EDITORIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, José Yvan Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moura, Dante Henrique, Medeiros Neta, Olívia Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3279
Resumo: Editorial O quarto volume da HOLOS nasce como estratégia do VII Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizado em Salvador, em 2014. O referido evento tinha entre um dos seus pontos de pauta o financiamento para os periódicos da área de educação.Este periódico submeteu uma proposta para a publicação de um número especial constituindo-se em um dossiê com o tema Educação e Juventude. O Edital de âmbito nacional que regulamentou o Concurso nº 001/2014 – FUNAPE/UFG/MEC/SECADI é decorrente de convênio firmado entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, a Universidade Federal de Goiás e a Fundação de Apoio a Pesquisa, em parceria com a ANPEd,  cuja meta 2 é “Apoiar pesquisadores e docentes que tenham como foco de estudos e trabalho as temáticas relacionadas à educação como direito de todos e o enfrentamento às desigualdades”, sendo a Ação 2.1 – “Premiação de Periódicos Qualis B2, B3 e B4 da área de Educação, por meio da publicação de dossiês temáticos em 2014 e 2015”.As discussões desenvolvidas nos artigos que constituem o dossiê não restringem o conceito de juventude ao critério etário, nem a um determinado grupo homogêneo, posto que este conceito assume especificidades em contextos históricos, sociais, econômicos e culturais distintos. Por isso, não se pode discutir a relação entre educação e juventude no nosso país de forma genérica, sem considerar as várias juventudes. Desse modo, os artigos discutem as diversas configurações da educação escolar às quais têm acesso os jovens da classe trabalhadora, abordando-se o tema a partir da educação básica e suas modalidades, especialmente a EJA e a educação profissional. O dossiê foi organizado em três blocos temáticos. O primeiro, constituído por quatro artigos, está voltado para discussões específicas sobre a condição juvenil. As análises estão centradas em categorias como identidades, representações, cultura e violência.Os quatro artigos que constituem o segundo bloco discutem práticas pedagógicas voltadas para a integração curricular entre a educação básica e a educação profissional em cursos destinados aos jovens e adultos, tendo como referência a noção de formação humana integral.O último bloco reúne artigos que tratam das políticas públicas educacionais destinadas às juventudes pertencentes aos segmentos mais populares da classe trabalhadora. Os artigos discutem questões como desistência, permanência, experiências educacionais desenvolvidas em espaço prisional, entre outras.Este volume é publicado enquanto uma das atividades do “III Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional”, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, realizado em Natal-RN.Agradecemos aos membros do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) no âmbito da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) pelo acolhimento, estratégias para a difusão e disposição para a criação de política para fomento dos periódicos. Em particular, à Martha Araújo (UFRN), Ivanilde Oliveira (UEPA) e Lélia Moraes (UFMA).  Reforçarmos nosso reconhecimento aos autores por escolherem este veículo para a difusão das contribuições acadêmicas, aos avaliadores pela disponibilidade da revisão dos manuscritos e aos membros do conselho editorial pela manutenção do equilíbrio do periódico.Enfim, compartilhamos a alegria de semear aos leitores o dossiê Educação e Juventude! À leitura, Natal, 04 de agosto de 2015. José Yvan Pereira LeiteDante Henrique MouraOlivia Morais de Medeiros Neta
id IFRN-3_4b1bb4f0e1791bd740508b117c49dffc
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3279
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EDITORIALEducaçãoEducação ProfissionalJuventudeEJAEditorial O quarto volume da HOLOS nasce como estratégia do VII Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizado em Salvador, em 2014. O referido evento tinha entre um dos seus pontos de pauta o financiamento para os periódicos da área de educação.Este periódico submeteu uma proposta para a publicação de um número especial constituindo-se em um dossiê com o tema Educação e Juventude. O Edital de âmbito nacional que regulamentou o Concurso nº 001/2014 – FUNAPE/UFG/MEC/SECADI é decorrente de convênio firmado entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, a Universidade Federal de Goiás e a Fundação de Apoio a Pesquisa, em parceria com a ANPEd,  cuja meta 2 é “Apoiar pesquisadores e docentes que tenham como foco de estudos e trabalho as temáticas relacionadas à educação como direito de todos e o enfrentamento às desigualdades”, sendo a Ação 2.1 – “Premiação de Periódicos Qualis B2, B3 e B4 da área de Educação, por meio da publicação de dossiês temáticos em 2014 e 2015”.As discussões desenvolvidas nos artigos que constituem o dossiê não restringem o conceito de juventude ao critério etário, nem a um determinado grupo homogêneo, posto que este conceito assume especificidades em contextos históricos, sociais, econômicos e culturais distintos. Por isso, não se pode discutir a relação entre educação e juventude no nosso país de forma genérica, sem considerar as várias juventudes. Desse modo, os artigos discutem as diversas configurações da educação escolar às quais têm acesso os jovens da classe trabalhadora, abordando-se o tema a partir da educação básica e suas modalidades, especialmente a EJA e a educação profissional. O dossiê foi organizado em três blocos temáticos. O primeiro, constituído por quatro artigos, está voltado para discussões específicas sobre a condição juvenil. As análises estão centradas em categorias como identidades, representações, cultura e violência.Os quatro artigos que constituem o segundo bloco discutem práticas pedagógicas voltadas para a integração curricular entre a educação básica e a educação profissional em cursos destinados aos jovens e adultos, tendo como referência a noção de formação humana integral.O último bloco reúne artigos que tratam das políticas públicas educacionais destinadas às juventudes pertencentes aos segmentos mais populares da classe trabalhadora. Os artigos discutem questões como desistência, permanência, experiências educacionais desenvolvidas em espaço prisional, entre outras.Este volume é publicado enquanto uma das atividades do “III Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional”, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, realizado em Natal-RN.Agradecemos aos membros do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) no âmbito da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) pelo acolhimento, estratégias para a difusão e disposição para a criação de política para fomento dos periódicos. Em particular, à Martha Araújo (UFRN), Ivanilde Oliveira (UEPA) e Lélia Moraes (UFMA).  