O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo analisar na proposta pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) o princípio do respeito aos valores estéticos, políticos e éticos no desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva. Esse é um dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, adotadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Numa pesquisa de natureza qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e documental de leis específicas, de documentos do MEC e do SENAC e dos documentos técnicos e do Projeto Político Pedagógico do SENAC/RN. Averiguamos que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e no modo flexível de produção capitalista influenciaram tais documentos, trazendo exigências para a formação do trabalhador e mobilizando adaptações das ações educativas e o estabelecimento das Marcas Formativas SENAC como um conjunto de atributos que envolvem domínio técnico-científico, visão crítica e atitude colaborativa, sustentável e empreendedora. |
id |
IFRN-3_0f676ac72cb73e6d6b25380a473c488e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11365 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RNFormação ProfissionalSENACProposta PedagógicaProjeto Político Pedagógico.O trabalho tem como objetivo analisar na proposta pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) o princípio do respeito aos valores estéticos, políticos e éticos no desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva. Esse é um dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, adotadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Numa pesquisa de natureza qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e documental de leis específicas, de documentos do MEC e do SENAC e dos documentos técnicos e do Projeto Político Pedagógico do SENAC/RN. Averiguamos que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e no modo flexível de produção capitalista influenciaram tais documentos, trazendo exigências para a formação do trabalhador e mobilizando adaptações das ações educativas e o estabelecimento das Marcas Formativas SENAC como um conjunto de atributos que envolvem domínio técnico-científico, visão crítica e atitude colaborativa, sustentável e empreendedora.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1136510.15628/holos.2021.11365HOLOS; v. 8 (2021); 1-111807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365/pdfCopyright (c) 2022 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Joventina FirminaNascimento, José Mateus do2023-04-07T14:15:52Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11365Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T14:15:52Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN |
title |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN |
spellingShingle |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN Rodrigues, Joventina Firmina Formação Profissional SENAC Proposta Pedagógica Projeto Político Pedagógico. |
title_short |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN |
title_full |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN |
title_fullStr |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN |
title_full_unstemmed |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN |
title_sort |
O PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS VALORES ESTÉTICOS, POLÍTICOS E ÉTICOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO SENAC/RN |
author |
Rodrigues, Joventina Firmina |
author_facet |
Rodrigues, Joventina Firmina Nascimento, José Mateus do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, José Mateus do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Joventina Firmina Nascimento, José Mateus do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissional SENAC Proposta Pedagógica Projeto Político Pedagógico. |
topic |
Formação Profissional SENAC Proposta Pedagógica Projeto Político Pedagógico. |
description |
O trabalho tem como objetivo analisar na proposta pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) o princípio do respeito aos valores estéticos, políticos e éticos no desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva. Esse é um dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, adotadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Numa pesquisa de natureza qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica e documental de leis específicas, de documentos do MEC e do SENAC e dos documentos técnicos e do Projeto Político Pedagógico do SENAC/RN. Averiguamos que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e no modo flexível de produção capitalista influenciaram tais documentos, trazendo exigências para a formação do trabalhador e mobilizando adaptações das ações educativas e o estabelecimento das Marcas Formativas SENAC como um conjunto de atributos que envolvem domínio técnico-científico, visão crítica e atitude colaborativa, sustentável e empreendedora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365 10.15628/holos.2021.11365 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.11365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11365/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021); 1-11 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616066355200 |