INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO DE BAIXO-PESO NUM CENTRO DE REFERÊNCIA NACIONAL DO MÉTODO CANGURU
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2730 |
Resumo: | Relato de experiência vivenciado pela equipe interdisciplinar da unidade neonatal de um hospital universitário do sul do país, na implementação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru. Atualmente, um dos cinco Centros de Referência Nacional do Ministério da Saúde. A proposta baseada no Método Canguru começou a ser introduzida em 1996, incorporando os serviços de enfermagem, medicina, psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia. Neste estudo apresentamos e discutimos as ações desenvolvidas, organizadas em sete tópicos: 1) Atendimento às Gestantes de Alto Risco; 2) Grupo de Mães e Pais de Recém Nascidos internados; 3) Grupo Interdisciplinar da Neonatologia; 4) Gestão em Saúde; 5) O ensino no processo da humanização; 6) Cursos de Capacitação; 7) Produção do conhecimento. A interdisciplinaridade fortaleceu o conhecimento, a experiência profissional e pessoal, interagindo no universo das vivências, recriando a educação em saúde, resultando em um cuidado acolhedor, e fortalecendo a tecnologia diferenciada. |
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INTERDISCIPLINARIDADE NA ATENÇÃO HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO DE BAIXO-PESO NUM CENTRO DE REFERÊNCIA NACIONAL DO MÉTODO CANGURUInterdisciplinaridadeEquipe MultiprofissionalMétodo CanguruNeonatologiaRecém-Nascido de Baixo Peso.Relato de experiência vivenciado pela equipe interdisciplinar da unidade neonatal de um hospital universitário do sul do país, na implementação da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru. Atualmente, um dos cinco Centros de Referência Nacional do Ministério da Saúde. A proposta baseada no Método Canguru começou a ser introduzida em 1996, incorporando os serviços de enfermagem, medicina, psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia. Neste estudo apresentamos e discutimos as ações desenvolvidas, organizadas em sete tópicos: 1) Atendimento às Gestantes de Alto Risco; 2) Grupo de Mães e Pais de Recém Nascidos internados; 3) Grupo Interdisciplinar da Neonatologia; 4) Gestão em Saúde; 5) O ensino no processo da humanização; 6) Cursos de Capacitação; 7) Produção do conhecimento. A interdisciplinaridade fortaleceu o conhecimento, a experiência profissional e pessoal, interagindo no universo das vivências, recriando a educação em saúde, resultando em um cuidado acolhedor, e fortalecendo a tecnologia diferenciada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/273010.15628/holos.2015.2730HOLOS; v. 3 (2015); 404-4141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2730/1111Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorck, MárciaCosta, RobertaKlock, PatríciaCustódio, ZairaBarcelos, Mariana2022-05-01T20:25:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2730Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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