCY MIRIAN CAMPOS TAVARESFrenedozo, Rita de CássiaSchimiguel, JulianoLacerda, Magnum Henrique OliveiraLacerda, Ninive Áira CalazansSilva, Nadjania Saraiva LiraSilva, César de Souza2022-05-01T19:27:55Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4192Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:27:55Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
title TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
spellingShingle TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
NASCIMENTO, LUCY MIRIAN CAMPOS TAVARES
tecnologias
formação de professor
ensino de ciências.
title_short TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
title_full TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
title_fullStr TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
title_full_unstemmed TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
title_sort TALENTOS PERDIDOS: LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DEBATE DO TEMA DST/AIDS
author NASCIMENTO, LUCY MIRIAN CAMPOS TAVARES
author_facet NASCIMENTO, LUCY MIRIAN CAMPOS TAVARES
Frenedozo, Rita de Cássia
Schimiguel, Juliano
Lacerda, Magnum Henrique Oliveira
Lacerda, Ninive Áira Calazans
Silva, Nadjania Saraiva Lira
Silva, César de Souza
author_role author
author2 Frenedozo, Rita de Cássia
Schimiguel, Juliano
Lacerda, Magnum Henrique Oliveira
Lacerda, Ninive Áira Calazans
Silva, Nadjania Saraiva Lira
Silva, César de Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, LUCY MIRIAN CAMPOS TAVARES
Frenedozo, Rita de Cássia
Schimiguel, Juliano
Lacerda, Magnum Henrique Oliveira
Lacerda, Ninive Áira Calazans
Silva, Nadjania Saraiva Lira
Silva, César de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias
formação de professor
ensino de ciências.
topic tecnologias
formação de professor
ensino de ciências.
description As Tecnologias da Informação e Comunicação por meio dos recursos da plataforma web 2.0 podem colaborar para um processo educativo mais interativo e dinâmico. Este artigo objetivou avaliar as contribuições de um livro digital interativo, elaborado por licenciandos em Ciências Biológicas sobre o tema AIDS, para a aprendizagem de alunos do ensino fundamental anos finais. A metodologia quanti-qualitativa foi adotada nesse estudo sendo realizado um pré-teste e um pós-teste com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública divididos em um grupo controle e outro experimental. Os dados submetidos ao teste de hipóteses bicaudal para duas amostras independentes e variáveis utilizando a distribuição t de student demonstrou que os alunos que utilizaram o livro digital conseguiram entender melhor a importância e os meios de prevenção da AIDS, demonstrando estatisticamente melhor desempenho na avaliação com significância superior a 5%. Além disso, os resultados apontaram que os alunos pouco discutem sobre DST na escola e na família, sendo necessário ampliar o debate e o acesso à informação para esse público, bem como promover eventos na escola que para que esse assunto seja também discutido com os pais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4192
10.15628/holos.2019.4192
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4192
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.4192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4192/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2019); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621998149632