ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Emerson Augusto de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Varela, Sarah Bezerra Luna, Nunes, João Batista Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457
Resumo: Objetiva apresentar um levantamento documental concernente ao uso da abordagem qualitativa nos trabalhos de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), tendo como recorte temporal o período de 2004 a 2014. Como documentos, foram utilizadas as dissertações produzidas e publicadas no site do PPGE/UECE. Atentou-se para os métodos de investigação aludidos nos estudos assinalados como qualitativos, as técnicas de coleta de dados e o aporte teórico que versa sobre a abordagem em discussão das dissertações. Das 147 dissertações analisadas no período citado, 143 (97,3%) adotaram a abordagem qualitativa de pesquisa. Os trabalhos ainda pontuam o estudo de caso como o principal método investigativo utilizado. A entrevista e a observação constituem as técnicas de coleta de dados mais empregadas nas dissertações analisadas. O aporte teórico acerca da abordagem qualitativa das produções centra-se na literatura nacional, predominantemente no gênero livro. Há inexpressiva quantidade de artigos, resenhas e outros gêneros textuais sobre abordagem qualitativa nas investigações. 
id IFRN-3_1b7f0a47dfa4e029ec086004859990b0
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4457
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)Abordagem QualitativaPesquisa em EducaçãoPós-Graduação em Educação.Objetiva apresentar um levantamento documental concernente ao uso da abordagem qualitativa nos trabalhos de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), tendo como recorte temporal o período de 2004 a 2014. Como documentos, foram utilizadas as dissertações produzidas e publicadas no site do PPGE/UECE. Atentou-se para os métodos de investigação aludidos nos estudos assinalados como qualitativos, as técnicas de coleta de dados e o aporte teórico que versa sobre a abordagem em discussão das dissertações. Das 147 dissertações analisadas no período citado, 143 (97,3%) adotaram a abordagem qualitativa de pesquisa. Os trabalhos ainda pontuam o estudo de caso como o principal método investigativo utilizado. A entrevista e a observação constituem as técnicas de coleta de dados mais empregadas nas dissertações analisadas. O aporte teórico acerca da abordagem qualitativa das produções centra-se na literatura nacional, predominantemente no gênero livro. Há inexpressiva quantidade de artigos, resenhas e outros gêneros textuais sobre abordagem qualitativa nas investigações. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/445710.15628/holos.2017.4457HOLOS; v. 2 (2017); 174-1891807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Emerson Augusto deVarela, Sarah Bezerra LunaNunes, João Batista Carvalho2022-05-01T20:18:50Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4457Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:50Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
title ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
spellingShingle ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
Medeiros, Emerson Augusto de
Abordagem Qualitativa
Pesquisa em Educação
Pós-Graduação em Educação.
title_short ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
title_full ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
title_fullStr ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
title_full_unstemmed ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
title_sort ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)
author Medeiros, Emerson Augusto de
author_facet Medeiros, Emerson Augusto de
Varela, Sarah Bezerra Luna
Nunes, João Batista Carvalho
author_role author
author2 Varela, Sarah Bezerra Luna
Nunes, João Batista Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Emerson Augusto de
Varela, Sarah Bezerra Luna
Nunes, João Batista Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem Qualitativa
Pesquisa em Educação
Pós-Graduação em Educação.
topic Abordagem Qualitativa
Pesquisa em Educação
Pós-Graduação em Educação.
description Objetiva apresentar um levantamento documental concernente ao uso da abordagem qualitativa nos trabalhos de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), tendo como recorte temporal o período de 2004 a 2014. Como documentos, foram utilizadas as dissertações produzidas e publicadas no site do PPGE/UECE. Atentou-se para os métodos de investigação aludidos nos estudos assinalados como qualitativos, as técnicas de coleta de dados e o aporte teórico que versa sobre a abordagem em discussão das dissertações. Das 147 dissertações analisadas no período citado, 143 (97,3%) adotaram a abordagem qualitativa de pesquisa. Os trabalhos ainda pontuam o estudo de caso como o principal método investigativo utilizado. A entrevista e a observação constituem as técnicas de coleta de dados mais empregadas nas dissertações analisadas. O aporte teórico acerca da abordagem qualitativa das produções centra-se na literatura nacional, predominantemente no gênero livro. Há inexpressiva quantidade de artigos, resenhas e outros gêneros textuais sobre abordagem qualitativa nas investigações. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457
10.15628/holos.2017.4457
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.4457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4457/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2017); 174-189
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622350471168