Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, José Beldson Elias
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Menor, Eldemar Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/424
Resumo: A depuração de chorume nas ETP’s (Estações de Tratamento de Percolados) de aterros sanitários, envolve volumes consideráveis e, geralmente, constatam-se deficiências de performance no seu tratamento. Os resultados das pesquisas voltadas para remediação das suas características tóxicas, que variam de aterro para aterro, vêm conduzindo a propostas em que esse poluente, seja como produto residual líquido ou como pasta adensada (lodo), é sempre descartado na Natureza. Na tese de doutorado em foco apresenta-se uma metodologia alternativa (georremediação aditivada, GAD) para melhorar substancialmente a degradação da matéria orgânica recalcitrante contida no chorume, associada a uma redução significativa nas concentrações de alguns metais pesados do efluente. No processo GAD, se emprega um blend industrial caulínico, ativado com cal hidratada, atuando como agente depurador, através da preparação de uma polpa com o chorume bruto. Essa nova metodologia, que pode ser adotada em escala operacional, permite a recuperação das frações residuais sólida e líquidas após a performance depuradora. Ambas as frações podem ser industrialmente aproveitadas e/ou adequadamente descartadas. A viabilidade operacional é também sustentada por um reduzido tempo de reação (máximo de 15 minutos) e baixos custos.
id IFRN-3_43c32b8c95cd7a2d37cc0d45ac423812
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/424
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)A depuração de chorume nas ETP’s (Estações de Tratamento de Percolados) de aterros sanitários, envolve volumes consideráveis e, geralmente, constatam-se deficiências de performance no seu tratamento. Os resultados das pesquisas voltadas para remediação das suas características tóxicas, que variam de aterro para aterro, vêm conduzindo a propostas em que esse poluente, seja como produto residual líquido ou como pasta adensada (lodo), é sempre descartado na Natureza. Na tese de doutorado em foco apresenta-se uma metodologia alternativa (georremediação aditivada, GAD) para melhorar substancialmente a degradação da matéria orgânica recalcitrante contida no chorume, associada a uma redução significativa nas concentrações de alguns metais pesados do efluente. No processo GAD, se emprega um blend industrial caulínico, ativado com cal hidratada, atuando como agente depurador, através da preparação de uma polpa com o chorume bruto. Essa nova metodologia, que pode ser adotada em escala operacional, permite a recuperação das frações residuais sólida e líquidas após a performance depuradora. Ambas as frações podem ser industrialmente aproveitadas e/ou adequadamente descartadas. A viabilidade operacional é também sustentada por um reduzido tempo de reação (máximo de 15 minutos) e baixos custos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2010-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/42410.15628/holos.2010.424HOLOS; v. 2 (2010); 42-511807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/424/323Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, José Beldson EliasMenor, Eldemar Albuquerque2022-05-01T20:47:16Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/424Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:47:16Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
title Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
spellingShingle Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
Ramos, José Beldson Elias
title_short Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
title_full Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
title_fullStr Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
title_full_unstemmed Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
title_sort Estudo da Viabilidade Técnica do Processo de Georremediação para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
author Ramos, José Beldson Elias
author_facet Ramos, José Beldson Elias
Menor, Eldemar Albuquerque
author_role author
author2 Menor, Eldemar Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, José Beldson Elias
Menor, Eldemar Albuquerque
description A depuração de chorume nas ETP’s (Estações de Tratamento de Percolados) de aterros sanitários, envolve volumes consideráveis e, geralmente, constatam-se deficiências de performance no seu tratamento. Os resultados das pesquisas voltadas para remediação das suas características tóxicas, que variam de aterro para aterro, vêm conduzindo a propostas em que esse poluente, seja como produto residual líquido ou como pasta adensada (lodo), é sempre descartado na Natureza. Na tese de doutorado em foco apresenta-se uma metodologia alternativa (georremediação aditivada, GAD) para melhorar substancialmente a degradação da matéria orgânica recalcitrante contida no chorume, associada a uma redução significativa nas concentrações de alguns metais pesados do efluente. No processo GAD, se emprega um blend industrial caulínico, ativado com cal hidratada, atuando como agente depurador, através da preparação de uma polpa com o chorume bruto. Essa nova metodologia, que pode ser adotada em escala operacional, permite a recuperação das frações residuais sólida e líquidas após a performance depuradora. Ambas as frações podem ser industrialmente aproveitadas e/ou adequadamente descartadas. A viabilidade operacional é também sustentada por um reduzido tempo de reação (máximo de 15 minutos) e baixos custos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/424
10.15628/holos.2010.424
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/424
identifier_str_mv 10.15628/holos.2010.424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/424/323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2010); 42-51
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1817341939847004160