Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124 |
Resumo: | Neste terceiro número da Revista Holos apresentamos à comunidade científica relevante produção advinda de diversas áreas do conhecimento e diferentes instituições nacionais e internacionais.É válido ressaltar que o mundo vive a maior crise sanitária da história recente com a transmissão da COVID-19, iniciada em novembro de 2019, na cidade de Wuhan na China. Os cientistas vivem o desafio de desenvolver o quanto antes uma vacina para imunizar a população. Enquanto isso não é possível, é reconhecida a eficácia do distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde/OMS. No Brasil, o total de mortes em decorrência do novo coronavírus chega hoje a 14817.A comunidade científica permanece insistindo na importância do fomento à pesquisa a partir das instituições de fomento nacionais, inclusive com editais que oportunizem o desenvolvimento de todas as áreas, sem hierarquizações.No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, a comunidade acadêmica se ressente e resiste à intervenção do Ministério da Educação o qual com a emissão da Portaria n. 405, de 17 de abril de 2020, nomeou um reitor pro tempore, a despeito da eleição ocorrida em 04 de dezembro de 2019, que legitimou o professor José Arnóbio de Araújo como reitor, com resultado homologado pelo Conselho Superior/CONSUP-IFRN. Servidores e estudantes emitiram notas de repúdio à intervenção solicitando a posse imediata ao reitor eleito. Conselhos, Núcleos Centrais Estruturantes e entidades representativas evidenciaram sua indignação às quais somaram-se cartas de apoio da sociedade emitidas por pesquisadores, associações científicas e representantes políticos, os quais rejeitaram o ocorrido enquadrando-o como mais um golpe à democracia, em curso no cenário nacional.Hoje, em mais um #15M, estudantes do Ensino Médio pedem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, instrumento de avaliação da última etapa da educação básica e de acesso ao ensino superior no país e em algumas instituições estrangeiras. É, portanto, um imperativo ético suspender as inscrições e prorrogar a realização das provas, em um país em que grande parcela da população que participará da avaliação não está frequentando aulas e, quiçá, tem acesso à internet, às tecnologias e seus suportes nesse contexto pandêmico de distanciamento social, o qual amplificou sobremaneira desigualdades sociais estruturantes.Reconhecendo a importância da ciência, da circulação do conhecimento produzido no âmbito da pesquisa, recomendo a visita ao sumário da revista para acesso aos novos artigos publicados.À leitura! Natal, 15 de maio de 2020 Prof.a Francinaide de Lima Silva Nascimento |
id |
IFRN-3_0f024b8a029c5d219e42e7c639785f18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/10124 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialCiênciaDivulgação CientíficaHolos.Neste terceiro número da Revista Holos apresentamos à comunidade científica relevante produção advinda de diversas áreas do conhecimento e diferentes instituições nacionais e internacionais.É válido ressaltar que o mundo vive a maior crise sanitária da história recente com a transmissão da COVID-19, iniciada em novembro de 2019, na cidade de Wuhan na China. Os cientistas vivem o desafio de desenvolver o quanto antes uma vacina para imunizar a população. Enquanto isso não é possível, é reconhecida a eficácia do distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde/OMS. No Brasil, o total de mortes em decorrência do novo coronavírus chega hoje a 14817.A comunidade científica permanece insistindo na importância do fomento à pesquisa a partir das instituições de fomento nacionais, inclusive com editais que oportunizem o desenvolvimento de todas as áreas, sem hierarquizações.No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, a comunidade acadêmica se ressente e resiste à intervenção do Ministério da Educação o qual com a emissão da Portaria n. 405, de 17 de abril de 2020, nomeou um reitor pro tempore, a despeito da eleição ocorrida em 04 de dezembro de 2019, que legitimou o professor José Arnóbio de Araújo como reitor, com resultado homologado pelo Conselho Superior/CONSUP-IFRN. Servidores e estudantes emitiram notas de repúdio à intervenção solicitando a posse imediata ao reitor eleito. Conselhos, Núcleos Centrais Estruturantes e entidades representativas evidenciaram sua indignação às quais somaram-se cartas de apoio da sociedade emitidas por pesquisadores, associações científicas e representantes políticos, os quais rejeitaram o ocorrido enquadrando-o como mais um golpe à democracia, em curso no cenário nacional.Hoje, em