Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ana Lúcia Ovileira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Mifra Angélica Chaves da, Lima, José Evangelista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2097
Resumo: Discutimos sobre as barreiras e as possibilidades com discentes surdos no Ensino Superior na esteira da construção de um trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva relatar a experiência de uma educadora, uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais, de uma graduanda e um discente surdo do Curso de Pedagogia, Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN que, na esteira da construção de um trabalho de conclusão de curso percebem-se aprendentes, rompem obstáculos, quebram grilhões e partem para um trabalho em seu diálogo entre LIBRAS e Língua Portuguesa. Os autores que fundamentam são: Josso (2010); Mantoan (2006); Passeggi (2010); Sassaki (1997); Skliar (2005). Pensa o alcance do ponto de vista do caminho de minimização desses limites quanto aos sujeitos envolvidos, de alerta para os sujeitos acadêmicos ouvintes e surdos, do encolhimento das barreiras físicas, atitudinais, procedimentais e conceituais. Entende a via da aproximação, da escuta, da sensibilidade ao outro, da entrega como porta para a superação das barreiras.
id IFRN-3_3002731bf76cff3aacf7fee8dd8f866b
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2097
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com SurdoDiscutimos sobre as barreiras e as possibilidades com discentes surdos no Ensino Superior na esteira da construção de um trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva relatar a experiência de uma educadora, uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais, de uma graduanda e um discente surdo do Curso de Pedagogia, Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN que, na esteira da construção de um trabalho de conclusão de curso percebem-se aprendentes, rompem obstáculos, quebram grilhões e partem para um trabalho em seu diálogo entre LIBRAS e Língua Portuguesa. Os autores que fundamentam são: Josso (2010); Mantoan (2006); Passeggi (2010); Sassaki (1997); Skliar (2005). Pensa o alcance do ponto de vista do caminho de minimização desses limites quanto aos sujeitos envolvidos, de alerta para os sujeitos acadêmicos ouvintes e surdos, do encolhimento das barreiras físicas, atitudinais, procedimentais e conceituais. Entende a via da aproximação, da escuta, da sensibilidade ao outro, da entrega como porta para a superação das barreiras.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/209710.15628/holos.2014.2097HOLOS; v. 5 (2014); 121-1301807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2097/pdf_91Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Ana Lúcia OvileiraCosta, Mifra Angélica Chaves daLima, José Evangelista de2022-05-01T20:27:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2097Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:27:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
title Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
spellingShingle Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
Aguiar, Ana Lúcia Ovileira
title_short Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
title_full Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
title_fullStr Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
title_full_unstemmed Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
title_sort Memória da Dimensão (Auto)formativa na esteira da Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso com Surdo
author Aguiar, Ana Lúcia Ovileira
author_facet Aguiar, Ana Lúcia Ovileira
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Lima, José Evangelista de
author_role author
author2 Costa, Mifra Angélica Chaves da
Lima, José Evangelista de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ana Lúcia Ovileira
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Lima, José Evangelista de
description Discutimos sobre as barreiras e as possibilidades com discentes surdos no Ensino Superior na esteira da construção de um trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Objetiva relatar a experiência de uma educadora, uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais, de uma graduanda e um discente surdo do Curso de Pedagogia, Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN que, na esteira da construção de um trabalho de conclusão de curso percebem-se aprendentes, rompem obstáculos, quebram grilhões e partem para um trabalho em seu diálogo entre LIBRAS e Língua Portuguesa. Os autores que fundamentam são: Josso (2010); Mantoan (2006); Passeggi (2010); Sassaki (1997); Skliar (2005). Pensa o alcance do ponto de vista do caminho de minimização desses limites quanto aos sujeitos envolvidos, de alerta para os sujeitos acadêmicos ouvintes e surdos, do encolhimento das barreiras físicas, atitudinais, procedimentais e conceituais. Entende a via da aproximação, da escuta, da sensibilidade ao outro, da entrega como porta para a superação das barreiras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2097
10.15628/holos.2014.2097
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2097
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.2097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2097/pdf_91
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2014); 121-130
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620606689280