PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA (1908-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francinaide de Lima Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/16521
Resumo: Apresenta a Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico em sua gênese europeia e repercussões no Brasil, nas décadas de 1910 e 1930. Fundamenta-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Constatou-se que as edições do Congresso Internacional de Ensino Doméstico eram a referência para a configuração de ideias e práticas. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.
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