USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria José de Holanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bakke, Olaf Andreas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5863
Resumo: A extração de vermiculita gera coprodutos que ficam depositados no entorno das mineradoras, gerando poluição visual, assoreamento de rios e reservatórios e prejuízos à qualidade das águas superficiais. Estes rejeitos têm atributos físicos e químicos que os qualificam para substituir o solo de baixio na composição do substrato para produção de mudas florestais. O seu uso significa a redução da sua deposição no ambiente, a produção de mudas que podem ser destinadas à revegetação de áreas degradadas e a preservação das áreas de baixio que seriam degradadas pela extração do solo. Este estudo avaliou a utilização do uso da mistura balanceada (1:1 v/v) dos coprodutos fino e ultrafino da extração da vermiculita (CP-vermiculita) na produção de mudas de faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl.) e determinou o nível necessário de adição de esterco bovino (EB) a esta mistura. O experimento foi conduzido de abril de 2013 a fevereiro de 2014 em ambiente telado, localizado no Viveiro Florestal da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal/Centro de Saúde e Tecnologia Rural/Universidade Federal de Campina Grande (UAEF/CSTR/UFCG), Patos – PB, Brasil, de acordo com um delineamento inteiramente casualizado (DIC) com seis tratamentos (CP-vermiculita com 0, 5, 10 e 20% de EB e solo de baixio com 0 e 33% de EB) e 5 repetições. Os CP-vermiculita podem ser usados na produção de mudas de faveleira quando enriquecido de 10 a 20% de EB, resultando em mudas com altura, diâmetro basal e poder de rebrota igual ou superior às produzidas com o substrato convencional (solo de baixio e esterco bovino). A utilização dos CP-vermiculita na produção de mudas de favela é viável, e implica na redução dos impactos ambientais causados pela deposição desses rejeitos no ambiente e pela retirada de solo de áreas de baixio normalmente utilizado para a produção de mudas. 
id IFRN-3_3f189fb3df73972fd1f27e02256bae97
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5863
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)áreas degradadasminériosubstratovermiculitaA extração de vermiculita gera coprodutos que ficam depositados no entorno das mineradoras, gerando poluição visual, assoreamento de rios e reservatórios e prejuízos à qualidade das águas superficiais. Estes rejeitos têm atributos físicos e químicos que os qualificam para substituir o solo de baixio na composição do substrato para produção de mudas florestais. O seu uso significa a redução da sua deposição no ambiente, a produção de mudas que podem ser destinadas à revegetação de áreas degradadas e a preservação das áreas de baixio que seriam degradadas pela extração do solo. Este estudo avaliou a utilização do uso da mistura balanceada (1:1 v/v) dos coprodutos fino e ultrafino da extração da vermiculita (CP-vermiculita) na produção de mudas de faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl.) e determinou o nível necessário de adição de esterco bovino (EB) a esta mistura. O experimento foi conduzido de abril de 2013 a fevereiro de 2014 em ambiente telado, localizado no Viveiro Florestal da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal/Centro de Saúde e Tecnologia Rural/Universidade Federal de Campina Grande (UAEF/CSTR/UFCG), Patos – PB, Brasil, de acordo com um delineamento inteiramente casualizado (DIC) com seis tratamentos (CP-vermiculita com 0, 5, 10 e 20% de EB e solo de baixio com 0 e 33% de EB) e 5 repetições. Os CP-vermiculita podem ser usados na produção de mudas de faveleira quando enriquecido de 10 a 20% de EB, resultando em mudas com altura, diâmetro basal e poder de rebrota igual ou superior às produzidas com o substrato convencional (solo de baixio e esterco bovino). A utilização dos CP-vermiculita na produção de mudas de favela é viável, e implica na redução dos impactos ambientais causados pela deposição desses rejeitos no ambiente e pela retirada de solo de áreas de baixio normalmente utilizado para a produção de mudas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/586310.15628/holos.2018.5863HOLOS; v. 3 (2018); 70-801807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5863/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Maria José de HolandaBakke, Olaf Andreas2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5863Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)
title USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)
spellingShingle USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)
Leite, Maria José de Holanda
áreas degradadas
minério
substrato
vermiculita
title_short USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)
title_full USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)
title_fullStr USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)
title_full_unstemmed USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)
title_sort USO DE COPRODUTOS DA EXTRAÇÃO DE VERMICULITA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE FAVELEIRA (Cnidoscolus quercifolius Pohl.)
author Leite, Maria José de Holanda
author_facet Leite, Maria José de Holanda
Bakke, Olaf Andreas
author_role author
author2 Bakke, Olaf Andreas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria José de Holanda
Bakke, Olaf Andreas
dc.subject.por.fl_str_mv áreas degradadas
minério
substrato
vermiculita
topic áreas degradadas
minério
substrato
vermiculita
description A extração de vermiculita gera coprodutos que ficam depositados no entorno das mineradoras, gerando poluição visual, assoreamento de rios e reservatórios e prejuízos à qualidade das águas superficiais. Estes rejeitos têm atributos físicos e químicos que os qualificam para substituir o solo de baixio na composição do substrato para produção de mudas florestais. O seu uso significa a redução da sua deposição no ambiente, a produção de mudas que podem ser destinadas à revegetação de áreas degradadas e a preservação das áreas de baixio que seriam degradadas pela extração do solo. Este estudo avaliou a utilização do uso da mistura balanceada (1:1 v/v) dos coprodutos fino e ultrafino da extração da vermiculita (CP-vermiculita) na produção de mudas de faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl.) e determinou o nível necessário de adição de esterco bovino (EB) a esta mistura. O experimento foi conduzido de abril de 2013 a fevereiro de 2014 em ambiente telado, localizado no Viveiro Florestal da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal/Centro de Saúde e Tecnologia Rural/Universidade Federal de Campina Grande (UAEF/CSTR/UFCG), Patos – PB, Brasil, de acordo com um delineamento inteiramente casualizado (DIC) com seis tratamentos (CP-vermiculita com 0, 5, 10 e 20% de EB e solo de baixio com 0 e 33% de EB) e 5 repetições. Os CP-vermiculita podem ser usados na produção de mudas de faveleira quando enriquecido de 10 a 20% de EB, resultando em mudas com altura, diâmetro basal e poder de rebrota igual ou superior às produzidas com o substrato convencional (solo de baixio e esterco bovino). A utilização dos CP-vermiculita na produção de mudas de favela é viável, e implica na redução dos impactos ambientais causados pela deposição desses rejeitos no ambiente e pela retirada de solo de áreas de baixio normalmente utilizado para a produção de mudas. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5863
10.15628/holos.2018.5863
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5863
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.5863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5863/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2018); 70-80
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623624491008