ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457 |
Resumo: | Objetiva apresentar um levantamento documental concernente ao uso da abordagem qualitativa nos trabalhos de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), tendo como recorte temporal o período de 2004 a 2014. Como documentos, foram utilizadas as dissertações produzidas e publicadas no site do PPGE/UECE. Atentou-se para os métodos de investigação aludidos nos estudos assinalados como qualitativos, as técnicas de coleta de dados e o aporte teórico que versa sobre a abordagem em discussão das dissertações. Das 147 dissertações analisadas no período citado, 143 (97,3%) adotaram a abordagem qualitativa de pesquisa. Os trabalhos ainda pontuam o estudo de caso como o principal método investigativo utilizado. A entrevista e a observação constituem as técnicas de coleta de dados mais empregadas nas dissertações analisadas. O aporte teórico acerca da abordagem qualitativa das produções centra-se na literatura nacional, predominantemente no gênero livro. Há inexpressiva quantidade de artigos, resenhas e outros gêneros textuais sobre abordagem qualitativa nas investigações. |
id |
IFRN-3_1b7f0a47dfa4e029ec086004859990b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4457 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)Abordagem QualitativaPesquisa em EducaçãoPós-Graduação em Educação.Objetiva apresentar um levantamento documental concernente ao uso da abordagem qualitativa nos trabalhos de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), tendo como recorte temporal o período de 2004 a 2014. Como documentos, foram utilizadas as dissertações produzidas e publicadas no site do PPGE/UECE. Atentou-se para os métodos de investigação aludidos nos estudos assinalados como qualitativos, as técnicas de coleta de dados e o aporte teórico que versa sobre a abordagem em discussão das dissertações. Das 147 dissertações analisadas no período citado, 143 (97,3%) adotaram a abordagem qualitativa de pesquisa. Os trabalhos ainda pontuam o estudo de caso como o principal método investigativo utilizado. A entrevista e a observação constituem as técnicas de coleta de dados mais empregadas nas dissertações analisadas. O aporte teórico acerca da abordagem qualitativa das produções centra-se na literatura nacional, predominantemente no gênero livro. Há inexpressiva quantidade de artigos, resenhas e outros gêneros textuais sobre abordagem qualitativa nas investigações. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/445710.15628/holos.2017.4457HOLOS; v. 2 (2017); 174-1891807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Emerson Augusto deVarela, Sarah Bezerra LunaNunes, João Batista Carvalho2022-05-01T20:18:50Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4457Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:50Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014) |
title |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014) |
spellingShingle |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014) Medeiros, Emerson Augusto de Abordagem Qualitativa Pesquisa em Educação Pós-Graduação em Educação. |
title_short |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014) |
title_full |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014) |
title_fullStr |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014) |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014) |
title_sort |
ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014) |
author |
Medeiros, Emerson Augusto de |
author_facet |
Medeiros, Emerson Augusto de Varela, Sarah Bezerra Luna Nunes, João Batista Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Varela, Sarah Bezerra Luna Nunes, João Batista Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto de Varela, Sarah Bezerra Luna Nunes, João Batista Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem Qualitativa Pesquisa em Educação Pós-Graduação em Educação. |
topic |
Abordagem Qualitativa Pesquisa em Educação Pós-Graduação em Educação. |
description |
Objetiva apresentar um levantamento documental concernente ao uso da abordagem qualitativa nos trabalhos de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), tendo como recorte temporal o período de 2004 a 2014. Como documentos, foram utilizadas as dissertações produzidas e publicadas no site do PPGE/UECE. Atentou-se para os métodos de investigação aludidos nos estudos assinalados como qualitativos, as técnicas de coleta de dados e o aporte teórico que versa sobre a abordagem em discussão das dissertações. Das 147 dissertações analisadas no período citado, 143 (97,3%) adotaram a abordagem qualitativa de pesquisa. Os trabalhos ainda pontuam o estudo de caso como o principal método investigativo utilizado. A entrevista e a observação constituem as técnicas de coleta de dados mais empregadas nas dissertações analisadas. O aporte teórico acerca da abordagem qualitativa das produções centra-se na literatura nacional, predominantemente no gênero livro. Há inexpressiva quantidade de artigos, resenhas e outros gêneros textuais sobre abordagem qualitativa nas investigações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457 10.15628/holos.2017.4457 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.4457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2017); 174-189 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622350471168 |