APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468 |
Resumo: | Muitas escolas brasileiras não possuem laboratório completo ou mesmo um microscópio para as aulas de Biologia. Visando minimizar os impactos negativos desse cenário sobre a educação científica, este trabalho adaptou um microscópio caseiro e testou sua eficácia para ensinar citologia básica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas compostas de montagem do microscópio adaptado, observação de células e avaliação da eficácia dos procedimentos pedagógicos adotados. Ambas as oficinas foram realizadas em agosto de 2019 nas dependências do Instituto Federal de Brasília. As adaptações propostas tornaram o microscópio caseiro mais prático e funcional, o que facilitou o seu manuseio e a rápida observação das amostras biológicas analisadas. Com relação à eficácia desse recurso para ensinar conceitos citológicos, houve variações de rendimento entre os dois grupos avaliados, sendo que os participantes do ensino médio obtiveram melhores resultados após a oficina. Adicionalmente, verificou-se um maior envolvimento dos participantes devido aos vários questionamentos realizados e a intensa curiosidade e atenção durante as duas oficinas. Por fim, sugere-se a aplicação do presente recurso didático em escolas desprovidas de microscópios para aprimorar a qualidade do ensino científico. |
id |
IFRN-3_1f70f5e6a2ffea84c79c971058141729 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/9468 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICAAlternativa DidáticaCélulasMicroscopiaEnsinoReciclagem.Muitas escolas brasileiras não possuem laboratório completo ou mesmo um microscópio para as aulas de Biologia. Visando minimizar os impactos negativos desse cenário sobre a educação científica, este trabalho adaptou um microscópio caseiro e testou sua eficácia para ensinar citologia básica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas compostas de montagem do microscópio adaptado, observação de células e avaliação da eficácia dos procedimentos pedagógicos adotados. Ambas as oficinas foram realizadas em agosto de 2019 nas dependências do Instituto Federal de Brasília. As adaptações propostas tornaram o microscópio caseiro mais prático e funcional, o que facilitou o seu manuseio e a rápida observação das amostras biológicas analisadas. Com relação à eficácia desse recurso para ensinar conceitos citológicos, houve variações de rendimento entre os dois grupos avaliados, sendo que os participantes do ensino médio obtiveram melhores resultados após a oficina. Adicionalmente, verificou-se um maior envolvimento dos participantes devido aos vários questionamentos realizados e a intensa curiosidade e atenção durante as duas oficinas. Por fim, sugere-se a aplicação do presente recurso didático em escolas desprovidas de microscópios para aprimorar a qualidade do ensino científico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/946810.15628/holos.2020.9468HOLOS; v. 4 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ramon Gomes dos SantosRoque, Francisco2022-05-01T19:16:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9468Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA |
title |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA |
spellingShingle |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA Silva, Ramon Gomes dos Santos Alternativa Didática Células Microscopia Ensino Reciclagem. |
title_short |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA |
title_full |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA |
title_fullStr |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA |
title_full_unstemmed |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA |
title_sort |
APRIMORAMENTOS EM UM MICROSCÓPIO CASEIRO E SUA EFICÁCIA PARA ENSINAR CITOLOGIA BÁSICA |
author |
Silva, Ramon Gomes dos Santos |
author_facet |
Silva, Ramon Gomes dos Santos Roque, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Roque, Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ramon Gomes dos Santos Roque, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alternativa Didática Células Microscopia Ensino Reciclagem. |
topic |
Alternativa Didática Células Microscopia Ensino Reciclagem. |
description |
Muitas escolas brasileiras não possuem laboratório completo ou mesmo um microscópio para as aulas de Biologia. Visando minimizar os impactos negativos desse cenário sobre a educação científica, este trabalho adaptou um microscópio caseiro e testou sua eficácia para ensinar citologia básica. Para tanto, foram realizadas duas oficinas compostas de montagem do microscópio adaptado, observação de células e avaliação da eficácia dos procedimentos pedagógicos adotados. Ambas as oficinas foram realizadas em agosto de 2019 nas dependências do Instituto Federal de Brasília. As adaptações propostas tornaram o microscópio caseiro mais prático e funcional, o que facilitou o seu manuseio e a rápida observação das amostras biológicas analisadas. Com relação à eficácia desse recurso para ensinar conceitos citológicos, houve variações de rendimento entre os dois grupos avaliados, sendo que os participantes do ensino médio obtiveram melhores resultados após a oficina. Adicionalmente, verificou-se um maior envolvimento dos participantes devido aos vários questionamentos realizados e a intensa curiosidade e atenção durante as duas oficinas. Por fim, sugere-se a aplicação do presente recurso didático em escolas desprovidas de microscópios para aprimorar a qualidade do ensino científico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468 10.15628/holos.2020.9468 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.9468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9468/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2020); 1-12 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625120808960 |