A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/19 |
Resumo: | O presente artigo relata os resultados obtidos a partir do estudo desenvolvido com alunos dos cursos técnicos integrados do CEFET-RN de Natal, sobre os principais fatores que dificultam a prática da educação ambiental em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com aplicação de questionários aos estudantes, em horários normais de aulas durante quatro dias no mês de janeiro do corrente ano. Considerando as informações coletadas, a maioria dos entrevistados define que a falta de discussão sobre o tema é um dos principais obstáculos encontrados. Ao final da pesquisa podemos traçar o perfil desses estudantes e conhecer o nível de consciência ambiental, bem como apresentar sugestões para que o tema seja mais explorado através da interdisciplinaridade e transversalidade. Palavras Chaves: educação ambiental; consciência ambiental. |
id |
IFRN-3_2637ef8e05c28fa623f6ec128e1470f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/19 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RNO presente artigo relata os resultados obtidos a partir do estudo desenvolvido com alunos dos cursos técnicos integrados do CEFET-RN de Natal, sobre os principais fatores que dificultam a prática da educação ambiental em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com aplicação de questionários aos estudantes, em horários normais de aulas durante quatro dias no mês de janeiro do corrente ano. Considerando as informações coletadas, a maioria dos entrevistados define que a falta de discussão sobre o tema é um dos principais obstáculos encontrados. Ao final da pesquisa podemos traçar o perfil desses estudantes e conhecer o nível de consciência ambiental, bem como apresentar sugestões para que o tema seja mais explorado através da interdisciplinaridade e transversalidade. Palavras Chaves: educação ambiental; consciência ambiental.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1910.15628/holos.2006.19HOLOS; v. 3 (2006); 62-731807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/19/20Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ana Paula BezerraPaiva, Maria do Socorro DiógenesFilgueira, João Maria2022-05-01T20:53:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/19Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:53:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN |
title |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN Costa, Ana Paula Bezerra |
title_short |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN |
title_full |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN |
title_sort |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS-INTEGRADOS DO CEFET-RN |
author |
Costa, Ana Paula Bezerra |
author_facet |
Costa, Ana Paula Bezerra Paiva, Maria do Socorro Diógenes Filgueira, João Maria |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Maria do Socorro Diógenes Filgueira, João Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Paula Bezerra Paiva, Maria do Socorro Diógenes Filgueira, João Maria |
description |
O presente artigo relata os resultados obtidos a partir do estudo desenvolvido com alunos dos cursos técnicos integrados do CEFET-RN de Natal, sobre os principais fatores que dificultam a prática da educação ambiental em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com aplicação de questionários aos estudantes, em horários normais de aulas durante quatro dias no mês de janeiro do corrente ano. Considerando as informações coletadas, a maioria dos entrevistados define que a falta de discussão sobre o tema é um dos principais obstáculos encontrados. Ao final da pesquisa podemos traçar o perfil desses estudantes e conhecer o nível de consciência ambiental, bem como apresentar sugestões para que o tema seja mais explorado através da interdisciplinaridade e transversalidade. Palavras Chaves: educação ambiental; consciência ambiental. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/19 10.15628/holos.2006.19 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/19 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2006.19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/19/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2006); 62-73 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616816087040 |