A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendonça, João Guilherme Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5933
Resumo: O ensino da língua portuguesa faz parte do currículo escolar regular e seu domínio estabelece uma relação com a sociedade, constituída pela maioria de ouvintes. Nesse ponto existe a preocupação da educação dos surdos, que estão concluído o ensino médio sem saber ler e/ou produzir na língua portuguesa. Essa problemática afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a língua portuguesa é sua segunda língua e LIBRAS sua língua materna. Esse conflito mostra que o aluno surdo é incluído nas escolas regulares, mas sem o direito a uma educação bilíngue, que dispõe o ensino e uso da LIBRAS nas aulas. Essa pesquisa de cunho bibliográfico tem como objetivo mostrar a eficácia da proposta bilíngue no processo de alfabetização dos surdos e proporcionar mais oportunidades e qualidade no processo educacional, uma vez que o oralismo e o bimodalismo/comunicação total não foram capazes de sanar a problemática quanto à alfabetização.
id IFRN-3_37064ae08924fb57245e778c7d7a8828
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5933
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/ROBilinguismoAlfabetizaçãoLibras.O ensino da língua portuguesa faz parte do currículo escolar regular e seu domínio estabelece uma relação com a sociedade, constituída pela maioria de ouvintes. Nesse ponto existe a preocupação da educação dos surdos, que estão concluído o ensino médio sem saber ler e/ou produzir na língua portuguesa. Essa problemática afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a língua portuguesa é sua segunda língua e LIBRAS sua língua materna. Esse conflito mostra que o aluno surdo é incluído nas escolas regulares, mas sem o direito a uma educação bilíngue, que dispõe o ensino e uso da LIBRAS nas aulas. Essa pesquisa de cunho bibliográfico tem como objetivo mostrar a eficácia da proposta bilíngue no processo de alfabetização dos surdos e proporcionar mais oportunidades e qualidade no processo educacional, uma vez que o oralismo e o bimodalismo/comunicação total não foram capazes de sanar a problemática quanto à alfabetização.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/593310.15628/holos.2019.5933HOLOS; v. 2 (2019); 1-231807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5933/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoret, Márcia Cristina Florêncio FernandesMendonça, João Guilherme Rodrigues2022-05-01T19:27:36Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5933Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:27:36Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO
title A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO
spellingShingle A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO
Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes
Bilinguismo
Alfabetização
Libras.
title_short A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO
title_full A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO
title_fullStr A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO
title_full_unstemmed A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO
title_sort A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO
author Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes
author_facet Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes
Mendonça, João Guilherme Rodrigues
author_role author
author2 Mendonça, João Guilherme Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes
Mendonça, João Guilherme Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Bilinguismo
Alfabetização
Libras.
topic Bilinguismo
Alfabetização
Libras.
description O ensino da língua portuguesa faz parte do currículo escolar regular e seu domínio estabelece uma relação com a sociedade, constituída pela maioria de ouvintes. Nesse ponto existe a preocupação da educação dos surdos, que estão concluído o ensino médio sem saber ler e/ou produzir na língua portuguesa. Essa problemática afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a língua portuguesa é sua segunda língua e LIBRAS sua língua materna. Esse conflito mostra que o aluno surdo é incluído nas escolas regulares, mas sem o direito a uma educação bilíngue, que dispõe o ensino e uso da LIBRAS nas aulas. Essa pesquisa de cunho bibliográfico tem como objetivo mostrar a eficácia da proposta bilíngue no processo de alfabetização dos surdos e proporcionar mais oportunidades e qualidade no processo educacional, uma vez que o oralismo e o bimodalismo/comunicação total não foram capazes de sanar a problemática quanto à alfabetização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5933
10.15628/holos.2019.5933
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5933
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.5933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5933/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2019); 1-23
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623645462528