mais um #15M, estudantes do Ensino Médio pedem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, instrumento de avaliação da última etapa da educação básica e de acesso ao ensino superior no país e em algumas instituições estrangeiras. É, portanto, um imperativo ético suspender as inscrições e prorrogar a realização das provas, em um país em que grande parcela da população que participará da avaliação não está frequentando aulas e, quiçá, tem acesso à internet, às tecnologias e seus suportes nesse contexto pandêmico de distanciamento social, o qual amplificou sobremaneira desigualdades sociais estruturantes.Reconhecendo a importância da ciência, da circulação do conhecimento produzido no âmbito da pesquisa, recomendo a visita ao sumário da revista para acesso aos novos artigos publicados.À leitura! Natal, 15 de maio de 2020 Prof.a Francinaide de Lima Silva NascimentoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Não Avaliado por Paresapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1012410.15628/holos.2020.10124HOLOS; v. 3 (2020); 11807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Francinaide de Lima Silva2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10124Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Nascimento, Francinaide de Lima Silva Ciência Divulgação Científica Holos. |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Nascimento, Francinaide de Lima Silva |
author_facet |
Nascimento, Francinaide de Lima Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Francinaide de Lima Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Divulgação Científica Holos. |
topic |
Ciência Divulgação Científica Holos. |
description |
Neste terceiro número da Revista Holos apresentamos à comunidade científica relevante produção advinda de diversas áreas do conhecimento e diferentes instituições nacionais e internacionais.É válido ressaltar que o mundo vive a maior crise sanitária da história recente com a transmissão da COVID-19, iniciada em novembro de 2019, na cidade de Wuhan na China. Os cientistas vivem o desafio de desenvolver o quanto antes uma vacina para imunizar a população. Enquanto isso não é possível, é reconhecida a eficácia do distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde/OMS. No Brasil, o total de mortes em decorrência do novo coronavírus chega hoje a 14817.A comunidade científica permanece insistindo na importância do fomento à pesquisa a partir das instituições de fomento nacionais, inclusive com editais que oportunizem o desenvolvimento de todas as áreas, sem hierarquizações.No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, a comunidade acadêmica se ressente e resiste à intervenção do Ministério da Educação o qual com a emissão da Portaria n. 405, de 17 de abril de 2020, nomeou um reitor pro tempore, a despeito da eleição ocorrida em 04 de dezembro de 2019, que legitimou o professor José Arnóbio de Araújo como reitor, com resultado homologado pelo Conselho Superior/CONSUP-IFRN. Servidores e estudantes emitiram notas de repúdio à intervenção solicitando a posse imediata ao reitor eleito. Conselhos, Núcleos Centrais Estruturantes e entidades representativas evidenciaram sua indignação às quais somaram-se cartas de apoio da sociedade emitidas por pesquisadores, associações científicas e representantes políticos, os quais rejeitaram o ocorrido enquadrando-o como mais um golpe à democracia, em curso no cenário nacional.Hoje, em mais um #15M, estudantes do Ensino Médio pedem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, instrumento de avaliação da última etapa da educação básica e de acesso ao ensino superior no país e em algumas instituições estrangeiras. É, portanto, um imperativo ético suspender as inscrições e prorrogar a realização das provas, em um país em que grande parcela da população que participará da avaliação não está frequentando aulas e, quiçá, tem acesso à internet, às tecnologias e seus suportes nesse contexto pandêmico de distanciamento social, o qual amplificou sobremaneira desigualdades sociais estruturantes.Reconhecendo a importância da ciência, da circulação do conhecimento produzido no âmbito da pesquisa, recomendo a visita ao sumário da revista para acesso aos novos artigos publicados.À leitura! Natal, 15 de maio de 2020 Prof.a Francinaide de Lima Silva Nascimento |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Não Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124 10.15628/holos.2020.10124 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.10124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2020); 1 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625579036672 |