Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Fernando Júnior Resende
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Christoforo, André Luis, Carvalho, Roberto Chust, Lahr, Francisco Antonio Rocco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10409
Resumo: O processo de protensão consiste na aplicação de um estado prévio de tensões em uma peça estrutural de forma a aprimorar seu desempenho frente às solicitações externas. Dentre os desafios que surgem no ato da fabricação e/ou construção do elemento de concreto protendido e ao longo de sua vida de utilização cita-se a determinação das perdas de protensão. Segundo a NBR 6118:2014, o cálculo das perdas deve ser feito para as perdas iniciais: atrito do cabo-bainho, deformação da ancoragem e deformação imediata do concreto; e para as perdas ao longo do tempo: retração e fluência do concreto e relaxação da armadura. Pensando-se no número de equações matemáticas envolvidas nos cálculos, nas interações necessárias, bem como no tempo gasto para fazê-los, este artigo trata do desenvolvimento de planilhas eletrônicas no MS-Excel para automatização do cálculo das perdas. Todas as planilhas foram desenvolvidas utilizando-se as recomendações da NBR 6118:2014. Elas permitem três situações de cálculo. Pode-se calcular apenas as perdas iniciais, ou apenas as perdas ao longo do tempo, ou ambas em sequência. Ademais, as perdas ao longo do tempo são calculas considerando-se os efeitos isolados ou a interação entre eles, pelos métodos aproximados ou simplificados. Para demonstrar a efetividade e confiabilidade dos resultados obtidos nas planilhas, serão apresentados cinco exemplos numéricos distintos. Por fim, espera-se que as planilhas desenvolvidas sirvam de auxílio no processo de ensino-aprendizagem para discentes e docentes de Engenharia Civil a níveis de graduação e pós-graduação.
id IFRN-3_0ad94f5b0de944dc5b6a3d2c4c3c0676
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10409
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativaConcreto ProtendidoPerdas de ProtensãoMS-ExcelPlanilhas EletrônicasAutomatização dos Cálculos.O processo de protensão consiste na aplicação de um estado prévio de tensões em uma peça estrutural de forma a aprimorar seu desempenho frente às solicitações externas. Dentre os desafios que surgem no ato da fabricação e/ou construção do elemento de concreto protendido e ao longo de sua vida de utilização cita-se a determinação das perdas de protensão. Segundo a NBR 6118:2014, o cálculo das perdas deve ser feito para as perdas iniciais: atrito do cabo-bainho, deformação da ancoragem e deformação imediata do concreto; e para as perdas ao longo do tempo: retração e fluência do concreto e relaxação da armadura. Pensando-se no número de equações matemáticas envolvidas nos cálculos, nas interações necessárias, bem como no tempo gasto para fazê-los, este artigo trata do desenvolvimento de planilhas eletrônicas no MS-Excel para automatização do cálculo das perdas. Todas as planilhas foram desenvolvidas utilizando-se as recomendações da NBR 6118:2014. Elas permitem três situações de cálculo. Pode-se calcular apenas as perdas iniciais, ou apenas as perdas ao longo do tempo, ou ambas em sequência. Ademais, as perdas ao longo do tempo são calculas considerando-se os efeitos isolados ou a interação entre eles, pelos métodos aproximados ou simplificados. Para demonstrar a efetividade e confiabilidade dos resultados obtidos nas planilhas, serão apresentados cinco exemplos numéricos distintos. Por fim, espera-se que as planilhas desenvolvidas sirvam de auxílio no processo de ensino-aprendizagem para discentes e docentes de Engenharia Civil a níveis de graduação e pós-graduação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10409HOLOS; v. 8 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10409/3704Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMascarenhas, Fernando Júnior ResendeChristoforo, André LuisCarvalho, Roberto ChustLahr, Francisco Antonio Rocco2023-06-17T00:54:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10409Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-06-17T00:54:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa
title Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa
spellingShingle Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa
Mascarenhas, Fernando Júnior Resende
Concreto Protendido
Perdas de Protensão
MS-Excel
Planilhas Eletrônicas
Automatização dos Cálculos.
title_short Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa
title_full Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa
title_fullStr Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa
title_full_unstemmed Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa
title_sort Análise da perda de protensão com o auxílio de ferramenta de cálculo alternativa
author Mascarenhas, Fernando Júnior Resende
author_facet Mascarenhas, Fernando Júnior Resende
Christoforo, André Luis
Carvalho, Roberto Chust
Lahr, Francisco Antonio Rocco
author_role author
author2 Christoforo, André Luis
Carvalho, Roberto Chust
Lahr, Francisco Antonio Rocco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarenhas, Fernando Júnior Resende
Christoforo, André Luis
Carvalho, Roberto Chust
Lahr, Francisco Antonio Rocco
dc.subject.por.fl_str_mv Concreto Protendido
Perdas de Protensão
MS-Excel
Planilhas Eletrônicas
Automatização dos Cálculos.
topic Concreto Protendido
Perdas de Protensão
MS-Excel
Planilhas Eletrônicas
Automatização dos Cálculos.
description O processo de protensão consiste na aplicação de um estado prévio de tensões em uma peça estrutural de forma a aprimorar seu desempenho frente às solicitações externas. Dentre os desafios que surgem no ato da fabricação e/ou construção do elemento de concreto protendido e ao longo de sua vida de utilização cita-se a determinação das perdas de protensão. Segundo a NBR 6118:2014, o cálculo das perdas deve ser feito para as perdas iniciais: atrito do cabo-bainho, deformação da ancoragem e deformação imediata do concreto; e para as perdas ao longo do tempo: retração e fluência do concreto e relaxação da armadura. Pensando-se no número de equações matemáticas envolvidas nos cálculos, nas interações necessárias, bem como no tempo gasto para fazê-los, este artigo trata do desenvolvimento de planilhas eletrônicas no MS-Excel para automatização do cálculo das perdas. Todas as planilhas foram desenvolvidas utilizando-se as recomendações da NBR 6118:2014. Elas permitem três situações de cálculo. Pode-se calcular apenas as perdas iniciais, ou apenas as perdas ao longo do tempo, ou ambas em sequência. Ademais, as perdas ao longo do tempo são calculas considerando-se os efeitos isolados ou a interação entre eles, pelos métodos aproximados ou simplificados. Para demonstrar a efetividade e confiabilidade dos resultados obtidos nas planilhas, serão apresentados cinco exemplos numéricos distintos. Por fim, espera-se que as planilhas desenvolvidas sirvam de auxílio no processo de ensino-aprendizagem para discentes e docentes de Engenharia Civil a níveis de graduação e pós-graduação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10409
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10409/3704
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2022)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951615660556288