DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonelli, George
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lobato dos Santos, Luiz Carlos, Dela Fonte, Suelem Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4612
Resumo: Os métodos de elevação artificial são utilizados quando a energia oriunda do reservatório não é suficiente para elevar os fluidos à superfície. A elevação artificial proporciona energia ao fluido presente no fundo do poço, através da implementação de diversos equipamentos. Entre os métodos de elevação, o bombeio mecânico é o mais utilizado em poços onshore. Nesse método, o movimento rotativo de um motor situado na superfície é transformado em movimento alternativo da coluna de hastes. Para implementar o bombeio mecânico em um poço de petróleo é fundamental a realização do dimensionamento. O dimensionamento é responsável por determinar os parâmetros operacionais, e colaborar na seleção dos equipamentos de superfície e de subsuperfície. Neste trabalho foi apresentado o procedimento do cálculo necessário para o dimensionamento da unidade de bombeio. Nos cálculos foram utilizadas as equações do método convencional de projeto. O método apresenta equações simples e é aplicável a poços rasos ou com profundidade média (até 2500 m). Este trabalho resultou na elaboração de uma planilha eletrônica em Excel® que, utilizando as equações contidas na literatura, calcula de forma rápida e prática as variáveis requeridas para o dimensionamento da unidade de bombeio.
id IFRN-3_1ff1964d1fdba409662616778e57d9db
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4612
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®Produção de óleoElevação artificialBombeio mecânicoDimensionamentoOs métodos de elevação artificial são utilizados quando a energia oriunda do reservatório não é suficiente para elevar os fluidos à superfície. A elevação artificial proporciona energia ao fluido presente no fundo do poço, através da implementação de diversos equipamentos. Entre os métodos de elevação, o bombeio mecânico é o mais utilizado em poços onshore. Nesse método, o movimento rotativo de um motor situado na superfície é transformado em movimento alternativo da coluna de hastes. Para implementar o bombeio mecânico em um poço de petróleo é fundamental a realização do dimensionamento. O dimensionamento é responsável por determinar os parâmetros operacionais, e colaborar na seleção dos equipamentos de superfície e de subsuperfície. Neste trabalho foi apresentado o procedimento do cálculo necessário para o dimensionamento da unidade de bombeio. Nos cálculos foram utilizadas as equações do método convencional de projeto. O método apresenta equações simples e é aplicável a poços rasos ou com profundidade média (até 2500 m). Este trabalho resultou na elaboração de uma planilha eletrônica em Excel® que, utilizando as equações contidas na literatura, calcula de forma rápida e prática as variáveis requeridas para o dimensionamento da unidade de bombeio.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/461210.15628/holos.2017.4612HOLOS; v. 7 (2017); 17-291807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4612/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimonelli, GeorgeLobato dos Santos, Luiz CarlosDela Fonte, Suelem Sá2022-05-01T19:33:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4612Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
title DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
spellingShingle DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
Simonelli, George
Produção de óleo
Elevação artificial
Bombeio mecânico
Dimensionamento
title_short DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
title_full DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
title_fullStr DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
title_full_unstemmed DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
title_sort DIMENSIONAMENTO DO BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES EM EXCEL®
author Simonelli, George
author_facet Simonelli, George
Lobato dos Santos, Luiz Carlos
Dela Fonte, Suelem Sá
author_role author
author2 Lobato dos Santos, Luiz Carlos
Dela Fonte, Suelem Sá
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonelli, George
Lobato dos Santos, Luiz Carlos
Dela Fonte, Suelem Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de óleo
Elevação artificial
Bombeio mecânico
Dimensionamento
topic Produção de óleo
Elevação artificial
Bombeio mecânico
Dimensionamento
description Os métodos de elevação artificial são utilizados quando a energia oriunda do reservatório não é suficiente para elevar os fluidos à superfície. A elevação artificial proporciona energia ao fluido presente no fundo do poço, através da implementação de diversos equipamentos. Entre os métodos de elevação, o bombeio mecânico é o mais utilizado em poços onshore. Nesse método, o movimento rotativo de um motor situado na superfície é transformado em movimento alternativo da coluna de hastes. Para implementar o bombeio mecânico em um poço de petróleo é fundamental a realização do dimensionamento. O dimensionamento é responsável por determinar os parâmetros operacionais, e colaborar na seleção dos equipamentos de superfície e de subsuperfície. Neste trabalho foi apresentado o procedimento do cálculo necessário para o dimensionamento da unidade de bombeio. Nos cálculos foram utilizadas as equações do método convencional de projeto. O método apresenta equações simples e é aplicável a poços rasos ou com profundidade média (até 2500 m). Este trabalho resultou na elaboração de uma planilha eletrônica em Excel® que, utilizando as equações contidas na literatura, calcula de forma rápida e prática as variáveis requeridas para o dimensionamento da unidade de bombeio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4612
10.15628/holos.2017.4612
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4612
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.4612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4612/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2017); 17-29
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622389268480