Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francinaide de Lima Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124
Resumo: Neste terceiro número da Revista Holos apresentamos à comunidade científica relevante produção advinda de diversas áreas do conhecimento e diferentes instituições nacionais e internacionais.É válido ressaltar que o mundo vive a maior crise sanitária da história recente com a transmissão da COVID-19, iniciada em novembro de 2019, na cidade de Wuhan na China. Os cientistas vivem o desafio de desenvolver o quanto antes uma vacina para imunizar a população. Enquanto isso não é possível, é reconhecida a eficácia do distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde/OMS. No Brasil, o total de mortes em decorrência do novo coronavírus chega hoje a 14817.A comunidade científica permanece insistindo na importância do fomento à pesquisa a partir das instituições de fomento nacionais, inclusive com editais que oportunizem o desenvolvimento de todas as áreas, sem hierarquizações.No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, a comunidade acadêmica se ressente e resiste à intervenção do Ministério da Educação o qual com a emissão da Portaria n. 405, de 17 de abril de 2020, nomeou um reitor pro tempore, a despeito da eleição ocorrida em 04 de dezembro de 2019, que legitimou o professor José Arnóbio de Araújo como reitor, com resultado homologado pelo Conselho Superior/CONSUP-IFRN. Servidores e estudantes emitiram notas de repúdio à intervenção solicitando a posse imediata ao reitor eleito. Conselhos, Núcleos Centrais Estruturantes e entidades representativas evidenciaram sua indignação às quais somaram-se cartas de apoio da sociedade emitidas por pesquisadores, associações científicas e representantes políticos, os quais rejeitaram o ocorrido enquadrando-o como mais um golpe à democracia, em curso no cenário nacional.Hoje, em mais um #15M, estudantes do Ensino Médio pedem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, instrumento de avaliação da última etapa da educação básica e de acesso ao ensino superior no país e em algumas instituições estrangeiras. É, portanto, um imperativo ético suspender as inscrições e prorrogar a realização das provas, em um país em que grande parcela da população que participará da avaliação não está frequentando aulas e, quiçá, tem acesso à internet, às tecnologias e seus suportes nesse contexto pandêmico de distanciamento social, o qual amplificou sobremaneira desigualdades sociais estruturantes.Reconhecendo a importância da ciência, da circulação do conhecimento produzido no âmbito da pesquisa, recomendo a visita ao sumário da revista para acesso aos novos artigos publicados.À leitura! Natal, 15 de maio de 2020 Prof.a Francinaide de Lima Silva Nascimento
id IFRN-3_0f024b8a029c5d219e42e7c639785f18
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10124
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EditorialCiênciaDivulgação CientíficaHolos.Neste terceiro número da Revista Holos apresentamos à comunidade científica relevante produção advinda de diversas áreas do conhecimento e diferentes instituições nacionais e internacionais.É válido ressaltar que o mundo vive a maior crise sanitária da história recente com a transmissão da COVID-19, iniciada em novembro de 2019, na cidade de Wuhan na China. Os cientistas vivem o desafio de desenvolver o quanto antes uma vacina para imunizar a população. Enquanto isso não é possível, é reconhecida a eficácia do distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde/OMS. No Brasil, o total de mortes em decorrência do novo coronavírus chega hoje a 14817.A comunidade científica permanece insistindo na importância do fomento à pesquisa a partir das instituições de fomento nacionais, inclusive com editais que oportunizem o desenvolvimento de todas as áreas, sem hierarquizações.No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, a comunidade acadêmica se ressente e resiste à intervenção do Ministério da Educação o qual com a emissão da Portaria n. 405, de 17 de abril de 2020, nomeou um reitor pro tempore, a despeito da eleição ocorrida em 04 de dezembro de 2019, que legitimou o professor José Arnóbio de Araújo como reitor, com resultado homologado pelo Conselho Superior/CONSUP-IFRN. Servidores e estudantes emitiram notas de repúdio à intervenção solicitando a posse imediata ao reitor eleito. Conselhos, Núcleos Centrais Estruturantes e entidades representativas evidenciaram sua indignação às quais somaram-se cartas de apoio da sociedade emitidas por pesquisadores, associações científicas e representantes políticos, os quais rejeitaram o ocorrido enquadrando-o como mais um golpe à democracia, em curso no cenário