Quantificação das Emissões de Gases Efeito Estufa – GEEs – Segundo Matriz Energética Diesel ou GNV no Transporte Público por Ônibus em NATAL–RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ricardo Teixeira Gregório
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Enilson Medeiros dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/271
Resumo: Dentre os contribuintes à poluição atmosférica mundial, o setor de transportes é responsável por considerável montante de emissões de gases poluentes. As emissões de gases poluentes causam uma gama de prejuízos sanitários, ambientais e, portanto, econômicos. Face à temática do aquecimento global e ao contexto do ganho de créditos de carbono via projetos tipo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), mostram-se favoráveis os estudos que possibilitem mitigar tais emissões e conseqüentes prejuízos. O presente estudo destina-se, primordialmente, a demonstrar a quantificação das emissões dos Gases Efeito Estufa – GEE’s expedidas pelo transporte público por ônibus da cidade de Natal-RN, no período de 2006 a 2008, tanto para a matriz energética atual, o Diesel, como para o GNV, no caso de hipotética substituição. Por conseguinte, visa a analisar a troca da matriz energética quanto à redução das externalidades e passivo ambiental gerado como conseqüência da atividade de transporte urbano, sendo o foco a temática ambiental. Os cálculos foram realizados tomando por base a metodologia explicitada pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC (The International Pannel for Climate Changes), na unidade de CO2eq. Os cálculos realizados indicam uma redução potencial das emissões em CO2eq de aproximadamente 49%, evidenciando que este fator deve ser considerado na avaliação mais global da viabilidade desta substituição.
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