O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joventina Firmina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, José Mateus do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar na proposta pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) o princípio do respeito aos valores estéticos, políticos e éticos no desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva. Esse é um dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, adotadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Numa pesquisa de natureza qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e documental de leis específicas, de documentos do MEC e do SENAC e dos documentos técnicos e do Projeto Político Pedagógico do SENAC/RN. Averiguamos que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e no modo flexível de produção capitalista influenciaram tais documentos, trazendo exigências para a formação do trabalhador e mobilizando adaptações das ações educativas e o estabelecimento das Marcas Formativas SENAC como um conjunto de atributos que envolvem domínio técnico-científico, visão crítica e atitude colaborativa, sustentável e empreendedora.
id IFRN-3_0f676ac72cb73e6d6b25380a473c488e
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11365
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RNFormação ProfissionalSENACProposta PedagógicaProjeto Político Pedagógico.O trabalho tem como objetivo analisar na proposta pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) o princípio do respeito aos valores estéticos, políticos e éticos no desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva. Esse é um dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, adotadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Numa pesquisa de natureza qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e documental de leis específicas, de documentos do MEC e do SENAC e dos documentos técnicos e do Projeto Político Pedagógico do SENAC/RN. Averiguamos que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e no modo flexível de produção capitalista influenciaram tais documentos, trazendo exigências para a formação do trabalhador e mobilizando adaptações das ações educativas e o estabelecimento das Marcas Formativas SENAC como um conjunto de atributos que envolvem domínio técnico-científico, visão crítica e atitude colaborativa, sustentável e empreendedora.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1136510.15628/holos.2021.11365HOLOS; v. 8 (2021); 1-111807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365/pdfCopyright (c) 2022 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Joventina FirminaNascimento, José Mateus do2023-04-07T14:15:52Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11365Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T14:15:52Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
title O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
spellingShingle O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
Rodrigues, Joventina Firmina
Formação Profissional
SENAC
Proposta Pedagógica
Projeto Político Pedagógico.
title_short O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
title_full O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
title_fullStr O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
title_full_unstemmed O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
title_sort O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
author Rodrigues, Joventina Firmina
author_facet Rodrigues, Joventina Firmina
Nascimento, José Mateus do
author_role author
author2 Nascimento, José Mateus do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joventina Firmina
Nascimento, José Mateus do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional
SENAC
Proposta Pedagógica
Projeto Político Pedagógico.
topic Formação Profissional
SENAC
Proposta Pedagógica
Projeto Político Pedagógico.
description O trabalho tem como objetivo analisar na proposta pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) o princípio do respeito aos valores estéticos, políticos e éticos no desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva. Esse é um dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, adotadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Numa pesquisa de natureza qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e documental de leis específicas, de documentos do MEC e do SENAC e dos documentos técnicos e do Projeto Político Pedagógico do SENAC/RN. Averiguamos que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e no modo flexível de produção capitalista influenciaram tais documentos, trazendo exigências para a formação do trabalhador e mobilizando adaptações das ações educativas e o estabelecimento das Marcas Formativas SENAC como um conjunto de atributos que envolvem domínio técnico-científico, visão crítica e atitude colaborativa, sustentável e empreendedora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365
10.15628/holos.2021.11365
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.11365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021); 1-11
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616066355200