SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Abimael Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Rosana Cardoso Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9548
Resumo: Este trabalho que teve como objetivo identificar e analisar os sistemas agroflorestais em Paragominas, gerando informações para subsidiar ações públicas de implantação de novos arranjos de SAF’s no referido município. Foi realizada através de pesquisa de campo com a coleta de dados e aplicação de questionário semiestruturado, com questões relacionadas à temática da produção em SAF. Das 31 comunidades pesquisadas 21 foram identificadas com sistemas agroflorestais. As dificuldades citadas pelos   agricultores com sistemas agroflorestais foram: ausência de assistência técnica adequada e com frequência periódica; o baixo nível de escolaridade dos agricultores; a falta de documentação da terra por parte da maioria dos agricultores; a falta de verticalização da produção; a falta de diversificação da comercialização; estradas ruins e; o baixo acesso a crédito. Porém, apesar das dificuldades foram encontrados inúmeros resultados positivos, principalmente na esfera social e ambiental, tais quais: boa participação em organizações sociais; participação em algum tipo de capacitação técnica; a maior parte da produção é comercializada em feiras e na comunidade local, baixo índice de frequência de uso de produtos químicos e; diversificação da produção, o que traz renda durante o ano todo para as famílias envolvidas.
id IFRN-3_268a329aa11c2cbbc4cb372ab8bfab68
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9548
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.Comunidades RuraisAgricultura FamiliarDiagnóstico.Este trabalho que teve como objetivo identificar e analisar os sistemas agroflorestais em Paragominas, gerando informações para subsidiar ações públicas de implantação de novos arranjos de SAF’s no referido município. Foi realizada através de pesquisa de campo com a coleta de dados e aplicação de questionário semiestruturado, com questões relacionadas à temática da produção em SAF. Das 31 comunidades pesquisadas 21 foram identificadas com sistemas agroflorestais. As dificuldades citadas pelos   agricultores com sistemas agroflorestais foram: ausência de assistência técnica adequada e com frequência periódica; o baixo nível de escolaridade dos agricultores; a falta de documentação da terra por parte da maioria dos agricultores; a falta de verticalização da produção; a falta de diversificação da comercialização; estradas ruins e; o baixo acesso a crédito. Porém, apesar das dificuldades foram encontrados inúmeros resultados positivos, principalmente na esfera social e ambiental, tais quais: boa participação em organizações sociais; participação em algum tipo de capacitação técnica; a maior parte da produção é comercializada em feiras e na comunidade local, baixo índice de frequência de uso de produtos químicos e; diversificação da produção, o que traz renda durante o ano todo para as famílias envolvidas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/954810.15628/holos.2020.9548HOLOS; v. 3 (2020); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9548/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Abimael Oliveirada Silva, Rosana Cardoso Rodrigues2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9548Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.
title SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.
spellingShingle SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.
dos Santos, Abimael Oliveira
Comunidades Rurais
Agricultura Familiar
Diagnóstico.
title_short SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.
title_full SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.
title_fullStr SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.
title_full_unstemmed SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.
title_sort SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS, PARÁ.
author dos Santos, Abimael Oliveira
author_facet dos Santos, Abimael Oliveira
da Silva, Rosana Cardoso Rodrigues
author_role author
author2 da Silva, Rosana Cardoso Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Abimael Oliveira
da Silva, Rosana Cardoso Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades Rurais
Agricultura Familiar
Diagnóstico.
topic Comunidades Rurais
Agricultura Familiar
Diagnóstico.
description Este trabalho que teve como objetivo identificar e analisar os sistemas agroflorestais em Paragominas, gerando informações para subsidiar ações públicas de implantação de novos arranjos de SAF’s no referido município. Foi realizada através de pesquisa de campo com a coleta de dados e aplicação de questionário semiestruturado, com questões relacionadas à temática da produção em SAF. Das 31 comunidades pesquisadas 21 foram identificadas com sistemas agroflorestais. As dificuldades citadas pelos   agricultores com sistemas agroflorestais foram: ausência de assistência técnica adequada e com frequência periódica; o baixo nível de escolaridade dos agricultores; a falta de documentação da terra por parte da maioria dos agricultores; a falta de verticalização da produção; a falta de diversificação da comercialização; estradas ruins e; o baixo acesso a crédito. Porém, apesar das dificuldades foram encontrados inúmeros resultados positivos, principalmente na esfera social e ambiental, tais quais: boa participação em organizações sociais; participação em algum tipo de capacitação técnica; a maior parte da produção é comercializada em feiras e na comunidade local, baixo índice de frequência de uso de produtos químicos e; diversificação da produção, o que traz renda durante o ano todo para as famílias envolvidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9548
10.15628/holos.2020.9548
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9548
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9548/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2020); 1-15
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625141780480