Reforçarmos nosso reconhecimento aos autores por escolherem este veículo para a difusão das contribuições acadêmicas, aos avaliadores pela disponibilidade da revisão dos manuscritos e aos membros do conselho editorial pela manutenção do equilíbrio do periódico.Enfim, compartilhamos a alegria de semear aos leitores o dossiê Educação e Juventude! À leitura, Natal, 04 de agosto de 2015. José Yvan Pereira LeiteDante Henrique MouraOlivia Morais de Medeiros NetaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Não Avaliado por Paresapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/327910.15628/holos.2015.3279HOLOS; v. 4 (2015): Edição Especial - Dossiê Educação e Juventude; 1-21807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3279/1135Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, José Yvan PereiraMoura, Dante HenriqueMedeiros Neta, Olívia Morais de2022-05-01T20:25:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3279Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDITORIAL
title EDITORIAL
spellingShingle EDITORIAL
Leite, José Yvan Pereira
Educação
Educação Profissional
Juventude
EJA
title_short EDITORIAL
title_full EDITORIAL
title_fullStr EDITORIAL
title_full_unstemmed EDITORIAL
title_sort EDITORIAL
author Leite, José Yvan Pereira
author_facet Leite, José Yvan Pereira
Moura, Dante Henrique
Medeiros Neta, Olívia Morais de
author_role author
author2 Moura, Dante Henrique
Medeiros Neta, Olívia Morais de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, José Yvan Pereira
Moura, Dante Henrique
Medeiros Neta, Olívia Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Profissional
Juventude
EJA
topic Educação
Educação Profissional
Juventude
EJA
description Editorial O quarto volume da HOLOS nasce como estratégia do VII Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizado em Salvador, em 2014. O referido evento tinha entre um dos seus pontos de pauta o financiamento para os periódicos da área de educação.Este periódico submeteu uma proposta para a publicação de um número especial constituindo-se em um dossiê com o tema Educação e Juventude. O Edital de âmbito nacional que regulamentou o Concurso nº 001/2014 – FUNAPE/UFG/MEC/SECADI é decorrente de convênio firmado entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, a Universidade Federal de Goiás e a Fundação de Apoio a Pesquisa, em parceria com a ANPEd,  cuja meta 2 é “Apoiar pesquisadores e docentes que tenham como foco de estudos e trabalho as temáticas relacionadas à educação como direito de todos e o enfrentamento às desigualdades”, sendo a Ação 2.1 – “Premiação de Periódicos Qualis B2, B3 e B4 da área de Educação, por meio da publicação de dossiês temáticos em 2014 e 2015”.As discussões desenvolvidas nos artigos que constituem o dossiê não restringem o conceito de juventude ao critério etário, nem a um determinado grupo homogêneo, posto que este conceito assume especificidades em contextos históricos, sociais, econômicos e culturais distintos. Por isso, não se pode discutir a relação entre educação e juventude no nosso país de forma genérica, sem considerar as várias juventudes. Desse modo, os artigos discutem as diversas configurações da educação escolar às quais têm acesso os jovens da classe trabalhadora, abordando-se o tema a partir da educação básica e suas modalidades, especialmente a EJA e a educação profissional. O dossiê foi organizado em três blocos temáticos. O primeiro, constituído por quatro artigos, está voltado para discussões específicas sobre a condição juvenil. As análises estão centradas em categorias como identidades, representações, cultura e violência.Os quatro artigos que constituem o segundo bloco discutem práticas pedagógicas voltadas para a integração curricular entre a educação básica e a educação profissional em cursos destinados aos jovens e adultos, tendo como referência a noção de formação humana integral.O último bloco reúne artigos que tratam das políticas públicas educacionais destinadas às juventudes pertencentes aos segmentos mais populares da classe trabalhadora. Os artigos discutem questões como desistência, permanência, experiências educacionais desenvolvidas em espaço prisional, entre outras.Este volume é publicado enquanto uma das atividades do “III Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional”, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, realizado em Natal-RN.Agradecemos aos membros do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) no âmbito da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) pelo acolhimento, estratégias para a difusão e disposição para a criação de política para fomento dos periódicos. Em particular, à Martha Araújo (UFRN), Ivanilde Oliveira (UEPA) e Lélia Moraes (UFMA).  Reforçarmos nosso reconhecimento aos autores por escolherem este veículo para a difusão das contribuições acadêmicas, aos avaliadores pela disponibilidade da revisão dos manuscritos e aos membros do conselho editorial pela manutenção do equilíbrio do periódico.Enfim, compartilhamos a alegria de semear aos leitores o dossiê Educação e Juventude! À leitura, Natal, 04 de agosto de 2015. José Yvan Pereira LeiteDante Henrique MouraOlivia Morais de Medeiros Neta
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Não Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3279
10.15628/holos.2015.3279
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3279
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.3279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3279/1135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2015): Edição Especial - Dossiê Educação e Juventude; 1-2
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621473861632