PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910 |
Resumo: | O presente artigo investiga as condições de trabalho remoto e a distância, impostas ao professor da educação básica, devido ao isolamento social decretado em função da Pandemia decorrente da propagação da COVID-19, que é uma doença que tem como principal consequência a insuficiência respiratória grave em um número expressivo de pacientes. A pesquisa se justifica pela abrangência da problemática, os impactos e a necessidade de compreensão desse momento da educação básica na perspectiva dos professores. Assim, a pesquisa permite compreender potencialidades e limites da atuação docente durante a pandemia com vistas ao aperfeiçoamento da sua prática. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo. Utilizou-se como instrumento um questionário estruturado aplicado em formato digital, distribuído conforme a técnica bola de neve, no prazo de dez dias, em que cada respondente era convidado a repassar o questionário a outros sujeitos que exerciam a docência na educação básica. Obtiveram-se 272 respostas de professores que atuam na educação básica, constituindo uma amostra não probabilística. A análise dos dados é quali-quantitativa. Concluiu-se que o isolamento social afetou expressivamente a vida pessoal e profissional dos professores. A intensificação da vida familiar mostrou-se um fenômeno ambíguo. A vida profissional também foi drasticamente afetada, levando à necessidade de se conhecerem novas ferramentas e modos de desempenhar a função, demandando mais tempo e esforço. O exercício das atividades profissionais em casa ainda levou ao esmaecimento das fronteiras entre uma esfera e outra. |
id |
IFRN-3_29230284b4188e1b5601a204c841c1f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/10910 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19PandemiaIsolamento socialEducaçãoTecnologias digitaisAula remotaProfessoresO presente artigo investiga as condições de trabalho remoto e a distância, impostas ao professor da educação básica, devido ao isolamento social decretado em função da Pandemia decorrente da propagação da COVID-19, que é uma doença que tem como principal consequência a insuficiência respiratória grave em um número expressivo de pacientes. A pesquisa se justifica pela abrangência da problemática, os impactos e a necessidade de compreensão desse momento da educação básica na perspectiva dos professores. Assim, a pesquisa permite compreender potencialidades e limites da atuação docente durante a pandemia com vistas ao aperfeiçoamento da sua prática. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo. Utilizou-se como instrumento um questionário estruturado aplicado em formato digital, distribuído conforme a técnica bola de neve, no prazo de dez dias, em que cada respondente era convidado a repassar o questionário a outros sujeitos que exerciam a docência na educação básica. Obtiveram-se 272 respostas de professores que atuam na educação básica, constituindo uma amostra não probabilística. A análise dos dados é quali-quantitativa. Concluiu-se que o isolamento social afetou expressivamente a vida pessoal e profissional dos professores. A intensificação da vida familiar mostrou-se um fenômeno ambíguo. A vida profissional também foi drasticamente afetada, levando à necessidade de se conhecerem novas ferramentas e modos de desempenhar a função, demandando mais tempo e esforço. O exercício das atividades profissionais em casa ainda levou ao esmaecimento das fronteiras entre uma esfera e outra.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1091010.15628/holos.2020.10910HOLOS; v. 5 (2020); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaade, Joel HaroldoGabiec, Cristiane ElizabethCarneiro, Fabiana KitianeMicheluzz, Sandra Ciane PrawuckiMeyer, Pablo Andrés Reyes2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10910Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19 |
title |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19 |
spellingShingle |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19 Baade, Joel Haroldo Pandemia Isolamento social Educação Tecnologias digitais Aula remota Professores |
title_short |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19 |
title_full |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19 |
title_fullStr |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19 |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19 |
title_sort |
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19 |
author |
Baade, Joel Haroldo |
author_facet |
Baade, Joel Haroldo Gabiec, Cristiane Elizabeth Carneiro, Fabiana Kitiane Micheluzz, Sandra Ciane Prawucki Meyer, Pablo Andrés Reyes |
author_role |
author |
author2 |
Gabiec, Cristiane Elizabeth Carneiro, Fabiana Kitiane Micheluzz, Sandra Ciane Prawucki Meyer, Pablo Andrés Reyes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baade, Joel Haroldo Gabiec, Cristiane Elizabeth Carneiro, Fabiana Kitiane Micheluzz, Sandra Ciane Prawucki Meyer, Pablo Andrés Reyes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Isolamento social Educação Tecnologias digitais Aula remota Professores |
topic |
Pandemia Isolamento social Educação Tecnologias digitais Aula remota Professores |
description |
O presente artigo investiga as condições de trabalho remoto e a distância, impostas ao professor da educação básica, devido ao isolamento social decretado em função da Pandemia decorrente da propagação da COVID-19, que é uma doença que tem como principal consequência a insuficiência respiratória grave em um número expressivo de pacientes. A pesquisa se justifica pela abrangência da problemática, os impactos e a necessidade de compreensão desse momento da educação básica na perspectiva dos professores. Assim, a pesquisa permite compreender potencialidades e limites da atuação docente durante a pandemia com vistas ao aperfeiçoamento da sua prática. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo. Utilizou-se como instrumento um questionário estruturado aplicado em formato digital, distribuído conforme a técnica bola de neve, no prazo de dez dias, em que cada respondente era convidado a repassar o questionário a outros sujeitos que exerciam a docência na educação básica. Obtiveram-se 272 respostas de professores que atuam na educação básica, constituindo uma amostra não probabilística. A análise dos dados é quali-quantitativa. Concluiu-se que o isolamento social afetou expressivamente a vida pessoal e profissional dos professores. A intensificação da vida familiar mostrou-se um fenômeno ambíguo. A vida profissional também foi drasticamente afetada, levando à necessidade de se conhecerem novas ferramentas e modos de desempenhar a função, demandando mais tempo e esforço. O exercício das atividades profissionais em casa ainda levou ao esmaecimento das fronteiras entre uma esfera e outra. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910 10.15628/holos.2020.10910 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.10910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10910/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2020); 1-16 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625657679872 |