A PEDAGOGIA DA INDÚSTRIA E AS CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E A FORMAÇÃO HUMANA: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA E TÉCNICA DAS ESCOLAS DO SENAI-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominschek, Desiré Luciane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jacomeli, Mara Regina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13236
Resumo: O texto apresenta alguns resultados das análises da pesquisa de Pós-doutorado, que se propôs a investigar a relação pedagógica e didática desenvolvida nas escolas do SENAI-PR (1980 -1990). Em especial, o surgimento do SENAI no Brasil e no Estado do Paraná e seus objetivos quanto à formação do trabalhador da indústria. Nas primeiras cinco décadas de atuação das escolas do SENAI é que métodos tradicionais de ensino se consolidaram, juntamente com o atendimento da demanda do mercado de formação rápida do trabalhador. A análise teve como base a metodologia documental e bibliográfica, visto que o período do estágio de pós-doutorado se deu diretamente no momento pandêmico, o que restringiu a metodologia e utilização de entrevistas. Destacamos como fonte documental o impresso produzido pelos alunos da escola do SENAI de Curitiba-PR, e os relatórios departamentais do SENAI-DN localizados no Centro de Memória do sistema FIEP (Curitiba-PR) no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL – UNICAMP/SP).
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