CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Marks Brasil Duque, Thais
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schneider, Cláudio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1841
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma análise de um modelo para a caracterização do ensaio DWT completo, para a amostra de rejeito de jigagem de carvão de Criciúma, onde os valores de tn possam ser completamente substituídos por um parâmetro, gama, que descreve a distribuição granulométrica gerada nos ensaios para todos os tamanhos, além dos parâmetros A e b. Além disso, foram realizados dois ensaios padrões, um em Março e outro em Outubro de 2012, a fim de verificar a ocorrência de degradação com o tempo das amostras. O ensaio DWT mede a distribuição granulométrica gerada pelo impacto, em vários níveis de energia, de amostras de partículas com tamanhos definidos. Os resultados são subsequentemente reduzidos a dois parâmetros, A e b, característicos do material. O valor do produto A×b tem sido muito utilizado como um índice de tenacidade de rochas. Verificou-se que a amostra utilizada apresenta valor de A×b entre 80 e 90, sendo caracterizada como uma rocha friável, e que ocorreu degradação da amostra com o tempo, em virtude da variação do valor de A×b para o período estudado. O modelo proposto interpolou satisfatoriamente todas as distribuições geradas nos ensaios com um único valor do parâmetro gama para todos os tamanhos testados.
id IFRN-3_491e7d317bab815573f0fd2a27691c57
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1841
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWTNeste trabalho apresenta-se uma análise de um modelo para a caracterização do ensaio DWT completo, para a amostra de rejeito de jigagem de carvão de Criciúma, onde os valores de tn possam ser completamente substituídos por um parâmetro, gama, que descreve a distribuição granulométrica gerada nos ensaios para todos os tamanhos, além dos parâmetros A e b. Além disso, foram realizados dois ensaios padrões, um em Março e outro em Outubro de 2012, a fim de verificar a ocorrência de degradação com o tempo das amostras. O ensaio DWT mede a distribuição granulométrica gerada pelo impacto, em vários níveis de energia, de amostras de partículas com tamanhos definidos. Os resultados são subsequentemente reduzidos a dois parâmetros, A e b, característicos do material. O valor do produto A×b tem sido muito utilizado como um índice de tenacidade de rochas. Verificou-se que a amostra utilizada apresenta valor de A×b entre 80 e 90, sendo caracterizada como uma rocha friável, e que ocorreu degradação da amostra com o tempo, em virtude da variação do valor de A×b para o período estudado. O modelo proposto interpolou satisfatoriamente todas as distribuições geradas nos ensaios com um único valor do parâmetro gama para todos os tamanhos testados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/184110.15628/holos.2014.1841HOLOS; v. 3 (2014); 386-3921807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1841/pdf_44Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Marks Brasil Duque, ThaisSchneider, Cláudio Luiz2022-05-01T20:33:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1841Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:33:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT
title CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT
Ferreira Marks Brasil Duque, Thais
title_short CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT
title_full CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT
title_sort CARACTERIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE UMA ROCHA UTILIZANDO O DWT
author Ferreira Marks Brasil Duque, Thais
author_facet Ferreira Marks Brasil Duque, Thais
Schneider, Cláudio Luiz
author_role author
author2 Schneider, Cláudio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Marks Brasil Duque, Thais
Schneider, Cláudio Luiz
description Neste trabalho apresenta-se uma análise de um modelo para a caracterização do ensaio DWT completo, para a amostra de rejeito de jigagem de carvão de Criciúma, onde os valores de tn possam ser completamente substituídos por um parâmetro, gama, que descreve a distribuição granulométrica gerada nos ensaios para todos os tamanhos, além dos parâmetros A e b. Além disso, foram realizados dois ensaios padrões, um em Março e outro em Outubro de 2012, a fim de verificar a ocorrência de degradação com o tempo das amostras. O ensaio DWT mede a distribuição granulométrica gerada pelo impacto, em vários níveis de energia, de amostras de partículas com tamanhos definidos. Os resultados são subsequentemente reduzidos a dois parâmetros, A e b, característicos do material. O valor do produto A×b tem sido muito utilizado como um índice de tenacidade de rochas. Verificou-se que a amostra utilizada apresenta valor de A×b entre 80 e 90, sendo caracterizada como uma rocha friável, e que ocorreu degradação da amostra com o tempo, em virtude da variação do valor de A×b para o período estudado. O modelo proposto interpolou satisfatoriamente todas as distribuições geradas nos ensaios com um único valor do parâmetro gama para todos os tamanhos testados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1841
10.15628/holos.2014.1841
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1841
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.1841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1841/pdf_44
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2014); 386-392
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620214521856