A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Rego, Maria do Socorro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pontes, Magno Marcio de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515
Resumo: A presente pesquisa teve o propósito de identificar de que forma a experiência do estágio supervisionado clínico contribui para a atuação do psicopedagogo, bem como relatar a experiência de estágio da psicopedagoga em formação. É importante mencionar que a psicopedagogia busca no contexto institucional e clínico entender como se dá o processo de aprendizagem humana e a partir de uma atuação eficiente do psicopedagogo com métodos adequados para detectar e superar as dificuldades e/ou bloqueios que são barreiras no desenvolvimento de aprendizagem dos aprendentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico respaldando-se em Chamat (2004; 2008), Pimenta (2012), Porto (2009; 2009), Sampaio (2009), Weiss (2008), um trabalho monográfico de Gonçalves (2007). A relevância desta pesquisa se deu a partir dos resultados em que pudemos constar que é no estágio supervisionado que o futuro profissional pode adquirir uma variedade de conhecimentos visto que é nesse momento que acontece a práxis, relação teoria-prática. O estudo detectou ainda que a atuação do psicopedagogo no estágio é importante para que este possa saber lidar com a criança e com a dificuldade diagnosticada durante o acompanhamento psicopedagógico.
id IFRN-3_2d816b760070e87a79343db30bfdc751
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5515
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGOEstágio supervisionadoPsicopedagogoAprendizagem.A presente pesquisa teve o propósito de identificar de que forma a experiência do estágio supervisionado clínico contribui para a atuação do psicopedagogo, bem como relatar a experiência de estágio da psicopedagoga em formação. É importante mencionar que a psicopedagogia busca no contexto institucional e clínico entender como se dá o processo de aprendizagem humana e a partir de uma atuação eficiente do psicopedagogo com métodos adequados para detectar e superar as dificuldades e/ou bloqueios que são barreiras no desenvolvimento de aprendizagem dos aprendentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico respaldando-se em Chamat (2004; 2008), Pimenta (2012), Porto (2009; 2009), Sampaio (2009), Weiss (2008), um trabalho monográfico de Gonçalves (2007). A relevância desta pesquisa se deu a partir dos resultados em que pudemos constar que é no estágio supervisionado que o futuro profissional pode adquirir uma variedade de conhecimentos visto que é nesse momento que acontece a práxis, relação teoria-prática. O estudo detectou ainda que a atuação do psicopedagogo no estágio é importante para que este possa saber lidar com a criança e com a dificuldade diagnosticada durante o acompanhamento psicopedagógico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/551510.15628/holos.2019.5515HOLOS; v. 6 (2019); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Rego, Maria do SocorroPontes, Magno Marcio de Lima2022-05-01T19:18:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5515Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
title A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
Almeida Rego, Maria do Socorro
Estágio supervisionado
Psicopedagogo
Aprendizagem.
title_short A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
title_full A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
title_sort A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
author Almeida Rego, Maria do Socorro
author_facet Almeida Rego, Maria do Socorro
Pontes, Magno Marcio de Lima
author_role author
author2 Pontes, Magno Marcio de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Rego, Maria do Socorro
Pontes, Magno Marcio de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Psicopedagogo
Aprendizagem.
topic Estágio supervisionado
Psicopedagogo
Aprendizagem.
description A presente pesquisa teve o propósito de identificar de que forma a experiência do estágio supervisionado clínico contribui para a atuação do psicopedagogo, bem como relatar a experiência de estágio da psicopedagoga em formação. É importante mencionar que a psicopedagogia busca no contexto institucional e clínico entender como se dá o processo de aprendizagem humana e a partir de uma atuação eficiente do psicopedagogo com métodos adequados para detectar e superar as dificuldades e/ou bloqueios que são barreiras no desenvolvimento de aprendizagem dos aprendentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico respaldando-se em Chamat (2004; 2008), Pimenta (2012), Porto (2009; 2009), Sampaio (2009), Weiss (2008), um trabalho monográfico de Gonçalves (2007). A relevância desta pesquisa se deu a partir dos resultados em que pudemos constar que é no estágio supervisionado que o futuro profissional pode adquirir uma variedade de conhecimentos visto que é nesse momento que acontece a práxis, relação teoria-prática. O estudo detectou ainda que a atuação do psicopedagogo no estágio é importante para que este possa saber lidar com a criança e com a dificuldade diagnosticada durante o acompanhamento psicopedagógico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515
10.15628/holos.2019.5515
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.5515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2019); 1-13
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623243857920