PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Janiele Mayara Ferreira de, Souza, Sheila Pricila Marques Cabral de, Oliveira, Érica Souza, Fernandes, Nedja Suely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5558
Resumo: A água é indispensável para a vida na terra. No entanto, o crescimento populacional e a alta demanda podem levar à sua escassez. As ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) desempenham um bom papel no tratamento de águas residuais. Utilizou-se a técnica de avaliação da qualidade da água pelo método do Azul de Metileno (AM) no estudo da espectrofotometria da região do UV-vis, aplicada para avaliar a qualidade da água da ETE. A adsorção é uma das técnicas de tratamento de efluentes que mais se destaca devido sua eficiência e baixo custo. A literatura tem mostrado a importância do carvão de coco de babaçu no tratamento de efluentes têxteis. Para os estudos de adsorção, utilizou-se como material adsorvente o carvão de coco de babaçu modificado com ácido cítrico (CCBMod). O carvão sem modificação foi tratado com ácido cítrico por 4h, no qual após o processo foi lavado e filtrado até pH 7 e seco por 4h a 60° C. Para os testes de qualidade da água, quatro amostras foram colocadas em contato com o AM 1%, três amostras faziam parte das etapas de tratamento da ETE e uma referente a um padrão de água destilada e AM. Para os ensaios de adsorção do efluente real foram utilizados 100 mg de CCBMod e 30 ml de solução de AM. O teste do efluente da ETE para AM mostrou que após 14 dias a amostra A4 teve uma redução da cor do AM de 7,20%, enquanto que as amostras A3 e A2 tiveram uma redução de apenas 2,20%. O ensaio de adsorção mostrou que a remoção da cor no efluente foi de 57,86%, sendo o CCBMod eficaz na remoção de cor e a metodologia do AM eficaz no estudo da qualidade da água dos efluentes da ETE.    
id IFRN-3_1fdc7b3ebd8dfd951f3423693932e12c
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5558
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.Azul de metilenoETECarvão de coco de babaçu.A água é indispensável para a vida na terra. No entanto, o crescimento populacional e a alta demanda podem levar à sua escassez. As ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) desempenham um bom papel no tratamento de águas residuais. Utilizou-se a técnica de avaliação da qualidade da água pelo método do Azul de Metileno (AM) no estudo da espectrofotometria da região do UV-vis, aplicada para avaliar a qualidade da água da ETE. A adsorção é uma das técnicas de tratamento de efluentes que mais se destaca devido sua eficiência e baixo custo. A literatura tem mostrado a importância do carvão de coco de babaçu no tratamento de efluentes têxteis. Para os estudos de adsorção, utilizou-se como material adsorvente o carvão de coco de babaçu modificado com ácido cítrico (CCBMod). O carvão sem modificação foi tratado com ácido cítrico por 4h, no qual após o processo foi lavado e filtrado até pH 7 e seco por 4h a 60° C. Para os testes de qualidade da água, quatro amostras foram colocadas em contato com o AM 1%, três amostras faziam parte das etapas de tratamento da ETE e uma referente a um padrão de água destilada e AM. Para os ensaios de adsorção do efluente real foram utilizados 100 mg de CCBMod e 30 ml de solução de AM. O teste do efluente da ETE para AM mostrou que após 14 dias a amostra A4 teve uma redução da cor do AM de 7,20%, enquanto que as amostras A3 e A2 tiveram uma redução de apenas 2,20%. O ensaio de adsorção mostrou que a remoção da cor no efluente foi de 57,86%, sendo o CCBMod eficaz na remoção de cor e a metodologia do AM eficaz no estudo da qualidade da água dos efluentes da ETE.    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/555810.15628/holos.2018.5558HOLOS; v. 6 (2018); 82-911807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5558/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isabel do NascimentoAlmeida, Janiele Mayara Ferreira deSouza, Sheila Pricila Marques Cabral deOliveira, Érica SouzaFernandes, Nedja Suely2022-05-01T19:30:33Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5558Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:30:33Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.
title PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.
spellingShingle PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.
Silva, Isabel do Nascimento
Azul de metileno
ETE
Carvão de coco de babaçu.
title_short PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.
title_full PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.
title_fullStr PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.
title_full_unstemmed PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.
title_sort PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO AZUL DE METILENO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.
author Silva, Isabel do Nascimento
author_facet Silva, Isabel do Nascimento
Almeida, Janiele Mayara Ferreira de
Souza, Sheila Pricila Marques Cabral de
Oliveira, Érica Souza
Fernandes, Nedja Suely
author_role author
author2 Almeida, Janiele Mayara Ferreira de
Souza, Sheila Pricila Marques Cabral de
Oliveira, Érica Souza
Fernandes, Nedja Suely
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabel do Nascimento
Almeida, Janiele Mayara Ferreira de
Souza, Sheila Pricila Marques Cabral de
Oliveira, Érica Souza
Fernandes, Nedja Suely
dc.subject.por.fl_str_mv Azul de metileno
ETE
Carvão de coco de babaçu.
topic Azul de metileno
ETE
Carvão de coco de babaçu.
description A água é indispensável para a vida na terra. No entanto, o crescimento populacional e a alta demanda podem levar à sua escassez. As ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) desempenham um bom papel no tratamento de águas residuais. Utilizou-se a técnica de avaliação da qualidade da água pelo método do Azul de Metileno (AM) no estudo da espectrofotometria da região do UV-vis, aplicada para avaliar a qualidade da água da ETE. A adsorção é uma das técnicas de tratamento de efluentes que mais se destaca devido sua eficiência e baixo custo. A literatura tem mostrado a importância do carvão de coco de babaçu no tratamento de efluentes têxteis. Para os estudos de adsorção, utilizou-se como material adsorvente o carvão de coco de babaçu modificado com ácido cítrico (CCBMod). O carvão sem modificação foi tratado com ácido cítrico por 4h, no qual após o processo foi lavado e filtrado até pH 7 e seco por 4h a 60° C. Para os testes de qualidade da água, quatro amostras foram colocadas em contato com o AM 1%, três amostras faziam parte das etapas de tratamento da ETE e uma referente a um padrão de água destilada e AM. Para os ensaios de adsorção do efluente real foram utilizados 100 mg de CCBMod e 30 ml de solução de AM. O teste do efluente da ETE para AM mostrou que após 14 dias a amostra A4 teve uma redução da cor do AM de 7,20%, enquanto que as amostras A3 e A2 tiveram uma redução de apenas 2,20%. O ensaio de adsorção mostrou que a remoção da cor no efluente foi de 57,86%, sendo o CCBMod eficaz na remoção de cor e a metodologia do AM eficaz no estudo da qualidade da água dos efluentes da ETE.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5558
10.15628/holos.2018.5558
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5558
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.5558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5558/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2018); 82-91
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623255392256