PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA (1908-1930)
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/16521 |
Resumo: | Apresenta a Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico em sua gênese europeia e repercussões no Brasil, nas décadas de 1910 e 1930. Fundamenta-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Constatou-se que as edições do Congresso Internacional de Ensino Doméstico eram a referência para a configuração de ideias e práticas. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres. |
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PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA (1908-1930)História da Educação; Educação Doméstica; Educação Profissional Feminina.Apresenta a Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico em sua gênese europeia e repercussões no Brasil, nas décadas de 1910 e 1930. Fundamenta-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Constatou-se que as edições do Congresso Internacional de Ensino Doméstico eram a referência para a configuração de ideias e práticas. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.Apresenta a Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico em sua gênese europeia e repercussões no Brasil, nas décadas de 1910 e 1930. Fundamenta-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Constatou-se que as edições do Congresso Internacional de Ensino Doméstico eram a referência para a configuração de ideias e práticas. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.Apresenta a Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico em sua gênese europeia e repercussões no Brasil, nas décadas de 1910 e 1930. Fundamenta-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Constatou-se que as edições do Congresso Internacional de Ensino Doméstico eram a referência para a configuração de ideias e práticas. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTO;http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1652110.15628/holos.2023.16521HOLOS; v. 2 n. 39 (2023): v.2(2023)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNIFRN;https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Francinaide de Lima Silvapor2023-12-26T13:52:23Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/16521Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-12-26T13:52:23Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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