A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1687
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que teve como objetivo investigar a identificação dos estudantes matriculados no curso de Pedagogia com o campo de atuação profissional. O estudo foi desenvolvido considerando a nova organização curricular do curso de Pedagogia da FURG que foi alterada após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais – Resolução CNE/CP nº. 1/2006, que extinguiram as habilitações e instituíram um novo perfil para a formação do pedagogo. A investigação situa-se no campo da pesquisa qualitativa e teve como sujeitos os estudantes que encontravam-se no quarto ano e último ano do curso de Pedagogia. Para coleta dos dados foram aplicados 56 questionários. Como ferramenta de análise dos questionários, adotou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva, com a qual emergiram as categorias Infância e Profissão Docente. Desse modo, verificou-se que os estudantes revelaram possuir um forte sentimento de pertencimento com a profissão docente. Ainda foi revelada uma forte identificação com a infância, aspecto que possibilitou defender que o curso de Pedagogia pode promover a formação de professores da infância, pautado em uma Pedagogia da Infância que envolva o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 12 anos.
id IFRN-3_0fc79179133c821a5bb5f548d7d6147f
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1687
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURGEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que teve como objetivo investigar a identificação dos estudantes matriculados no curso de Pedagogia com o campo de atuação profissional. O estudo foi desenvolvido considerando a nova organização curricular do curso de Pedagogia da FURG que foi alterada após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais – Resolução CNE/CP nº. 1/2006, que extinguiram as habilitações e instituíram um novo perfil para a formação do pedagogo. A investigação situa-se no campo da pesquisa qualitativa e teve como sujeitos os estudantes que encontravam-se no quarto ano e último ano do curso de Pedagogia. Para coleta dos dados foram aplicados 56 questionários. Como ferramenta de análise dos questionários, adotou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva, com a qual emergiram as categorias Infância e Profissão Docente. Desse modo, verificou-se que os estudantes revelaram possuir um forte sentimento de pertencimento com a profissão docente. Ainda foi revelada uma forte identificação com a infância, aspecto que possibilitou defender que o curso de Pedagogia pode promover a formação de professores da infância, pautado em uma Pedagogia da Infância que envolva o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 12 anos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/168710.15628/holos.2014.1687HOLOS; v. 4 (2014); 521-5321807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1687/pdf_86Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Suzane da Rocha Vieira2022-05-01T20:32:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1687Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:32:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG
title A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG
spellingShingle A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG
Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
title_short A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG
title_full A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG
title_fullStr A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG
title_sort A PEDAGOGIA DA INFÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo a partir do curso de Pedagogia da FURG
author Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
author_facet Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que teve como objetivo investigar a identificação dos estudantes matriculados no curso de Pedagogia com o campo de atuação profissional. O estudo foi desenvolvido considerando a nova organização curricular do curso de Pedagogia da FURG que foi alterada após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais – Resolução CNE/CP nº. 1/2006, que extinguiram as habilitações e instituíram um novo perfil para a formação do pedagogo. A investigação situa-se no campo da pesquisa qualitativa e teve como sujeitos os estudantes que encontravam-se no quarto ano e último ano do curso de Pedagogia. Para coleta dos dados foram aplicados 56 questionários. Como ferramenta de análise dos questionários, adotou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva, com a qual emergiram as categorias Infância e Profissão Docente. Desse modo, verificou-se que os estudantes revelaram possuir um forte sentimento de pertencimento com a profissão docente. Ainda foi revelada uma forte identificação com a infância, aspecto que possibilitou defender que o curso de Pedagogia pode promover a formação de professores da infância, pautado em uma Pedagogia da Infância que envolva o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 12 anos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1687
10.15628/holos.2014.1687
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1687
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.1687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1687/pdf_86
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2014); 521-532
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619797188608