PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Barbosa, Francisco Cleiton
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues de Medeiros, Elthon John, Rodrigues de Medeiros, Stella Regina, de Medeiros Júnior, Raimundo Nonato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483
Resumo: A Matemática é essencial para o desenvolvimento básico e para formação de indivíduos, portanto, cabe uma preocupação específica quanto ao seu ensino a deficientes visuais. A adaptação ou desenvolvimento de materiais adequados, tem o objetivo de garantir equidade entre os estudantes. Sendo assim, é importante estimular a reflexão e difundir os estudos de novas tecnologias auxiliares no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. Esta pesquisa buscou reunir e sistematizar propostas dessa natureza, voltadas ao ensino de matemática.  Foram identificados 138 trabalhos, sendo 46% considerados eficientes; 30% satisfatórios; 4% necessitam de melhorias; e 1% ineficientes. Quanto aos conteúdos, as maiores quantidades referem-se à Geometria e Aritmética. Com relação às metodologias, as mais adotadas foram: Materiais Manipulativos e Tecnologias Assistivas. O conteúdo sistematizado pode contribuir com a difusão do conhecimento, favorecendo um ensino de matemática mais igualitário aos deficientes visuais.
id IFRN-3_44d4c39b61b8fa7df5a72cbf21c88091
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/9483
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURAEnsinoMatemáticaDeficientes VisuaisRevisão SistemáticaA Matemática é essencial para o desenvolvimento básico e para formação de indivíduos, portanto, cabe uma preocupação específica quanto ao seu ensino a deficientes visuais. A adaptação ou desenvolvimento de materiais adequados, tem o objetivo de garantir equidade entre os estudantes. Sendo assim, é importante estimular a reflexão e difundir os estudos de novas tecnologias auxiliares no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. Esta pesquisa buscou reunir e sistematizar propostas dessa natureza, voltadas ao ensino de matemática.  Foram identificados 138 trabalhos, sendo 46% considerados eficientes; 30% satisfatórios; 4% necessitam de melhorias; e 1% ineficientes. Quanto aos conteúdos, as maiores quantidades referem-se à Geometria e Aritmética. Com relação às metodologias, as mais adotadas foram: Materiais Manipulativos e Tecnologias Assistivas. O conteúdo sistematizado pode contribuir com a difusão do conhecimento, favorecendo um ensino de matemática mais igualitário aos deficientes visuais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/948310.15628/holos.2020.9483HOLOS; v. 8 (2020); 1-371807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares Barbosa, Francisco CleitonRodrigues de Medeiros, Elthon JohnRodrigues de Medeiros, Stella Reginade Medeiros Júnior, Raimundo Nonato2022-05-01T19:14:38Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/9483Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:14:38Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
title PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
spellingShingle PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
Soares Barbosa, Francisco Cleiton
Ensino
Matemática
Deficientes Visuais
Revisão Sistemática
title_short PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
title_full PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
title_fullStr PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
title_full_unstemmed PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
title_sort PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA EXPLORATÓRIA DA LITERATURA
author Soares Barbosa, Francisco Cleiton
author_facet Soares Barbosa, Francisco Cleiton
Rodrigues de Medeiros, Elthon John
Rodrigues de Medeiros, Stella Regina
de Medeiros Júnior, Raimundo Nonato
author_role author
author2 Rodrigues de Medeiros, Elthon John
Rodrigues de Medeiros, Stella Regina
de Medeiros Júnior, Raimundo Nonato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Barbosa, Francisco Cleiton
Rodrigues de Medeiros, Elthon John
Rodrigues de Medeiros, Stella Regina
de Medeiros Júnior, Raimundo Nonato
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Matemática
Deficientes Visuais
Revisão Sistemática
topic Ensino
Matemática
Deficientes Visuais
Revisão Sistemática
description A Matemática é essencial para o desenvolvimento básico e para formação de indivíduos, portanto, cabe uma preocupação específica quanto ao seu ensino a deficientes visuais. A adaptação ou desenvolvimento de materiais adequados, tem o objetivo de garantir equidade entre os estudantes. Sendo assim, é importante estimular a reflexão e difundir os estudos de novas tecnologias auxiliares no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. Esta pesquisa buscou reunir e sistematizar propostas dessa natureza, voltadas ao ensino de matemática.  Foram identificados 138 trabalhos, sendo 46% considerados eficientes; 30% satisfatórios; 4% necessitam de melhorias; e 1% ineficientes. Quanto aos conteúdos, as maiores quantidades referem-se à Geometria e Aritmética. Com relação às metodologias, as mais adotadas foram: Materiais Manipulativos e Tecnologias Assistivas. O conteúdo sistematizado pode contribuir com a difusão do conhecimento, favorecendo um ensino de matemática mais igualitário aos deficientes visuais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483
10.15628/holos.2020.9483
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.9483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9483/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2020); 1-37
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625127100416