nacional.Hoje, em mais um #15M, estudantes do Ensino Médio pedem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, instrumento de avaliação da última etapa da educação básica e de acesso ao ensino superior no país e em algumas instituições estrangeiras. É, portanto, um imperativo ético suspender as inscrições e prorrogar a realização das provas, em um país em que grande parcela da população que participará da avaliação não está frequentando aulas e, quiçá, tem acesso à internet, às tecnologias e seus suportes nesse contexto pandêmico de distanciamento social, o qual amplificou sobremaneira desigualdades sociais estruturantes.Reconhecendo a importância da ciência, da circulação do conhecimento produzido no âmbito da pesquisa, recomendo a visita ao sumário da revista para acesso aos novos artigos publicados.À leitura! Natal, 15 de maio de 2020 Prof.a Francinaide de Lima Silva NascimentoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Não Avaliado por Paresapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1012410.15628/holos.2020.10124HOLOS; v. 3 (2020); 11807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Francinaide de Lima Silva2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10124Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Nascimento, Francinaide de Lima Silva
Ciência
Divulgação Científica
Holos.
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Nascimento, Francinaide de Lima Silva
author_facet Nascimento, Francinaide de Lima Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Francinaide de Lima Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Divulgação Científica
Holos.
topic Ciência
Divulgação Científica
Holos.
description Neste terceiro número da Revista Holos apresentamos à comunidade científica relevante produção advinda de diversas áreas do conhecimento e diferentes instituições nacionais e internacionais.É válido ressaltar que o mundo vive a maior crise sanitária da história recente com a transmissão da COVID-19, iniciada em novembro de 2019, na cidade de Wuhan na China. Os cientistas vivem o desafio de desenvolver o quanto antes uma vacina para imunizar a população. Enquanto isso não é possível, é reconhecida a eficácia do distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde/OMS. No Brasil, o total de mortes em decorrência do novo coronavírus chega hoje a 14817.A comunidade científica permanece insistindo na importância do fomento à pesquisa a partir das instituições de fomento nacionais, inclusive com editais que oportunizem o desenvolvimento de todas as áreas, sem hierarquizações.No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, a comunidade acadêmica se ressente e resiste à intervenção do Ministério da Educação o qual com a emissão da Portaria n. 405, de 17 de abril de 2020, nomeou um reitor pro tempore, a despeito da eleição ocorrida em 04 de dezembro de 2019, que legitimou o professor José Arnóbio de Araújo como reitor, com resultado homologado pelo Conselho Superior/CONSUP-IFRN. Servidores e estudantes emitiram notas de repúdio à intervenção solicitando a posse imediata ao reitor eleito. Conselhos, Núcleos Centrais Estruturantes e entidades representativas evidenciaram sua indignação às quais somaram-se cartas de apoio da sociedade emitidas por pesquisadores, associações científicas e representantes políticos, os quais rejeitaram o ocorrido enquadrando-o como mais um golpe à democracia, em curso no cenário nacional.Hoje, em mais um #15M, estudantes do Ensino Médio pedem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, instrumento de avaliação da última etapa da educação básica e de acesso ao ensino superior no país e em algumas instituições estrangeiras. É, portanto, um imperativo ético suspender as inscrições e prorrogar a realização das provas, em um país em que grande parcela da população que participará da avaliação não está frequentando aulas e, quiçá, tem acesso à internet, às tecnologias e seus suportes nesse contexto pandêmico de distanciamento social, o qual amplificou sobremaneira desigualdades sociais estruturantes.Reconhecendo a importância da ciência, da circulação do conhecimento produzido no âmbito da pesquisa, recomendo a visita ao sumário da revista para acesso aos novos artigos publicados.À leitura! Natal, 15 de maio de 2020 Prof.a Francinaide de Lima Silva Nascimento
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Não Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124
10.15628/holos.2020.10124
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.10124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10124/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2020); 1
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625579036672