A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515 |
Resumo: | A presente pesquisa teve o propósito de identificar de que forma a experiência do estágio supervisionado clínico contribui para a atuação do psicopedagogo, bem como relatar a experiência de estágio da psicopedagoga em formação. É importante mencionar que a psicopedagogia busca no contexto institucional e clínico entender como se dá o processo de aprendizagem humana e a partir de uma atuação eficiente do psicopedagogo com métodos adequados para detectar e superar as dificuldades e/ou bloqueios que são barreiras no desenvolvimento de aprendizagem dos aprendentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico respaldando-se em Chamat (2004; 2008), Pimenta (2012), Porto (2009; 2009), Sampaio (2009), Weiss (2008), um trabalho monográfico de Gonçalves (2007). A relevância desta pesquisa se deu a partir dos resultados em que pudemos constar que é no estágio supervisionado que o futuro profissional pode adquirir uma variedade de conhecimentos visto que é nesse momento que acontece a práxis, relação teoria-prática. O estudo detectou ainda que a atuação do psicopedagogo no estágio é importante para que este possa saber lidar com a criança e com a dificuldade diagnosticada durante o acompanhamento psicopedagógico. |
id |
IFRN-3_2d816b760070e87a79343db30bfdc751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5515 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGOEstágio supervisionadoPsicopedagogoAprendizagem.A presente pesquisa teve o propósito de identificar de que forma a experiência do estágio supervisionado clínico contribui para a atuação do psicopedagogo, bem como relatar a experiência de estágio da psicopedagoga em formação. É importante mencionar que a psicopedagogia busca no contexto institucional e clínico entender como se dá o processo de aprendizagem humana e a partir de uma atuação eficiente do psicopedagogo com métodos adequados para detectar e superar as dificuldades e/ou bloqueios que são barreiras no desenvolvimento de aprendizagem dos aprendentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico respaldando-se em Chamat (2004; 2008), Pimenta (2012), Porto (2009; 2009), Sampaio (2009), Weiss (2008), um trabalho monográfico de Gonçalves (2007). A relevância desta pesquisa se deu a partir dos resultados em que pudemos constar que é no estágio supervisionado que o futuro profissional pode adquirir uma variedade de conhecimentos visto que é nesse momento que acontece a práxis, relação teoria-prática. O estudo detectou ainda que a atuação do psicopedagogo no estágio é importante para que este possa saber lidar com a criança e com a dificuldade diagnosticada durante o acompanhamento psicopedagógico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/551510.15628/holos.2019.5515HOLOS; v. 6 (2019); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Rego, Maria do SocorroPontes, Magno Marcio de Lima2022-05-01T19:18:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5515Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO |
title |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO Almeida Rego, Maria do Socorro Estágio supervisionado Psicopedagogo Aprendizagem. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CLÍNICO PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO |
author |
Almeida Rego, Maria do Socorro |
author_facet |
Almeida Rego, Maria do Socorro Pontes, Magno Marcio de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Magno Marcio de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Rego, Maria do Socorro Pontes, Magno Marcio de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Psicopedagogo Aprendizagem. |
topic |
Estágio supervisionado Psicopedagogo Aprendizagem. |
description |
A presente pesquisa teve o propósito de identificar de que forma a experiência do estágio supervisionado clínico contribui para a atuação do psicopedagogo, bem como relatar a experiência de estágio da psicopedagoga em formação. É importante mencionar que a psicopedagogia busca no contexto institucional e clínico entender como se dá o processo de aprendizagem humana e a partir de uma atuação eficiente do psicopedagogo com métodos adequados para detectar e superar as dificuldades e/ou bloqueios que são barreiras no desenvolvimento de aprendizagem dos aprendentes. A pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico respaldando-se em Chamat (2004; 2008), Pimenta (2012), Porto (2009; 2009), Sampaio (2009), Weiss (2008), um trabalho monográfico de Gonçalves (2007). A relevância desta pesquisa se deu a partir dos resultados em que pudemos constar que é no estágio supervisionado que o futuro profissional pode adquirir uma variedade de conhecimentos visto que é nesse momento que acontece a práxis, relação teoria-prática. O estudo detectou ainda que a atuação do psicopedagogo no estágio é importante para que este possa saber lidar com a criança e com a dificuldade diagnosticada durante o acompanhamento psicopedagógico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515 10.15628/holos.2019.5515 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2019.5515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5515/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2019); 1-13 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623243857920 |