PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483 |
Resumo: | A Matemática é essencial para o desenvolvimento básico e para formação de indivíduos, portanto, cabe uma preocupação específica quanto ao seu ensino a deficientes visuais. A adaptação ou desenvolvimento de materiais adequados, tem o objetivo de garantir equidade entre os estudantes. Sendo assim, é importante estimular a reflexão e difundir os estudos de novas tecnologias auxiliares no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. Esta pesquisa buscou reunir e sistematizar propostas dessa natureza, voltadas ao ensino de matemática. Foram identificados 138 trabalhos, sendo 46% considerados eficientes; 30% satisfatórios; 4% necessitam de melhorias; e 1% ineficientes. Quanto aos conteúdos, as maiores quantidades referem-se à Geometria e Aritmética. Com relação às metodologias, as mais adotadas foram: Materiais Manipulativos e Tecnologias Assistivas. O conteúdo sistematizado pode contribuir com a difusão do conhecimento, favorecendo um ensino de matemática mais igualitário aos deficientes visuais. |
id |
IFRN-3_44d4c39b61b8fa7df5a72cbf21c88091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/9483 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURAEnsinoMatemáticaDeficientes VisuaisRevisão SistemáticaA Matemática é essencial para o desenvolvimento básico e para formação de indivíduos, portanto, cabe uma preocupação específica quanto ao seu ensino a deficientes visuais. A adaptação ou desenvolvimento de materiais adequados, tem o objetivo de garantir equidade entre os estudantes. Sendo assim, é importante estimular a reflexão e difundir os estudos de novas tecnologias auxiliares no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. Esta pesquisa buscou reunir e sistematizar propostas dessa natureza, voltadas ao ensino de matemática. Foram identificados 138 trabalhos, sendo 46% considerados eficientes; 30% satisfatórios; 4% necessitam de melhorias; e 1% ineficientes. Quanto aos conteúdos, as maiores quantidades referem-se à Geometria e Aritmética. Com relação às metodologias, as mais adotadas foram: Materiais Manipulativos e Tecnologias Assistivas. O conteúdo sistematizado pode contribuir com a difusão do conhecimento, favorecendo um ensino de matemática mais igualitário aos deficientes visuais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/948310.15628/holos.2020.9483HOLOS; v. 8 (2020); 1-371807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares Barbosa, Francisco CleitonRodrigues de Medeiros, Elthon JohnRodrigues de Medeiros, Stella Reginade Medeiros Júnior, Raimundo Nonato2022-05-01T19:14:38Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9483Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:14:38Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA |
title |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA |
spellingShingle |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA Soares Barbosa, Francisco Cleiton Ensino Matemática Deficientes Visuais Revisão Sistemática |
title_short |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA |
title_full |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA |
title_fullStr |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA |
title_sort |
PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA |
author |
Soares Barbosa, Francisco Cleiton |
author_facet |
Soares Barbosa, Francisco Cleiton Rodrigues de Medeiros, Elthon John Rodrigues de Medeiros, Stella Regina de Medeiros Júnior, Raimundo Nonato |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues de Medeiros, Elthon John Rodrigues de Medeiros, Stella Regina de Medeiros Júnior, Raimundo Nonato |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares Barbosa, Francisco Cleiton Rodrigues de Medeiros, Elthon John Rodrigues de Medeiros, Stella Regina de Medeiros Júnior, Raimundo Nonato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Matemática Deficientes Visuais Revisão Sistemática |
topic |
Ensino Matemática Deficientes Visuais Revisão Sistemática |
description |
A Matemática é essencial para o desenvolvimento básico e para formação de indivíduos, portanto, cabe uma preocupação específica quanto ao seu ensino a deficientes visuais. A adaptação ou desenvolvimento de materiais adequados, tem o objetivo de garantir equidade entre os estudantes. Sendo assim, é importante estimular a reflexão e difundir os estudos de novas tecnologias auxiliares no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. Esta pesquisa buscou reunir e sistematizar propostas dessa natureza, voltadas ao ensino de matemática. Foram identificados 138 trabalhos, sendo 46% considerados eficientes; 30% satisfatórios; 4% necessitam de melhorias; e 1% ineficientes. Quanto aos conteúdos, as maiores quantidades referem-se à Geometria e Aritmética. Com relação às metodologias, as mais adotadas foram: Materiais Manipulativos e Tecnologias Assistivas. O conteúdo sistematizado pode contribuir com a difusão do conhecimento, favorecendo um ensino de matemática mais igualitário aos deficientes visuais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483 10.15628/holos.2020.9483 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.9483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2020); 1-37 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625127100416 |