APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ramon Gomes dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Roque, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468
Resumo: Muitas escolas brasileiras não possuem laboratório completo ou mesmo um microscópio para as aulas de Biologia. Visando minimizar os impactos negativos desse cenário sobre a educação científica, este trabalho adaptou um microscópio caseiro e testou sua eficácia para ensinar citologia básica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas compostas de montagem do microscópio adaptado, observação de células e avaliação da eficácia dos procedimentos pedagógicos adotados. Ambas as oficinas foram realizadas em agosto de 2019 nas dependências do Instituto Federal de Brasília. As adaptações propostas tornaram o microscópio caseiro mais prático e funcional, o que facilitou o seu manuseio e a rápida observação das amostras biológicas analisadas. Com relação à eficácia desse recurso para ensinar conceitos citológicos, houve variações de rendimento entre os dois grupos avaliados, sendo que os participantes do ensino médio obtiveram melhores resultados após a oficina. Adicionalmente, verificou-se um maior envolvimento dos participantes devido aos vários questionamentos realizados e a intensa curiosidade e atenção durante as duas oficinas. Por fim, sugere-se a aplicação do presente recurso didático em escolas desprovidas de microscópios para aprimorar a qualidade do ensino científico.
id IFRN-3_1f70f5e6a2ffea84c79c971058141729
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9468
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICAAlternativa DidáticaCélulasMicroscopiaEnsinoReciclagem.Muitas escolas brasileiras não possuem laboratório completo ou mesmo um microscópio para as aulas de Biologia. Visando minimizar os impactos negativos desse cenário sobre a educação científica, este trabalho adaptou um microscópio caseiro e testou sua eficácia para ensinar citologia básica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas compostas de montagem do microscópio adaptado, observação de células e avaliação da eficácia dos procedimentos pedagógicos adotados. Ambas as oficinas foram realizadas em agosto de 2019 nas dependências do Instituto Federal de Brasília. As adaptações propostas tornaram o microscópio caseiro mais prático e funcional, o que facilitou o seu manuseio e a rápida observação das amostras biológicas analisadas. Com relação à eficácia desse recurso para ensinar conceitos citológicos, houve variações de rendimento entre os dois grupos avaliados, sendo que os participantes do ensino médio obtiveram melhores resultados após a oficina. Adicionalmente, verificou-se um maior envolvimento dos participantes devido aos vários questionamentos realizados e a intensa curiosidade e atenção durante as duas oficinas. Por fim, sugere-se a aplicação do presente recurso didático em escolas desprovidas de microscópios para aprimorar a qualidade do ensino científico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/946810.15628/holos.2020.9468HOLOS; v. 4 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ramon Gomes dos SantosRoque, Francisco2022-05-01T19:16:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9468Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
title APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
spellingShingle APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
Silva, Ramon Gomes dos Santos
Alternativa Didática
Células
Microscopia
Ensino
Reciclagem.
title_short APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
title_full APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
title_fullStr APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
title_full_unstemmed APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
title_sort APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
author Silva, Ramon Gomes dos Santos
author_facet Silva, Ramon Gomes dos Santos
Roque, Francisco
author_role author
author2 Roque, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ramon Gomes dos Santos
Roque, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Alternativa Didática
Células
Microscopia
Ensino
Reciclagem.
topic Alternativa Didática
Células
Microscopia
Ensino
Reciclagem.
description Muitas escolas brasileiras não possuem laboratório completo ou mesmo um microscópio para as aulas de Biologia. Visando minimizar os impactos negativos desse cenário sobre a educação científica, este trabalho adaptou um microscópio caseiro e testou sua eficácia para ensinar citologia básica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas compostas de montagem do microscópio adaptado, observação de células e avaliação da eficácia dos procedimentos pedagógicos adotados. Ambas as oficinas foram realizadas em agosto de 2019 nas dependências do Instituto Federal de Brasília. As adaptações propostas tornaram o microscópio caseiro mais prático e funcional, o que facilitou o seu manuseio e a rápida observação das amostras biológicas analisadas. Com relação à eficácia desse recurso para ensinar conceitos citológicos, houve variações de rendimento entre os dois grupos avaliados, sendo que os participantes do ensino médio obtiveram melhores resultados após a oficina. Adicionalmente, verificou-se um maior envolvimento dos participantes devido aos vários questionamentos realizados e a intensa curiosidade e atenção durante as duas oficinas. Por fim, sugere-se a aplicação do presente recurso didático em escolas desprovidas de microscópios para aprimorar a qualidade do ensino científico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468
10.15628/holos.2020.9468
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2020); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625120808960